Dicas foram preparadas pela Sodexo Insights, plataforma de pesquisas da Sodexo Benefícios e Incentivos que realiza estudos e análises relevantes do mercado
Basta uma ida aos
supermercados para os brasileiros perceberem que está cada dia mais caro
consumir os alimentos essenciais do dia a dia. Por exemplo, o tradicional prato
feito, composto por arroz, feijão, alface, tomate, batata frita e carne bovina,
registrou uma alta de 23% nos últimos 12 meses encerrados em março 2022,
segundo dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). E esse
custo é sentido não apenas no bolso da população, como também afeta as contas
de milhares de restaurantes que, para manter o seu negócio ativo e o público
fidelizado, seguram ao máximo o repasse de preços. Diante desse cenário
desafiador, a Sodexo Insights, plataforma de pesquisas, estudos e análises
relevantes no mercado e para o mercado, preparou um passo a passo de como usar
a técnica de engenharia de cardápio para alavancar as vendas de
estabelecimentos que atuam com alimentação fora do lar.
“A maioria dos consumidores
leva, em média, 109 segundos para ler um cardápio. Isso significa que os
estabelecimentos têm menos de 2 minutos para conseguir conquistar o cliente com
fotos e informações sobre os pratos. Mas, a partir da aplicação da técnica de
engenharia de cardápio, o bar ou restaurante consegue determinar quais pratos
são mais populares e lucrativos para serem mantidos no cardápio”, afirma
Antonio Alberto Aguiar, o Tombé, diretor executivo rede de estabelecimentos.
Confira a seguir as dicas
- Utilize a metodologia
dos quatro quadrantes: essa matriz permite fazer uma classificação
dos pratos que vão do sucesso ao fracasso. Para aplicar esse método,
classifique-os nos seguintes quadrantes :
- Estrelas (stars ou
winners): as opções mais pedidas entre clientes que
mais impactam na lucratividade do negócio;
- Burros de carga (plowhorses): os pratos com boa saída
no restaurante, mas sem muita lucratividade;
- Quebra-cabeças
(puzzles): os pratos que não têm muita saída,
mas que contribuem para a lucratividade do empreendimento;
- Cães (dogs ou losers): itens com baixa demanda e pouca lucratividade.
- Otimize as informações: o ideal é dar prioridade e destacar os pratos que são mais rentáveis para o restaurante. Isso impacta a quantidade de itens comercializados e diminui de forma considerável a indecisão do cliente sobre qual opção escolher, facilitando o pedido.
- Pense no aspecto visual: o visual do cardápio é outro ponto a se considerar para quem quer aumentar o gasto médio dos consumidores no restaurante. Invista em imagens chamativas que despertem o desejo dos clientes, organize os tipos de pratos, separando-os por entrada, opção principal e sobremesa. Crie também categorias para comidas veganas e vegetarianas, assim, você consegue ampliar o seu público.
- Capriche nas descrições
do cardápio: descrever detalhadamente os itens, mostrando quais
são os ingredientes usados na preparação do prato e, se possível,
indicando a procedência dos insumos, é uma boa maneira de facilitar o
pedido dos clientes.
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