Pesquisar no Blog

terça-feira, 24 de maio de 2022

Os sinais de que a tireoide não vai bem

Especialista lista alguns pontos a serem observados

25/05 – Dia Internacional da Tireoide

 

Você sabe quais são os sinais que podem indicar que algo está errado com a sua tireoide? A tireoide é a glândula responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Ela tem a forma de borboleta e fica localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão. 

 

Quando a tireoide se encontra alterada, ela pode funcionar de forma exagerada (hipertireoidismo) ou mais lentamente (hipotireoidismo).

 

Os hormônios produzidos pela tireoide são responsáveis pela função do coração, cérebro, fígado e rins e interfere no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional.

 

Abaixo, a endocrinologista Lorena Lima Amato lista os principais sinais de que pode levar à desconfiança de que a tireoide não está em seu pleno funcionamento:


·        Aumento ou perda de peso

·        Alterações de humor

·        Sonolência, cansaço e dores musculares

·        Queda de cabelo e pele seca

·        Dificuldade de concentração e esquecimento

 

“A tireoide é importante por diversas funções vitais do nosso organismo e, por isso, deve-se fazer o check-up anualmente quando são realizados exames clínicos e de sangue, eventualmente também sendo incluídas dosagens dos hormônios TSH e T4 livre. O médico avaliará se há indicação para ultrassonografia, exame esse que pode detectar nódulos”, explica Dra. Lorena.

 

 

Dra. Lorena Lima Amato - A especialista é endocrinologista e doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com título da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM) e endocrinopediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria. 

https://endocrino.pro/

www.amato.com.br

https://www.instagram.com/dra.lorenaendocrino/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados