80% dos consumidores esperam um aumento das vendas no período e especialista aponta como alavancar resultados e se diferenciar da concorrência
As
vendas online tiveram um crescimento de 12,59% no primeiro trimestre de 2022,
na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o índice MCC-ENET. De
acordo com uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) que 80% dos comerciantes
esperam que um aumento nas vendas para o Dia dos Namorados.
As
datas sazonais são de extrema importância para o comércio e na medida em que
cresce o volume de e-commerces, aumenta a competitividade no setor e a
importância de proporcionar a melhor experiência para o cliente. “Se o seu
e-commerce proporciona uma boa experiência de compra, o consumidor vai, com
certeza, recomendar a sua loja e, provavelmente, comprar mais vezes. São as
experiências positivas, de ponta a ponta, que aumentam as chances de conversão
e de fidelização”, comenta Rodrigo Schiavini, Diretor de Negócios da SmartHint,
o maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para
e-commerce da América Latina, empresa pertencente ao grupo Magazine Luiza.
Rodrigo
traz quatro dicas que podem ajudar lojistas a aumentarem as vendas no Dia dos
Namorados e a criarem uma boa experiência para o público:
1. Invista
em soluções de logística
O
consumidor de hoje, cada vez mais, tem pressa para comprar e também para
receber seus produtos em casa. Da mesma forma, espera agilidade e praticidade
no atendimento se necessitar de informações para acompanhar o pedido ou fazer
alguma troca ou devolução. Há ferramentas disponíveis no mercado que
aperfeiçoam essa logística, aprimoram o atendimento e encurtam prazos. De
chatbots a plataformas de logística reversa, vale a pena conferir as soluções
disponíveis e investir naquelas que podem trazer melhorias e bons resultados.
2. Aproveite
as datas comemorativas
Impulsionar
as vendas online não é algo complicado de se fazer e uma boa tática é
aproveitar os feriados e datas comemorativas para divulgar cupons de descontos
e promoções válidas por tempo limitado. Com isso, além de acelerar as vendas, o
lojista ainda cria uma aproximação com o consumidor, que costuma encarar de
forma positiva a oportunidade de comprar itens já desejados em condições mais
atrativas. Essa facilidade e atenção também influencia na experiência
de compra e pode favorecer a fidelização.
3.
Explore as redes sociais
As
redes sociais são vitrines de vendas e também importantes canais de
relacionamento. É importante investir em mídia espontânea e definir estratégias
conforme o comportamento do seu público. O Instagram e o Facebook são as
plataformas que mais atraem clientes, devido à ferramenta de catálogo que
possuem. Mas dependendo do público-alvo do seu negócio, outras plataformas
também podem ser interessantes – muitos lojistas estão vendendo pelo TikTok,
por exemplo. Além de usar as redes sociais como canal de venda, esses
ambientes são ótimos para interagir, gerar identificação, fortalecer a
reputação da marca e fidelizar.
4. Otimize os
mecanismos de pesquisa
Assim como a plataforma da loja
precisa ser intuitiva e agradável de navegar, os mecanismos de busca
disponíveis também precisam facilitar a jornada de compra e direcionar o
consumidor naquilo que ele deseja e necessita. O sistema de busca inteligente e
recomendação da SmartHint, por exemplo, tem busca por voz e faz recomendação
proativa de forma personalizada e automatizada, ou seja, recomenda ao cliente
produtos com maior chance de compra e mais relevantes conforme seu histórico de
navegação e seus interesses. Essas e outras facilidades tornam a
busca mais ágil e assertiva e, com isso, a experiência de compra fica mais
prática, fluida e agradável.
SmartHint
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