A economia circular nada mais é do que um modelo de produção e consumo que envolve a reutilização, reparação, renovação e reciclagem de produtos, ao invés de simplesmente descartá-los. Dessa maneira, o ciclo de vida dos bens de consumo é aumentado, diminuindo a quantidade de resíduos e passando a utilizar recursos naturais com mais consciência, preservando o meio ambiente.
A economia circular está presente em diversos setores, desde a compra
e venda de roupas em brechós até a utilização de embalagens retornáveis, por
exemplo. Pensando em ajudar quem deseja começar a inserir esse tipo de economia
na rotina, o Instituto
Devolver, organização sem fins lucrativos que
apoia mais de 22 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
social, lista os 4 principais benefícios dessa iniciativa. Acompanhe:
Redução de custos
Este é,
sem dúvidas, o fator principal para as empresas, que normalmente gastam altos
valores para enviar resíduos aos aterros - com a utilização da economia
circular, é possível reduzir este custo. Além disso, o consumidor também
consegue economizar quando compra produtos reutilizados e/ou reciclados, já que
costumam ser mais baratos e com a mesma qualidade.
Menor emissão de gases do efeito estufa
O aumento
de gases de efeito estufa na atmosfera, devido às atividades humanas ligadas à
indústria, agropecuária e desmatamento, e o crescimento do uso dos transportes
são os principais causadores do aquecimento global. Ao colocar em prática a
economia circular, é possível diminuir a emissão de gases do efeito estufa, já
que será reduzida a quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários.
Valorização da marca
As empresas
que colocam em prática a economia circular conseguem ter uma valorização
institucional da sua marca, atraindo investidores e consumidores que prezam
pela consciência ambiental.
Desenvolvimento Econômico Sustentável
Com a
redução de extração de recursos naturais, é possível ter um desenvolvimento
econômico mais sustentável e que, ao mesmo tempo, gere novos modelos de
negócio, com mais oportunidades, competitividade e geração de empregos. Isso é
feito, por exemplo, quando grandes empresas criam novos produtos e tecnologias,
como rações feitas a partir de restos de crustáceos e amaciantes produzidos com
resíduos das indústrias de cosméticos.
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