Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de novembro de 2021

BLACK FRIDAY de 2021 é marcada por compras mais racionais e sob medida

Na maior temporada de promoções da internet o consumidor abriu mão do glamour de produtos supérfluos e centrou-se em itens úteis e modelos básicos. Após uma primeira semana marcada por buscas por celulares mais caros, nos últimos dias, o interesse direcionou-se para celulares com preços que cabem no bolso.

 

A Black Friday deste ano foi marcada pela racionalidade de quem está com o orçamento pressionado. As principais buscas dos consumidores foram de itens para a casa e para o seu dia a dia, de utilidade prática para a família. O primeiro colocado no ranking da Simplex são os pneus, líderes tradicionais de Radares Simplex no passado. O produto registrou quase 20 mil buscas na internet na semana final da temporada Black, entre 21 e 27 de novembro. O número é 14% maior que o do mesmo período do ano passado. O Radar Simplex monitora os termos mais buscados em 6 milhões de páginas de e-commerces de grande expressão e vem apresentando uma edição semanal especial para a Black Friday.

 

O segundo colocado no levantamento está relacionado a um dos mais fortes impactos da pandemia na vida das pessoas, o evento do home office. Cadeiras de escritório, mais ergonômicas e apropriadas ao trabalho ao computador por muitas horas, continuam entre as top 10 em buscas online, com mais de 3 mil cliques na semana, ainda que tenha sofrido uma pequena queda em relação a 2020. Já a busca por notebooks – um instrumento crítico para o trabalho e as aulas online - cresceu 646% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a procura por TVs, somando-se os mais variados modelos e tamanhos, cresceu 262% no mesmo período, indicando, ainda, que o tempo vivido em casa é valorizado pelas famílias.

 

Chama a atenção o comportamento dos consumidores pelos smartphones nesta Black Friday. Enquanto a primeira semana da temporada - também conhecida como     "esquenta Black Friday" – caracterizou-se por buscas por Iphone e celulares top de linha, nesta última, as buscas, enfim, migraram para o termo "celulares em promoção".

 

"Acreditamos que a primeira semana foi mais exploratória, com os consumidores tentando sentir o mercado e os descontos prometidos nas promoções. Mas, nos últimos dias da Black Friday, o comportamento de busca foi mais 'pé no chão'. Pode ser um reflexo da crise econômica que estamos enfrentando", analisa João Lee, sócio-fundador da Simplex.

 

A questão econômica também pode ser o motivo para o termo "bebidas por atacado" estar entre os mais buscados do levantamento por quatro semanas seguidas. “É razoável supor que as pessoas estejam aproveitando as promoções, antecipando-se às festas de final de ano”, comenta Lee.

 

Entre outros campeões de buscas no Radar Simplex da última semana da temporada estão lavadoras de roupa do modelo lava e seca, guarda-roupas, sofás e poltronas. As alianças também estão bem posicionadas. O item aparece em sexto lugar neste Radar Simplex e marca um crescimento de 43% em relação ao mesmo período do ano passado. "Acreditamos que as pessoas estejam aproveitando a queda de casos da pandemia para realizarem o sonho das festas de casamento", analisa Lee.

 

Mundo gamer - Na edição da semana passada do Radar Simplex, os celulares gamers já começavam a chamar a atenção. Mas foi nos últimos dias de Black Friday que as procuras se intensificaram. Segundo o levantamento, o Xiaomi Poco X3 (o celular de gamer da Xiaomi) e o Playstation 5, que já tinha sido um dos campeões de buscas no ano passado, fizeram bonito este ano.

Confira abaixo os 15 itens que demonstraram maior variação de buscas nesta última semana:

 

  • Pneu
  • Cadeira de escritório
  • Linha Moto G - Motorola
  • TV
  • Xiaomi Poco X3
  • Aliança
  • Celulares
  • Atacado de bebidas alcoólicas
  • Lava e Seca

10º. Guarda-roupa

11º. Notebook

12º. Playstation 5

13º. Sofá

14º. Jóias

15º. Poltrona

 

 

 

Simplex

www.simplex.live


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados