Pesquisar no Blog

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Dezembro Laranja: os cuidados com a prevenção contra o câncer de pele devem acontecer durante o ano


Há sete anos, dezembro é o mês escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. O Dezembro Laranja foi criado para alertar para os sintomas e as principais formas de prevenção da doença. De acordo com o Inca - Instituto Nacional de Câncer - cerca de 180 mil novos casos de câncer de pele surgem, por ano, no Brasil.

Estamos na contagem regressiva para o verão, quando naturalmente ficamos mais expostos aos raios solares. Para entendermos melhor: o câncer de pele é uma doença provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células da pele e sua principal causa é a exposição solar excessiva. A pele é o maior órgão do corpo humano e tem como principais funções regular a temperatura corporal e proteger contra agressões externas, entre elas, os raios solares.

Entre os sintomas do câncer de pele estão o aparecimento de manchas vermelhas ou escuras e feridas que não cicatrizam e que podem sangrar. Esse tipo de câncer é fácil de prevenir e, embora pouco letal, em muitos casos exige intervenção cirúrgica. O diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura.

Preparamos algumas dicas para você manter uma pele bonita e saudável, principalmente no verão.

• Use sempre protetor solar com fator de proteção (FPS) de, no mínimo, 30. Ele deve ser reaplicado a cada duas horas em caso de exposição direta ao sol. Na praia e na piscina, não esqueça de levar chapéus ou bonés e óculos escuros para aumentar a proteção.

• Evite a exposição solar no período entre 10h da manhã e 4 h da tarde.

• Prefira as barracas de algodão ou lona, que barram cerca de 50% da radiação ultravioleta. Evite as de nylon, que oferecem uma proteção de apenas 5%.

É importante ressaltar que o uso do protetor deve ser feito independente da exposição ao sol e em todas as estações do ano, não só no verão! É possível encontrar nas farmácias várias opções de uso diário desses produtos, de acordo com o tipo de pele: sejam oleosas, secas ou mistas. Não economize na dose! A quantidade ideal para aplicar no rosto é o equivalente a uma colher de chá de protetor solar. Além da face, ele deve ser usado também nas outras áreas do corpo expostas. O protetor dever o nosso companheiro inseparável, mesmo para os dias nublados ou de chuva, já que os raios UV conseguem passar pelas nuvens, causando danos à nossa pele.

Aproveite o verão protegido e não deixe de consultar o dermatologista regularmente e, principalmente, em caso de alguma suspeita de câncer de pele!

 

 

Cleber Martins - Farmacêutico das Drogarias Pacheco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados