Algumas das
animações dos games ajudam as pessoas a se sentirem mais confortáveis e calmas
Jogos online foram a salvação de muitas
pessoas durante o período de isolamento social. De acordo com um estudo feito
pelo Programa Xbox Research Accessibility Community Feedback, 84% das pessoas
afirmaram que os games ajudaram em relação à saúde mental no período mais forte
da pandemia.
"Após um dia estressante no home office, há quem encontre conforto em
passar um tempo na frente da televisão ou do computador jogando alguma coisa. É
importante ter a noção do quanto esse tempo é benéfico para a saúde
mental", afirma Dr. Victor Kurita, (CRM 98008 SP), médico focado na saúde
física e mental dos gamers. Pensando nisso, o médico separou cinco jogos online
criados especialmente para ajudar pessoas com transtornos de ansiedade e
depressão.
Jornada do Acolhimento: criado em parceria com associações de psicólogos
e psiquiatras, o jogo é feito propriamente para conscientizar os jogadores
sobre a depressão. São quatro estágios que passeiam pela fase da descoberta,
superação, esperança e cuidado.
Hellblade: Senua’s Sacrifice: o jogo foi criado a partir de eventos
reais após a invasão viking nas ilhas Orkney e a personagem do Jogo, Senua,
viaja para um dos mundos da Mitologia Nórdica. Enquanto a jornada dela
acontece, o game mostra com clareza como se comporta uma pessoa com ansiedade e
até mesmo com episódios de psicose.
Sea of Solitude: o jogo se passa na Alemanha após uma enchente
devastadora e a personagem principal, Kay, passa pela cidade destruída
totalmente solitária e sozinha. Entre os monstros que ela combate, ao longo do
jogo fica implícito que isso tudo na verdade vem da protagonista, que passa por
uma fase de depressão severa, mas vê um lampejo de esperança com outras representações
artísticas de luz no meio da escuridão.
Celeste: com uma arte mais voltada para o que lembra os anos 80, a ideia
do jogo é ajudar Madeline a sobreviver à seus demônios interiores. Isso
acontece enquanto ela está na jornada de escalada de uma montanha até seu topo
evitando a morte. A ‘luta’ é de uma pessoa com ansiedade e depressão e faz o
jogador empatizar com a personagem, fazendo o possível para que ela chegue ao
final.
Flower: o jogo não é desafiador, mas tem a intenção de trazer
sentimentos e sensações boas ao jogador. Também sem diálogos, o arco narrativo
é formado pelas artes visuais e emocionais. Ao controlar as pétalas que voam
graças ao vento, o jogo é considerado como uma terapia para jogadores com
depressão.
Por mais que existam muitos estudos que falem sobre como o uso excessivo de
games pode ser prejudicial à saúde mental, outros debatem exatamente o
contrário, como é o caso dos pesquisadores da Universidade de Oxford, que
relacionam o modo de jogar com o bem-estar dos jogadores. Matti Vuorre, um dos
autores do estudo, afirma que os jogos oferecem uma alternativa interessante e
satisfatória em relação aos contatos restritivos da pandemia.
"Apesar de muito tempo de tela não ser recomendado, os jogos online podem
ser muito benéficos para a saúde mental, tanto para reduzir o estresse, quanto
para apoiar o equilíbrio mental e ajudar com o relaxamento. Eles oferecem um
escape, uma chance de deixar suas preocupações diárias para trás por um tempo e
fazer algo completamente diferente", finaliza Dr. Victor.
Dr. Victor Kurita - Formado pela Faculdade de Medicina do ABC, o
Dr. Victor Kurita tem mais de 20 anos de experiência na área de saúde, é filho
de pais orientais e teve uma educação bastante tradicional, motivado por sua
própria história de superação do vício em jogos, ele se especializou no
atendimento desse público. Por meio da Medicina Integrativa o Dr. Kurita tem
ajudado os jovens a superar seus desafios equilibrando a saúde mental e física
e incentivando o diálogo entre pais e filhos.
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