Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Diversas regiões da capital recebem cursos de gastronomia da Prefeitura de SP

As inscrições estão abertas para as qualificações que iniciam nesta semana 

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, encerra o ano de 2021 com cinco turmas em um combo de cursos gratuitos de gastronomia, do Programa Municipal Cozinha Escola. As aulas acontecem no centro, zona norte, oeste e sul de São Paulo. A primeira qualificação a ser oferecida é o Curso de Cozinha Italiana, que terá início na próxima segunda-feira, dia 06 de dezembro, no Cresan Vila Maria, zona norte da capital.  

Ao todo, são 100 vagas para cursos de bolos e tortas, cupcakes, cozinha italiana e pizzas, com carga-horária diversificada entre 9 e 20 horas de duração. As turmas acontecem em espaços parceiros, nos Cresan (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável) Butantã e Vila Maria, no Teia Jardim Edite e no Senac Aclimação.   

As aulas são ministradas por professores do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), empresa contratada via edital pela Fundação Paulistana. 

 “A gastronomia é uma das vocações da cidade de São Paulo e o final do ano é uma ocasião que traz demandas neste sentido como ceias de natal e de Réveillon. Por isso, a Prefeitura abre inscrições para estes cursos na área gastronômica, com o objetivo de preparar profissionais e impulsionar a retomada econômica. Por meio destas capacitações, vamos gerar oportunidades de trabalho e renda”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.  

No Cresan Butantã, começou na última segunda-feira (22), o curso de bolos e tortas.  

Os interessados pelo universo dos cupcakes podem se inscrever no Teia Jardim Edite, na zona sul. As aulas começam na segunda, 29, das 17h às 20h. O mesmo curso também será oferecido no Cresan Butantã, com aulas a partir de 14 de dezembro, das 13h30 às 16h30.   

Já para quem pretende trabalhar com cozinha italiana, há vagas abertas para a turma que começa no dia 6 de dezembro, no Cresan Vila Maria, das 8h às 12h. Também há oportunidades de se qualificar na produção de pizzas, doces e salgadas, no Senac Aclimação, com aulas a partir do dia 13 de dezembro, das 13h30 às 17h30.   

Além das aulas, os participantes recebem do Senac seis horas de conteúdo sobre possibilidades de inserção no mercado de trabalho e geração de renda. Como complemento à formação, os alunos também recebem uma orientação de fazer um curso rápido sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, com certificado validado pela Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde), responsável pela vigilância sanitária na cidade de São Paulo. Ao final de todos os cursos de gastronomia, os participantes recebem um certificado da Fundação Paulistana. 

 

Sobre o Programa Cozinha Escola  

O Programa Cozinha Escola tem a finalidade de promover qualificação profissional gratuita em curto prazo, por meio de cursos, oficinas, workshops e formatos afins. O objetivo é atender às demandas do mercado de trabalho, com foco no desenvolvimento de produtos e de técnicas culinárias, proporcionando rápido o acesso ao mercado, com geração de renda e empreendedorismo.  

“O objetivo do Programa Cozinha Escola é utilizar cozinhas de espaços parceiros da Prefeitura em todos os cantos da cidade, buscando facilitar o deslocamento dos interessados. Os cursos possuem curta duração a fim de que o participante, em pouco tempo, tenha capacidade de gerar renda com alimentos preparados na cozinha de casa”, explica a secretária Aline Cardoso.   

“A Fundação Paulistana sempre busca pela qualidade dos cursos, contratando via edital profissionais e instituições renomadas como o Senac, reconhecida no país inteiro. Nosso objetivo é levar cursos gratuitos a quem precisa, e assim reduzir as desigualdades sociais”, ressalta a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel. . 

 

 

Sobre a Fundação Paulistana 


A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.


A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos ao longo de seus 17 de existência. 

Atualmente, a Fundação oferece cursos de Análises Clínicas, Gestão em Saúde, Farmácia, Cuidados de Idosos, Hemoterapia e Saúde Bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia. 

 

 

Serviço: 

 

Curso de Cupcakes - Zona sul 

Vagas: 20 

Local: Teia Jardim Edite 

Endereço: R. Charles Coulomb, 120 – Cidade Monções, 

Inscrições: No local, por telefone 11 9-9564-1883 ou email: teria.jardimedite@gmail.com 

Horário: 17h às 20h 

Início das aulas: Segunda-feira, 29 /11 

Conclusão: 7/12 

  

Curso de Cupcakes - Zona Oeste 

Vagas: 20 

Local: Cresan Butantã 

Endereço: Rua Nella Murari Rosa, 40 - Jardim Olympia 

Inscrições:  No local  

Horário: 13h30 às 16h30 

Início das aulas: Terça-feira, 14/12 

Conclusão: 22/12 

  

Cozinha Italiana – Zona Norte 

Vagas: 20 

Local: Cresan Vila Maria 

Endereço: R. Sobral Júnior, 264 - Vila Maria Alta 

Inscrições: No local  ou pelo telefone (11) 2207-8770 

Horário: 8h às 12h 

Início das aulas: Segunda-feira, 6/12 

Conclusão: 13/12 

  

Pizzas Doces e Salgadas – Centro 

Vagas: 20 

Local: Senac Aclimação 

Endereço: R. Pires da Mota, 838 - Aclimação, São Paulo 

Inscrições: No local ou pelo aclimacao@sp.senac.br  

Horário: 13h30 às 17h30 

Início das aulas: Segunda-feira, 13/12 

Conclusão: 21/12 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados