O Espaço Metamorfoses, patrocinado pela Petrobras Cultural, vai brincar com a imaginação dos pequenos em mundo repleto de mudanças
Se o maior festival de
cultura do país quer estimular, este ano, o debate sobre que "histórias
queremos contar a partir de agora", o espaço infantil da Bienal do Livro
do Rio também traz esse mesmo propósito: usar a criatividade para desenhar
novos futuros. Batizado de "Espaço Metamorfoses", a atração foi
cuidadosamente idealizada mesclando diversos aspectos lúdicos e hi-tech
para encantar crianças de todas as idades.
Patrocinada pela
Petrobras Cultural, a área infantil tem como intuito despertar nos pequenos
visitantes e nos pré-adolescentes o interesse pelas histórias, pelos livros e
pela natureza. Com curadoria do LERCONECTA, o Espaço Metamorfoses convida as
crianças e suas famílias a descobrirem nas histórias a potência necessária para
reescrever a trajetória do mundo pós-pandemia.
O público presente vai
vivenciar experiências sensoriais em ambientes planejados, com uma exposição
imersiva que traz cenários interativos. O que proporcionará a cada visitante a
possibilidade de viver uma viagem literária em diversas linguagens, criando
conexões com a natureza, o planeta e o futuro.
"A metamorfose é
um mote cheio de possibilidades. Escolhemos a imagem da borboleta para
concretizar o conceito do espaço, pois sabemos que somos seres em constante
transformação - assim como as leituras e suas ferramentas", explica Martha
Ribas, uma das curadoras.
Alinhado ao momento
atual, o espaço infantil seguirá protocolos para preservar o bem-estar dos
visitantes. Haverá controle de entrada do número de crianças e visita guiada
especial para os pequenos com deficiência visual.
O agendamento deve ser
feito pelo e-mail visitaguiada@glbr.com.br.
A visitação guiada será de segunda a sexta-feira, às 8h30; e sábado e domingo,
às 9h30 - recebendo 15 crianças por dia.
Salas coloridas e
tecnológicas
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O espaço infantil é
composto por 4 salas principais. A primeira apresenta a exposição interativa
"Leitura em metamorfose", com os imperativos: "Entre",
"Fale", "Brinque", "Ouça", "Leia" e
"Jogue". Casulos sensoriais de alturas distintas são disponibilizados
para as crianças trabalharem os sentidos nesse desafio imersivo.
"Nos últimos
anos, tanto as crianças quanto os adultos estão carentes de espaços mais
lúdicos. Então, no fundo, o Metamorfoses é para todas as idades. Sabemos que
dia de semana o fluxo de visitações escolares é maior, e no fim de semana
recebemos mais famílias", comenta a curadora Rona Hanning.
A sala "Somos
todos natureza" traz painéis de LED coloridos com imagens da natureza e
folhas caindo em tempo real. Já a sala "Ainda há tempo" propõe
imaginação, leitura, metamorfose, diálogo e aventuras. A ideia é sugerir que o
tempo também está nas mãos dos pequenos e que eles são fundamentais nessa
transformação.
O último ambiente é a
sala "Inspirar para mudar", que exibirá um vídeo em formato de livro,
apresentando da dupla de artistas Mundo Aflora com depoimentos sobre a
importância da criatividade, da literatura, da arte e da imaginação. O filme,
que também estará disponível no site do festival, intercala músicas,
imagens da natureza e entrevistas de autores prestigiados.
Para deixar registrada
a experiência que é participar de um evento que "dá asas às
crianças", as crianças poderão tirar fotos em um painel de borboleta,
localizado na saída do Metamorfoses. Além da fotografia, 60 mil revistinhas com
atividades serão distribuídas para os pequenos que visitaram o espaço.
"Queremos
desmistificar que a educação não pode caminhar de mãos dadas com o
entretenimento. Criamos uma área sedutora para os olhos e com efeitos visuais
contemporâneos como táticas de aproximar as crianças da leitura. Ao formar
leitores na contemporaneidade, não dá para se afastar das tendências de
leituras por meio das telas", defende a curadora Carolina Sanches.
"Depois de um
período tão desafiador, a nossa comemoração de 20 edições precisaria ser inesquecível,
ratificando o propósito de transformar o país através da leitura e com toda a
responsabilidade que o momento exige. Estamos entregando um festival ainda mais
plural, aproveitando o reencontro para enriquecer nossos olhares, trocas e
reflexões com muita cultura e estímulo à imaginação", afirma Tatiana
Zaccaro, diretora da GL events, responsável pela Bienal.
A Bienal acontece de
03 a 12 de dezembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca, e os ingressos já
estão à venda no site do evento. O festival é realizado pela multinacional
francesa GL events, uma das líderes mundiais no mercado de eventos, e pelo
Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), que há 80 anos representa a
classe editorial no país.
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