Pesquisar no Blog

sábado, 21 de maio de 2022

Metrô de São Paulo recebe exposições sobre Museu do Ipiranga e história da cidade

As estações Sé, Luz e República trarão acervo com cartões-postais da cidade e curiosidades sobre o projeto de restauro do monumento, que tem patrocínio da farmacêutica EMS

 

Há poucos meses do Bicentenário da Independência e de ser reaberto ao público, o Museu do Ipiranga inaugura – nesta sexta-feira (20) – três exposições no Metrô de São Paulo que exploram desde a história e formação da cidade paulistana até o acervo do monumento, como o famoso quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo. As mostras gratuitas, com conteúdos diferentes entre si, permanecerão em cartaz até o dia 19 de junho nas estações Sé, Luz e República, como parte da programação da Linha da Cultura do Metrô. A inspiração para o projeto expositivo teve origem no processo de restauro e ampliação do Museu, que conta com o patrocínio do laboratório farmacêutico EMS.

 

“Enquanto o público aguarda a reabertura do Museu do Ipiranga, em 07 de setembro, poderá ter uma prévia de informações sobre o processo de revitalização e mergulhará na história da cidade de São Paulo. Nós, da EMS, estamos orgulhosos em poder fazer parte do projeto que devolverá aos brasileiros um patrimônio cultural e símbolo da nossa Independência e, além disso, felizes em ajudar a divulgar iniciativas como essa, no Metrô, que trazem arte e entretenimento à população”, destaca Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS.

 

O horário de visitação acompanha o de funcionamento das estações e as temáticas abordam em imagens, vídeos e textos os cartões-postais da cidade, quadros retratando cenas históricas e informações sobre a revitalização e os novos espaços do museu. Na Estação Sé, da Linha 3 – Vermelha, o público se depara com o atual projeto de ampliação, que dará condições para o Museu do Ipiranga receber 12 exposições em 49 salas expositivas, além de mirante, loja, café e auditório para 200 pessoas. O visitante também terá acesso a imagens antigas e atuais do Edifício-Monumento e de achados arqueológicos do canteiro de obras.

 

A Estação República, da Linha 3 – Vermelha, recebe a exposição “A Independência do Brasil na tela: imaginando o grito do Ipiranga”, em que o público é convidado a pensar sobre a imagem mais icônica retratada no quadro “Independência ou Morte”. Serão apresentados o esboço desta arte, o contexto histórico de sua produção e a polêmica em torno da obra. Já a Estação Luz, da Linha 1 – Azul, abrigará a exposição “São Paulo – Território em Construção”, um mergulho nas paisagens da cidade desde o fim do século 19. Com imagens de grandes nomes da fotografia brasileira, o passeio inclui as transformações de diversos cartões-postais, como a Avenida Paulista, Pátio do Colégio, Avenida 9 de Julho, entre outros.

 

EMS: compromisso com a cultura

 

A EMS acredita na arte brasileira, investindo em projetos culturais diversos, como literatura, teatro, música, museus, fotografia, exposições temáticas e concertos nacionais e internacionais. É parceira do Museu do Futebol pelo terceiro ano consecutivo e apoiadora do Museu do Amanhã desde 2021. Também em 2021, foi patrocinadora do Museu Judaico. Desde 2019, a farmacêutica vem patrocinando o projeto de revitalização e reinauguração do Museu do Ipiranga e, desde 2013, é apoiadora do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. A empresa ainda patrocinou, em 2021, a edição online da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, reunindo conteúdos de artes visuais, arquitetura, design, literatura e cinema, em uma parceria com o Museu Oscar Niemeyer. No mesmo ano, apoiou a exposição temporária Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa, realizada pelo Museu do Futebol em comemoração aos 150 anos da posição de goleiro e celebrando os 100 anos que Moacyr Barbosa completaria em 2021.


Serviço

De 20 de maio a 19 de junho

Novo Museu do Ipiranga

Estação Sé, Linha 3 – Vermelha do Metrô

Diariamente, das 4h40 à 0h

Curadoria: Paulo César Garcez Marins

 

São Paulo – Território em Construção

Estação Luz, Linha 1 – Azul do Metrô

Diariamente, das 4h40 à 0h

Curadoria: Solange Ferraz de Lima

A Independência do Brasil na tela: imaginando o grito do Ipiranga

Estação República, Linha 3 – Vermelha do Metrô

Diariamente, das 4h40 à 0h

Curadoria: Solange Ferraz de Lima

Apoio: Linha da Cultura do Metrô de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados