Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

PROADI-SUS planeja desenvolver projeto para aumentar precisão no diagnóstico do câncer de próstata para melhorar qualidade de vida do paciente do SUS

 Assim que publicada no Diário Oficial da União, iniciativa em parceria com o Ministério da Saúde será executada pelo Hospital Moinhos de Vento; diretriz pioneira vai monitorar casos da doença no Brasil

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, por ano, 65.840 brasileiros irão desenvolver câncer de próstata até 20221 - o tipo mais comum entre a população masculina. Visando implementar uma diretriz de vigilância ativa para o monitoramento da doença no Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde, implantará o projeto VigiaSUS: Diagnóstico e tratamento do câncer de próstata no Brasil. A iniciativa, que já foi aprovada e aguarda publicação no Diário Oficial da União para ser iniciada, será conduzida pelo Hospital Moinhos de Vento, que ficará responsável por monitorar casos de pacientes com câncer de próstata de baixo risco.

"A otimização e o direcionamento do tratamento conservador para os casos de menor ameaça liberam vagas a pacientes com doença mais grave e possibilita um tratamento mais ágil para os pacientes com outros tumores, como pulmão e mama, que têm maior tempo de espera para a realização de intervenções e, muitas vezes, perdem vagas por ficarem atrás de cirurgias que não são urgentes", afirma o Dr. Pedro Isaacsson, Head de pesquisa clínica e líder da iniciativa no Hospital Moinhos de Vento.

A formulação desta diretriz é pioneira no Brasil e segue uma tendência mundial ao evitar intervenções desnecessárias, contribuindo com o bem-estar desses pacientes, uma vez que o tratamento radical sem necessidade pode gerar uma série de sequelas, como explica o líder do projeto: "O câncer de próstata é uma doença heterogênea, e dessa forma, não podemos tratar todos os pacientes de maneira igual. Muitos pacientes se beneficiarão de vigilância ativa, ou seja, não intervir no tumor de maneira imediata, mas sim observá-lo de maneira sistemática e periódica. Já, outros pacientes, têm de ser encaminhados rapidamente para um tratamento definitivo com cirurgia, radioterapia e/ou hormonioterapia".

O especialista segue afirmando que "o intuito do projeto é alocar melhor os recursos a quem precisa e, para isso, estamos trabalhando com os dados relacionados ao mundo todo, aplicando uma abordagem inovadora e eficaz no SUS". Com o início do projeto previsto para 2022, serão selecionados de 10 a 15 centros de tratamento oncológico do SUS em todas as regiões do país, que receberão suporte das equipes de urologistas do PROADI-SUS para a implantação de um protocolo de vigilância assistencial. Nesse acompanhamento, será definida a quantidade de ressonâncias e exames realizados para reduzir os tratamentos radicais em pacientes com diagnóstico menos agressivo.

Além de propor-se agilizar o tratamento dos pacientes que necessitam de intervenção, a implementação do protocolo prevê a diminuição de efeitos adversos nos pacientes, citados anteriormente, além de garantir uma melhor realocação dos recursos e reduzir o desperdício de dinheiro para o sistema de saúde pública.

 

Formas de prevenção:

De maneira geral, o câncer de próstata tem uma evolução silenciosa2. Muitos pacientes não apresentam sintomas ou, quando apresentam, são similares ao crescimento de um tumor benigno na próstata - como dificuldade em urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Entre as medidas de prevenção, encontram-se visitas regulares ao urologista, bem como a realização de exames adequados para o diagnóstico de outras diversas doenças, aumentando a probabilidade de cura nos casos mais graves.

"Na maioria dos casos, a doença se desenvolve de maneira lenta, sem apresentar sintomas. Por esse motivo é essencial que exista um trabalho de conscientização em relação aos cuidados do homem com sua saúde, evitando complicações no futuro", salienta o Dr. Pedro.

Visando a conscientização quanto ao diagnóstico precoce da doença, em novembro é celebrada a campanha "Novembro Azul" com o objetivo de direcionar a atenção da sociedade para os cuidados à saúde do homem e, em especial, à prevenção do câncer de próstata. O movimento é também responsável por uma série de ações que buscam desmistificar tabus que permeiam o diagnóstico e o tratamento desse tipo de câncer em todo o planeta.

 

Referências:

• INCA - Câncer de próstata relacionado ao trabalho

• INCA - Câncer de próstata

 

PROADI-SUS

Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados