Segundo a pesquisa da empresa de inteligência analítica, o setor de tecidos, vestuário e calçados deve ser o mais procurado para presentes; a maior parte das vendas deverá acontecer de maneira presencial, em lojas físicas
64%
dos empresários acreditam em aumento do volume das vendas no Dia das Mães desse
ano em relação à mesma data em 2021, de acordo com pesquisa feita pela empresa
de inteligência analítica Boa Vista. No ano passado, na mesma data, apenas 31% tinham
expectativa de aumento no volume das vendas em relação a 2020.
A
Boa Vista também identificou que 49% dos empresários acreditam que os
consumidores irão gastar mais neste Dia das Mães em relação à 2021. 20% esperam
gastos iguais aos do ano passado. 31% esperam que o consumidor gaste menos em
2022. Segundo as expectativas dos empresários, o ticket médio para este ano
será de aproximadamente R$ 185. Para 57% dos entrevistados a maior parte das
vendas deverá acontecer de maneira presencial, em lojas físicas, mesmo que a
intenção em realizar compras on-line tenha apresentado crescimento na
comparação com Dia das Mães do ano anterior. Em 2021 essa expectativa era de
38% e este ano, atingiu 43%.
O
setor de tecidos, vestuário e calçados deverá ser o mais procurado no Dia das
Mães como opções de presente pelos consumidores. Para 47% dos empresários, a
data deverá representar entre 5% e 15% do faturamento de 2022. Para outros 14%,
o Dia das Mães poderá representar mais de 15% das vendas este ano.
“Com
a pandemia sob controle, os micros, pequenos, médios e grandes empresários
estão esperançosos com a possibilidade de uma retomada econômica. Cerca de 65%
desse público pretende realizar novos investimentos para alavancar as vendas e
73% devem recorrer a linhas de crédito de bancos”, informa Flavio Calife,
economista da Boa Vista.
A
pesquisa também questionou os empresários sobre o seu nível de confiança na
retomada econômica após dois anos de pandemia. 66% afirmam estar confiantes,
contra 48% no mesmo período em 2021.
Desafios e ações para alavancar os negócios
A
Boa Vista também questionou os empresários sobre os desafios enfrentados e as
ações esperadas para alavancar os negócios. 61% dos empresários apontam a
diminuição da inadimplência como um dos desafios para o bom desenvolvimento dos
negócios em 2022. Outros esperam conseguir aumentar a atuação no mercado e
também realizar negócios através do e-commerce e das redes sociais, com 53% e
57% sucessivamente. Além disso, 19% esperam conseguir se proteger contra a
ocorrência de fraudes.
De
acordo com o levantamento, 1 em cada 3 empresários esperam obter apoio para
ações de prospecção de novos clientes e ampliar sua atuação no mercado.
Conseguir realizar com eficácia a gestão financeira da empresa surge em segundo
lugar com 25% das menções, seguido de poder capacitar os colaboradores (10%),
divulgar e consolidar a marca no mercado (6%), e obter crédito (6%).
Metodologia
A Pesquisa Perspectiva Empresarial – Dia das Mães 2022, elaborada pela Boa Vista, teve como objetivo identificar o nível de confiança do empresário com relação a melhora na economia, além de suas perspectivas quanto ao volume de vendas para a data comemorativa. O levantamento entrevistou 600 respondentes, representantes de empresas de micro, pequeno, médio e grande portes, dos setores de serviço, comércio e indústria das principais regiões do país. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 90% de grau de confiança e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário