Pesquisa encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) mostra importância de atender a demanda dos consumidores mais conscientes. Para facilitar escolha, certificação Selo Vegano garante procedência dos produtos
Desconhecido
anos atrás, o termo vegano é presença constante hoje em cardápios, embalagens
de alimentos, produtos de beleza e até mesmo limpeza da casa e vestuário. A
sinalização com a palavra “vegano” virou um atrativo visando um público
crescente no Brasil, que comemora em 1º de novembro o Dia Mundial do
Veganismo.
Realizado
neste ano, um estudo encomendado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e
realizado pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC) apontou que 32%
das pessoas escolhem opções veganas quando elas estão destacadas pelo
estabelecimento – quase um em cada três brasileiros.
Na
alimentação, o veganismo é praticado por refeições à base de plantas, sem
nenhum tipo de carne (sejam de bois, porcos, frangos, peixes, frutos do mar),
ovos e leite. A SVB salienta que, ao oferecer opção para este público, o
restaurante contempla também uma fatia enorme de pessoas em busca de escolhas
mais saudáveis e sem crueldade animal, como os vegetarianos e os flexitarianos
(pessoas que reduzem por vontade própria o consumo de carnes e derivados de
produtos animais).
Atualmente,
os consumidores, veganos ou não, são mais exigentes em relação ao que compram e
os produtos sem ingredientes de origem animal estão ganhando cada vez mais
atenção. Especialistas na leitura de rótulos, os veganos contam com iniciativas
como o programa Selo Vegano, da SVB, para garantirem que o item comprado seja
composto somente de base vegetal. Em 8 anos de existência, mais de 3 mil
produtos de 160 empresas foram certificados, com opções de sorvetes,
chocolates, balas, salgadinhos, hambúrgueres, leites, entre outros, todos 100% vegetais.
O selo está presente também em cosméticos, calçados e produtos de limpeza e
deve ser solicitado pelas empresas pelo site do programa (www.selovegano.com.br).
Para
a SVB, atender a essa tendência crescente não deve ser encarado como um desafio
difícil, mas sim uma conquista à mão de todos estabelecimentos e empresas. Os
pratos com combinações tradicionais e ingredientes facilmente encontrados em
feiras e mercados, como o arroz e o feijão, fazem parte das refeições veganas.
E, para quem deseja ousar mais e oferecer um sabor semelhante ao da carne, já
existem diversas opções nos supermercados, que vão desde sabores que remetem ao
hambúrguer bovino a pedaços de frango e peixes como o atum. Marcas locais
aquecem o mercado vegano em capitais e cidades do interior, onde produtos à
base de vegetais desenvolvidos por grandes empresas já estão presentes.
“Há
uma oportunidade gigantesca para as marcas que tiverem bons produtos veganos
nos seus portfólios. É um mercado que vem crescendo por conta de uma maior
consciência dos consumidores com relação àquilo que vão consumir", explica
o presidente da SVB, Ricardo Laurino.
Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)
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