O Brasil, atuamente, possui mais de 930 mil E-commerces. Em 2020, com mais de 300 milhões de pedidos, o E-commerce conquistou seu lugar ao sol no coração do brasileiro. Grande parte destas compras virtuais ocorreram por conta da quarentena. No primeiro trimestre de 2021 as vendas cresceram 57,5% em relação ao mesmo período de 202 e os gastos aumentaram 9,4% do ticket médio.
Tudo isso serve para mostrar que contra dados não
há argumentos. Contudo, essa galinha dos ovos de ouro pode se tornar um
pesadelo. Apesar da oportunidade de vendas, a loja virtual precisa atrair seus
clientes. É como se fosse uma rua na 25 de março com todo mundo gritando
"compre aqui"! Só que com o aumento a possibilidade de compra, o
cliente se tornou mais exigente. Quer mais facilidade, quer mais confiança.
Onde ver isso? A
Agência de SEO Hedgehog Digital anualmente, desde o começo da pandemia, realiza
a State Of Search Brasil . Uma pesquisa realizada com consumidores
brasileiros para entender como eles compram.
25% dos entrevistados compram mais por smartphone.
Eletrodomésticos, alimentação e moda são os ítens mais comprados e os
Marketplaces ganharam ainda mais visibilidade.
Neste cenário, o marketing digital, principalmente
o SEO (Search Engine Optimization) pode ser um diferencial para quem quer
sobressair à concorrência. Além disso, pode ser a chance de um pequeno
E-commerce brigar diretamente com grandes players. Sim, é possível. Para Felipe
Bazon, C.S.O da Hedgehog Digital "com um trabalho de SEO bem feito eu já
consegui que um E-commerce com poucos produtos estivesse à frente de marcas
multinacionais". O SEO expõe o valor de um produto e ajuda o cliente a
comprar com facilidade. O pulo do gato para as vendas é o SEO. As redes
sociais, email... ajudam a trazer o usuário ao site. Mas, para comprar e querer
voltar a comprar ele precisa ter uma boa experiência. Além disso, o
posicionamento no Google é imprescíndivel para o aumento de tráfego. Quanto melhor
posicionado, mais chances de tráfego.'Afirma Bazon.
O desafio das lojas virtuais é grande. Passa por
sempre renovar a comunicação para ser visto e lembrado, prover uma boa
experiência ao cliente dentro do site, unir estratégias que são tendência e por
fim agradar.
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