Pesquisar no Blog

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Pesquisa da iStock revela que uma em cada três latinoamericanas já sofreu preconceito por sua imagem corporal


 istock.com

       Dados do estudo VisualGPS mostram que a proporção registrada na América Latina é a mais alta em todo o mundo 

 

Nos últimos cinco anos, movimentos feministas como “Ni Una Menos” vêm mudando lentamente as atitudes públicas e transformando nossa compreensão da igualdade de gênero na América Latina. Esses movimentos também apontaram como os padrões de beleza hegemônicos afetam a imagem corporal que temos de nós mesmos. E apesar das grandes conquistas alcançadas em termos de direitos adquiridos, ainda há muitos equívocos a serem desconstruídos nesse campo.

De acordo com a plataforma de pesquisa criativa de iStock, o VisualGPS, uma fonte de informação que oferece dados e perspectivas sobre o consumo de conteúdo visual, experimentando as opiniões de outras pessoas sobre seu tipo de corpo, continua prevalecendo nos países da América Latina. Aliás, é atualmente o maior preconceito sofrido pelos consumidores da região, principalmente as mulheres jovens.

Além disso, afirma que 1 em cada 3 consumidores latino-americanos sofreu preconceito com a imagem corporal no último ano, uma proporção maior do que em qualquer outra região do mundo. Esse número aumenta para quase 1 em 2 quando consideramos apenas a geração Z. E isso pode sugerir que os mais jovens, que estão mais expostos aos julgamentos que vêm com as redes sociais, são os mais afetados por esses preconceitos.

Identificou-se também que os preconceitos em torno do corpo impactam as pessoas de forma diferente conforme o gênero: 67% das mulheres latino-americanas os vivenciam porque, aos olhos das outras, têm muito peso ou muitas curvas, em comparação com 44% dos homens da mesma região, o que indica uma diferença de 23% entre os sexos. Consequentemente, a pesquisa reflete que os corpos das mulheres são julgados em maior proporção pelo excesso de peso.

Especialistas em pesquisa criativa da iStock, a principal plataforma de comércio eletrônico que fornece imagens, vídeos e ilustrações premium a preços acessíveis para PMEs, criativos e estudantes de todo o mundo, dizem que, independentemente dos movimentos sociais emergentes na web, como o #BodyPositivity, os consumidores exigem imagens e políticas que quebram estereótipos nas indústrias onde a discriminação corporal é mais prevalente: publicidade e moda. Os corpos exibidos nas propagandas e os tamanhos oferecidos nas lojas de roupas não levam suficientemente em conta a diversidade corporal.

De acordo com a ONG argentina AnyBody, 4 em cada 5 consumidores argentinos afirmaram ter problemas para encontrar roupas em seus tamanhos, e 47% daqueles que não conseguiram encontrar seu tamanho acabaram questionando seu corpo por causa disso. Embora existam algumas iniciativas que tentam mitigar esse efeito (como a Lei do Tamanho recentemente aprovada na Argentina), essa lacuna entre o mandato hegemônico e a diversidade corporal autêntica gera opressão, desconforto e baixa autoestima entre aqueles que não se enquadram na norma, e isso geralmente afeta mais profundamente as mulheres. Segundo pesquisa da Advertising Organization, quase 9 em cada 10 mulheres pensam que a imagem física afeta a satisfação com a vida, e 86% abandonaram alguma atividade porque não se sentiam à vontade com o corpo.

"Parece que para os especialistas em marketing há uma intenção (consciente ou inconsciente) de fazer corpos invisíveis que não cumprem o padrão hegemônico da magreza.", comentou Federico Roales, Pesquisador Criativo de iStock. “Nossa pesquisa indicou que apenas 1% das imagens mais usadas na América Latina representam pessoas plus size. Além disso, 41% dessas imagens mostram pessoas seguindo dietas ou praticando hábitos saudáveis (exercício ou corrida). Dessa forma, pessoas com corpos grandes parecem obrigadas a existir apenas para adaptar seus corpos aos padrões hegemônicos.

De acordo com a mesma pesquisa, quase metade dos consumidores latino-americanos sabe que uma empresa está realmente comprometida com a diversidade e a inclusão se mostrar consistentemente uma ampla variedade de personas em seus anúncios e comunicações. Por isso, os especialistas em conteúdo visual de iStock aconselham empreendedores, criativos e criadores de conteúdo a considerar que campanhas com representações reais de diversos corpos sejam recebidas positivamente pelo público latino-americano, reflexo de que os latino-americanos são os mais dispostos, globalmente, a combater ativamente a discriminação e o preconceito onde quer que sejam notados.

Para promover uma representação significativa, autêntica e inclusiva na comunicação visual na América Latina, Federico Roales enfatiza: “Se você está criando conteúdo, campanhas ou produtos, você deve se perguntar: ‘o que você pode fazer como marca?’. Desafie seus estereótipos inconscientes e verifique o seguinte: você está incluindo corpos não hegemônicos como marca? Você os está representando fora do padrão? Essas pessoas são mostradas vivendo vidas felizes e gratificantes? Ocupam cargos de poder? Elas estão orgulhosas e felizes com seus corpos?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados