Dados são de pesquisa realizada pela All iN |
Social Miner, em parceria com a Opinion Box, sobre a jornada do consumidor na data
O consumidor vai comprar na Black Friday? O quê?
Como se programa para a data? Como pesquisa preços? Essas e diversas outras
perguntas são respondidas na pesquisa ‘A jornada do consumidor na Black
Friday’, desenvolvida pela All iN | Social Miner - empresa que une dados de
consumo, tecnologia e humanização para ajudar empresas a aumentar a conversão -
em parceria com a Opinion Box. O estudo ouviu 1018 brasileiros, de todas as
regiões e classes sociais, entre os dias 13 e 18 de outubro de 2021.
De acordo com Ricardo Rodrigues, head de produto
da All iN | Social Miner, o estudo busca entender a expectativa para esse
grande evento e se a percepção dos consumidores sobre a data está alinhada ao
que o varejo trabalha para construir. Para ele "os dados da pesquisa
apontam para algo que já observamos há algum tempo através dos nossos relatórios pós-evento : que a Black Friday abre oportunidades não só durante
mas também antes e depois do evento, para cobrir diversas etapas da jornada de
compra, desde a conversão de visitantes em consumidores cadastrados, até a
retenção de quem já comprou ou o incentivo para quem ainda não comprou mas já
deu a dica sobre o que procura. Daí a necessidade de mapear e entender o
comportamento de quem chega nas lojas. Só assim os times de marketing e vendas
vão poder oferecer uma comunicação mais personalizada, que coloque as marcas em
destaque, especialmente em períodos de grande concorrência".
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Os clientes também estão mais interessados em
comprar itens de necessidade do que de desejo, pensando sempre na melhor
promoção. Outro fato a se destacar é que 26% das pessoas pretendem adiantar as compras
de Natal e 22% estão abertas a comprar itens que não planejaram, mas que seriam
interessantes se encontrassem ofertas.
Para 2021, itens de supermercado subiram 10 pontos percentuais (p.p) no interesse de compra do público, em relação ao estudo de 2020 . Com o avanço da vacinação, parece crescer também o interesse do público por viagens e turismo, uma vez que a categoria apresentou um salto de 7 p.p. na intenção de compra, sendo que vale destacar também que 31% do público A e B demonstra interesse neste segmento - contra 18% daqueles das classes C, D e E. Além disso, as mulheres têm a maior intenção de compra em itens de Casa e Decoração - 36% do público feminino contra 22% do masculino.
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Outro dado interessante da pesquisa é que 34% dos
respondentes têm o hábito de sempre criar uma lista com os produtos que querem
comprar.
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O abandono de carrinho é outro problema recorrente no e-commerce, sendo que de acordo com os consumidores, 53% afirmaram que abandonam as vezes, 11% sempre e 36% nunca.
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Para Ricardo, um dos grandes desafios do lojista na data é se destacar diante de uma infinidade de lojas, produtos e ofertas. "A disputa por atenção na Black Friday é imensa e as redes sociais se tornaram uma importante ferramenta de exposição e uma máquina de vendas para as lojas. É inclusive o que mostra a nossa pesquisa sobre as tendências do Social Commerce ". E os anúncios parecem estar surtindo efeito: 48% dos entrevistados afirmaram interagir com campanhas nas redes sociais e 26% especificamente pelo WhatsApp. E o e-mail marketing continua com tudo: 47% dos consumidores afirmam que interagem com as promoções que recebem por este meio.
"Utilizar os dados de seus clientes de forma
estratégica pode ser crucial para diminuir o envio de comunicações em massa e
números de opt-out - trabalhar a segmentação do público de acordo com seu
comportamento no site, no app, com os itens colocados nos favoritos (wishlist),
para criar um relacionamento personalizado", diz o executivo.
Outro ponto que o estudo revela é que, entre as
diversas datas sazonais do ano, a Black Friday é a que deixa o público mais
disposto a investir grandes quantias: a maioria dos consumidores (16%) tende a
gastar entre R﹩ 1001 e R﹩ 2000, enquanto 14% tem intenção de comprar itens
com valores de R﹩ 500 e R﹩ 1000.
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"A Black Friday é uma das datas mais
importantes do comércio. Apesar da concorrência, com planejamento e
conhecimento das necessidades dos consumidores é possível construir uma
excelente estratégia e vender mais na data que inaugura a temporada de compras
do fim de ano", finaliza o head.
Para acessar a pesquisa completa, clique aqui .
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