Desde pequenos, ainda criança, descobrimos o quão importante é o valor de pertencer a algo ou a alguém. Aprendemos o que nos faz sentir acolhidos em casa, pertencentes a uma tribo, a uma família, a um povoado. Ou seja, é um sentimento de pertencimento, de proximidade. É primitivo este sentimento que não se atualiza mesmo com o mundo digital, a inteligência artificial e toda a tecnologia do mundo moderno. O sentir é humano, o sentir determina as nossas ações. E nossas ações é que trarão os nossos resultados.
Desses
atos e resultados surge a busca pelo reconhecimento. E isso acontece em todos
os campos: em casa, na escola e no trabalho, neste último, ainda mais. Pois, o
reconhecimento é algo que todos nós, nos mais variados cargos, setores e
idades, buscamos, queremos e desejos. E esse reconhecimento transcende o
retorno financeiro, ele é o nosso pagamento emocional, é o sentir, é o
pertencer que nos traz a mensagem de que somos úteis, produtivos. Quem nunca
ficou feliz, alegre e contente de ouvir um parabéns, um obrigado ou mesmo um
elogio pelo seu trabalho, pela sua atitude, por algo de diferente que foi
feito, por mais simples que seja? Esse sentir não tem palavras para explicar.
De
acordo com um estudo realizado, foram elencados os cinco principais motivos de
pedido de demissão de um funcionário. O primeiro dentre eles foi a Falta de
Reconhecimento. Um sentimento de não valorização, de rejeição, que traz uma
desmotivação que gradativamente reflete na improdutividade e tristeza em não
estar atendendo às expectativas da empresa, da equipe, da chefia.
Mas
é sempre bom ter em mente que ninguém atenderá a todas as expectativas
da empresa e a empresa também não atenderá todas as expectativas dos
colaboradores. Neste caso, é necessário ter um equilíbrio entre esses dois
atores, um olhar maduro e racional de como ajustar as expectativas, mas
principalmente o porquê de tudo isso.
Os
sentimentos permeiam o DNA das empresas e a sua construção de valores ao longo
dos anos. E o mais interessante é que isso não é visível, ou mesmo mensurável
em um dashboard, em um sistema, contudo o olhar para o quanto isso faz a
diferença na construção de um time forte e determinado é a chave para a mudança
desse processo.
Criar
o senso de pertencimento de alguém é dar ferramentas para que este alguém
extraia o seu melhor, para desempenhar o seu papel dentro da empresa. Assim,
ele poderá entregar com excelência e alinhamento mediante o propósito da
empresa, com o objetivo e metas estabelecidas para atingimento de resultados
exponenciais. Empresas com este mindset inovador e disruptivo, atraem e retêm
pessoas que levam a marca da empresa no peito, porque conectam tais pessoas com
o propósito da marca.
De
acordo com uma pesquisa feita pelo Pew Research Center, os jovens entre 18 e 34
anos trabalham para propósitos, não pelos salários. Olha que interessante!
Novamente, aqui, falamos de sentir, de pertencer. Este sentimento de realizar
tarefas, entender o porquê e sentir este pertencimento, tem mais peso do que o
salário financeiro. Hoje, mais do que nunca, as pessoas externam e experenciam
o salário emocional que vem do reconhecimento, do pertencimento, do acolhimento
dos funcionários, da chefia, da empresa em geral.
Nem
tudo é lindo. Tem colaborador que não coopera, não traz produtividade, aquele
que tudo reclama, vê problema em tudo, acaba se comprometendo e comprometendo e
todos ao seu redor. Mas isso faz parte do desafio das lideranças em
identificar, orientar, treinar e entender os espaços abertos que o colaborador
tem para o novo. Porém, o contrário também acontece, líderes que mandam, com
egos inflados, com um narcisismo alto e que acabam desmotivando o time e daí o
desandar dos negócios fica ainda maior
Diante
de tantos desafios, pessoas estão presentes em todos os lugares e processos.
Assim, nos cabe entender, gerarmos empatia, reconhecer, orientar e não tirar o
foco obstinado dos resultados de crescer para contribuirmos ainda mais. Meu
time não é o perfeito, passa longe de ser o melhor, está muito aquém ainda do
que eu almejo ainda ter, mas é com ele, nas suas mais variadas imperfeições e
diversidade, que unidos em um único propósito vencemos mês a mês, meta a meta,
ano pós ano.
Para
finalizar, deixo aqui uma reflexão citada pela empresária norte-americana Oprah
Winfrey: “Se você olhar para o que tem na vida, sempre terá mais. Se você olhar
para o que não tem na vida, nunca terá o suficiente”.
Shirley Fernandes - sócia-diretora Comercial da
N1 IT Stefanini.
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