terça-feira, 30 de novembro de 2021

Buscas por escolas privadas aumentam 40%; especialista explica como escolas e famílias podem negociar a mensalidade para 2022

Christian Coelho, CEO da consultoria Rabbit, explica que o planejamento estratégico precisa estar coerente com as propostas de valor às famílias para o próximo ano


Nessa reta final de ano, as instituições de ensino têm enfrentado o desafio de repensar a administração escolar para recuperarem as receitas perdidas durante a pandemia. Em pesquisa feita pela consultoria escolar Rabbit, em 2020, o mercado teve uma queda de 34% de matrículas. Os reflexos da pandemia revelam uma urgência na reorganização da gestão escolar como um todo, especialmente na gestão da inadimplência.

Nesse sentido, é importante que as instituições de ensino tenham um planejamento financeiro e estratégico em que permita equilibrar os custos e promover os diferenciais competitivos para as famílias. Christian Coelho, CEO da consultoria, explica que, de modo geral, as instituições de ensino precisam se atentar a alguns pontos que são importantes nesse momento em que a procura de pais está aumentando. 

“Identificamos um crescimento de 40% da demanda por escolas privadas nos últimos meses. As escolas que querem aproveitar desse movimento precisam estar com suas estruturas de comunicação muito bem planejadas para atrair a atenção dessas famílias”, conta. 

Um primeiro ponto que a ser levado em conta nesse processo é identificar quais os diferenciais competitivos que a escola tinha antes da pandemia e que se mantiveram ao longo dela, além de quais diferenciais ela desenvolveu durante esse período, principalmente no que se refere ao ensino remoto. Segundo o especialista, esse é o momento de as escolas mostrarem à comunidade como atravessaram esse momento de maneira sólida

Outro fator importante é um atendimento personalizado às famílias. Com a digitalização dos negócios mais acelerada, prestar um serviço individual é determinante para consolidar novas matrículas. Os gestores também devem disponibilizar visitas pessoais na instituição, e apresentar a estrutura do currículo pedagógico e meios de pagamentos online, por exemplo.

Um bom planejamento escolar também deve incluir uma campanha de matrículas eficiente para captar novos alunos. A campanha de matrícula é a parte em que as matrículas são de fato realizadas, e para isso é necessário operacionalizar as matrículas dos alunos no colégio com preenchimento de formulários, entrega de documentos, pagamentos, entre outras etapas, já que esse é um processo essencial da gestão educacional.

Novas práticas, materiais didáticos, e posturas mais ativas com pais e alunos vão ser cada vez mais importantes a partir de agora. É hora de mudanças significativas em todo o ecossistema escolar e todas as instituições de ensino precisam pensar seu relacionamento de maneira mais estratégica.


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