Pesquisar no Blog

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Alfabetização e concentração nas aulas são as maiores dificuldades de alunos, mostra pesquisa

  Mind Lab entrevistou cerca de mil professores das redes pública e privada sobre o primeiro trimestre de aulas presenciais 

 

Longe da escola por tanto tempo por conta da pandemia, as crianças enfrentaram inúmeras adversidades desde a adaptação ao ensino remoto, incluindo a distância de amigos e professores. Passado esse obstáculo e com aulas presenciais retomadas, à medida que a doença foi controlada, reflexos da pandemia ainda são sentidos em meio a professores, pais e responsáveis por crianças, sobretudo das fases iniciais de ensino.   

Uma pesquisa realizada pela Mind Lab, especializada em tecnologias e soluções educacionais, mostrou que os principais problemas relatados por professores estão relacionados à alfabetização e letramento, além da concentração e foco dos alunos. 985 professores da rede pública e privada, em nove estados e DF, em 412 escolas, responderam às perguntas, que investigam o cenário atual da educação brasileira.  

Para 42%, a maior dificuldade encontrada no dia a dia com alunos foi de ordem emocional, como insegurança, medo e ansiedade em retornar à sala de aula. Já os problemas estruturais, desde falta de conexão à internet até computadores e dispositivos, foram sentidos por 22% dos profissionais. Também com problemas emocionais, 18% dos professores é que relataram episódios de ansiedade e crises de estres.   

No que diz respeito aos processos de aprendizagens de alunos, quase metade dos professores (44%) notou mais dificuldade dos alunos em manter a concentração e o foco nas aulas e conteúdos transmitidos. E para 39% a maior dificuldade foi na alfabetização e letramento de estudantes.  

Para Thiago Zola, gerente de projetos estratégicos da Mind Lab, é fundamental mapear essas dificuldades e acompanhar de perto os novos desdobramentos que a pandemia trará para a Educação. "Ainda vamos lidar com diversos efeitos colaterais do isolamento social, sobretudo de crianças mais novas, das séries iniciais de ensino. É preciso estar atento e traçar estratégias eficientes em busca da recomposição das aprendizagens", comenta o especialista.  

 

Mind Lab


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados