Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Todas as grávidas devem tomar reforço das vacinas de covid?

 

Todas as grávidas devem tomar reforço das vacinas de covid?

O avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil já permitiu alcançar notáveis ganhos em saúde pública, reduzindo de maneira significativa a ocorrência de casos graves e óbitos pela Covid-19. Mas devido à tendência da redução da efetividade das vacinas contra a doença com o passar do tempo e considerando a possibilidade de amplificação da resposta imune com doses adicionais de vacinas Covid-19, desde 17 de novembro está indicada a dose de reforço para todos os indivíduos com mais de 18 anos de idade, que deverá ser administrada cinco meses após a última dose do esquema vacinal primário dos imunizantes Pfizer, AstraZeneca e Coronavac.

 

A Dra. Lorena de Castro Diniz, Coordenadora do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), explica que a vacinação das gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), a partir de 18 anos, deverá ser realizada com os imunizantes que não contenham vetor viral (Sinovac/Butantan e Pfizer/Wyeth), preferencialmente Pfizer.

 

“Estudos de farmacovigilância demonstram que os eventos adversos com a segunda dose ou dose de reforço foi menor quando comparado à primeira dose da vacina”, explica a especialista.

 

A médica conta ainda que alguns estudos evidenciaram a presença de anticorpos no leite materno e a transmissão transplacentária no último trimestre de gestação após a vacinação da mãe. 

“A gestação deixa a mulher em condição de evoluir com maior gravidade caso contaminada pela Covid-19 , mas se ela já tem o esquema primário completo de imunização, não há teoricamente uma prioridade nesta população, devendo seguir o esquema conforme população geral, exceto pelo fato de poder receber exclusivamente a vacina da Pfizer para este reforço”, comenta Dra. Lorena.

 



ASBAI - Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

https://www.facebook.com/asbai.alergia/

https://www.instagram.com/asbai_alergia/

https://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt

Twitter: @asbai_alergia

www.asbai.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados