Pesquisar no Blog

terça-feira, 24 de maio de 2022

Gripe ou resfriado? Como saber se estou com uma coisa ou outra?

Infectologista explica a diferença entre gripes e resfriados e como identificar os principais sintomas das duas condições.

 

Com a queda das temperaturas e a chegada do inverno, só se fala em uma coisa: gripes e resfriados. Entre campanhas de vacinação e sintomas que surgem da noite para o dia, é fato que essa época do ano exige muito da nossa imunidade. 

No entanto, muitas vezes tratamos resfriados e gripes como se fossem a mesma coisa - apesar de a pandemia de coronavírus mostrar que não é bem assim! Vamos entender, então, a diferença entre os dois? 

"A principal e mais importante diferença é que o resfriado é causado por uma série de vírus respiratórios que causam apenas uma infecção leve e que não gera complicações graves para a saúde", explica a Dra. Aline Scarabelli, infectologista e consultora médica do Labi Exames. 

Por outro lado, a gripe é causada pelo vírus Influenza e constitui uma infecção respiratória que pode evoluir para um quadro grave que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é responsável por até 650 mil mortes por ano. É por isso que as gripes entram no ciclo vacinal e os resfriados não.

 

Quais os principais sintomas de gripes e resfriados? 

Falar sobre nomes de vírus pode ser interessante, mas não mostra na prática quais são as diferenças entre as duas doenças. Por isso, fique atento: a Dra. Aline apontou, abaixo, os principais sintomas de cada um. 

Sintomas da gripe: 

  • Febre alta e persistente
  • Fraqueza e cansaço
  • Tosse e dor de garganta
  • Dores no corpo e de cabeça
  • Coriza e congestão nasal

Normalmente, uma gripe dura até 8 dias e pode evoluir para uma pneumonia ou uma infecção respiratória grave. Além de medicamentos que tratam a sintomatologia, o principal tratamento de prevenção contra a gripe é a vacinação.

 

Sintomas do resfriado: 

  • Sem febre ou febre baixa
  • Leve indisposição
  • Tosse e dor de garganta
  • Coriza e congestão nasal

Por serem mais leves, os resfriados costumam durar um tempo menor: até 5 dias. Além disso, se não tratados corretamente podem evoluir para sinusites, bronquites ou otites - por isso, usa-se analgésicos, antitérmicos e lavagem nasal frequente no cuidado com a doença. 

Mesmo com essas diferenças, uma coisa é certa: ninguém gosta de ficar doente! Por isso, o melhor a fazer é vacinar-se anualmente contra a Influenza e manter bons hábitos de vida, como uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, para manter a imunidade alta e evitar pegar uma dessas doenças, seja gripe ou resfriado.

 

LABI EXAMES


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados