Na maior temporada de promoções da internet o consumidor abriu mão do glamour de produtos supérfluos e centrou-se em itens úteis e modelos básicos. Após uma primeira semana marcada por buscas por celulares mais caros, nos últimos dias, o interesse direcionou-se para celulares com preços que cabem no bolso.
A Black
Friday deste ano foi marcada pela racionalidade de quem está com o orçamento
pressionado. As principais buscas dos consumidores foram de itens para a casa e
para o seu dia a dia, de utilidade prática para a família. O primeiro colocado
no ranking da Simplex são os pneus, líderes tradicionais de Radares Simplex no
passado. O produto registrou quase 20 mil buscas na internet na semana final da
temporada Black, entre 21 e 27 de novembro. O número é 14% maior que o do mesmo
período do ano passado. O Radar Simplex monitora os termos mais buscados em 6
milhões de páginas de e-commerces de grande expressão e vem apresentando uma
edição semanal especial para a Black Friday.
O segundo
colocado no levantamento está relacionado a um dos mais fortes impactos da
pandemia na vida das pessoas, o evento do home office. Cadeiras de escritório,
mais ergonômicas e apropriadas ao trabalho ao computador por muitas horas,
continuam entre as top 10 em buscas online, com mais de 3 mil cliques na
semana, ainda que tenha sofrido uma pequena queda em relação a 2020. Já a busca
por notebooks – um instrumento crítico para o trabalho e as aulas online -
cresceu 646% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a procura por
TVs, somando-se os mais variados modelos e tamanhos, cresceu 262% no mesmo
período, indicando, ainda, que o tempo vivido em casa é valorizado pelas
famílias.
Chama a atenção
o comportamento dos consumidores pelos smartphones nesta Black Friday. Enquanto
a primeira semana da temporada - também conhecida
como "esquenta Black Friday" –
caracterizou-se por buscas por Iphone e celulares top de linha, nesta última,
as buscas, enfim, migraram para o termo "celulares em promoção".
"Acreditamos
que a primeira semana foi mais exploratória, com os consumidores tentando
sentir o mercado e os descontos prometidos nas promoções. Mas, nos últimos dias
da Black Friday, o comportamento de busca foi mais 'pé no chão'. Pode ser um
reflexo da crise econômica que estamos enfrentando", analisa João Lee,
sócio-fundador da Simplex.
A questão
econômica também pode ser o motivo para o termo "bebidas por atacado"
estar entre os mais buscados do levantamento por quatro semanas seguidas. “É
razoável supor que as pessoas estejam aproveitando as promoções, antecipando-se
às festas de final de ano”, comenta Lee.
Entre
outros campeões de buscas no Radar Simplex da última semana da temporada estão
lavadoras de roupa do modelo lava e seca, guarda-roupas, sofás e poltronas. As
alianças também estão bem posicionadas. O item aparece em sexto lugar neste
Radar Simplex e marca um crescimento de 43% em relação ao mesmo período do ano
passado. "Acreditamos que as pessoas estejam aproveitando a queda de casos
da pandemia para realizarem o sonho das festas de casamento", analisa Lee.
Mundo
gamer - Na
edição da semana passada do Radar Simplex, os celulares gamers já começavam a
chamar a atenção. Mas foi nos últimos dias de Black Friday que as procuras se
intensificaram. Segundo o levantamento, o Xiaomi Poco X3 (o celular de gamer da
Xiaomi) e o Playstation 5, que já tinha sido um dos campeões de buscas no ano
passado, fizeram bonito este ano.
Confira
abaixo os 15 itens que demonstraram maior variação de buscas nesta última
semana:
- Pneu
- Cadeira de escritório
- Linha Moto G - Motorola
- TV
- Xiaomi Poco X3
- Aliança
- Celulares
- Atacado de bebidas alcoólicas
- Lava e Seca
10º.
Guarda-roupa
11º.
Notebook
12º.
Playstation 5
13º. Sofá
14º. Jóias
15º.
Poltrona
Simplex
Nenhum comentário:
Postar um comentário