Pesquisar no Blog

sábado, 14 de maio de 2022

Características dos pais refletem no comportamento dos filhos; psicólogo explica

 

pixabayy

Características dos pais refletem no comportamento dos filhos; psicólogo explica

 

Muitas características da personalidade dos pais refletem no comportamento dos filhos. O psicólogo André Barbosa afirmou que a primeira grande referência em construção de personalidade de um sujeito, que acontece na infância até os 9 anos, são os pais. “Obviamente, os comportamentos dos pais vão modelando a forma que eles devem agir e se comportarem no mundo.” 

Segundo o profissional de saúde, é por isso que é importante que os pais sejam coerentes naquilo que falam e fazem. “A criança busca referência do comportamento, principalmente do que é feito diante dos olhos da criança. Aquilo ali é um modelo que ela deve seguir, que ela acaba sendo impactada e influenciada bastante por isso.” 

André explicou que existem outros fatores de influência do comportamento, da personalidade, de construção do sujeito, como, por exemplo, a genética. 

 “A genética dos pais também influencia no comportamento e na construção de personalidade do sujeito. Os amigos também acabam meio que modelando de certa forma o comportamento e o psiquismo da pessoa, porque para entrar nesse modelo social a gente acaba criando tendências de adaptação ao meio. Por isso, o meio também modela, por nós sermos animais sociais, a forma como a gente vai agir lá fora.” 

Ainda conforme o psicólogo, o meio acaba trazendo algumas coisas para o nosso comportamento. “A gente não consegue simplesmente criar caixinhas, né? Caixinhas de como o eu, meu selfie vai se comportar no externo e como meu selfie vai se comportar no interno. A gente acaba sempre carregando algumas essências do que a gente vê lá fora”, disse. 

 Por fim, Barbosa confirmou, mais uma vez, que existe muita influência no comportamento dos pais na construção de personalidade dos filhos e também existe também muita influência e impacto dessa vida social e dos amigos no comportamento do sujeito, dessa criança.

 

 Dr. André Barbosa - psicólogo e escritor, formado em psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), especializado em terapia cognitivo-comportamental pela UniChristus, graduado em Administração e Marketing pela Estácio e em Business Communication pela Universidade de Cambridge no Reino Unido. Também é autor de 6 livros sobre depressão, comportamento, qualidade do sono e desafios emocionais, ciúmes e transtorno de personalidade boderline. Já foi colunista no Jornal Tribuna do Ceará. Além disso, é professor do curso de Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental da IEMB e professor de inteligência emocional da MEGE.

@opsicologo

 @freudofficial


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados