Estudantes e professores se preparam para se adaptar e encarar as mudanças na carga horária e na dinâmica de formação dos alunos do ensino médio. Além dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os jovens poderão optar por seguir alguns dos itinerários formativos: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e as trilhas formativas voltadas para o desenvolvimento do Projeto de Vida.
A
Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e
estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do
estudante na escola de 800 horas para 1000 horas anuais (até 2022). Foi
definida, ainda, uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple
as habilidades e competências da Nova Base Nacional Comum Curricular e a oferta
de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, como os itinerários
formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e
profissional.
A
mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos os
jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de
hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da
vida em sociedade. O currículo começou a ser implementado progressivamente aos
alunos da 1ª série do ensino médio em 2021. Em 2022, para os estudantes da 2ª
série, e consequentemente, para a 3ª série no ano de 2023.
O
Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos
jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil. Isso é possível na medida em que
possibilita aos estudantes escolher o itinerário formativo no qual desejam
aprofundar seus conhecimentos ou, ainda, em cursos ou habilitações de formação
técnica e profissional.
O
Novo Ensino Médio não exclui disciplinas dos currículos. Ele mobiliza
conhecimentos de todos os componentes curriculares em suas competências e
habilidades e, portanto, torna seu desenvolvimento obrigatório.
Na
carga horária referente aos itinerários formativos, o estudante precisa
escolher uma ou duas áreas de conhecimento da formação geral para aprofundar
seus estudos, ou ainda, a formação técnica e profissional para se aprofundar.
No
Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), o projeto
implementado no Ensino Médio é chamado de Future Skills, e visa desenvolver habilidades
humanas e digitais, cada vez mais exigidas no mundo atual. Os estudantes cursam
disciplinas como pensamento criativo, gamificação, inteligência emocional e
programação, por exemplo. Outro itinerário ofertado por esta unidade é o Hub, no qual os estudantes
dividem-se nas quatro áreas do conhecimento e utilizam-se dos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentáveis da ONU (ODS) para a resolução de problemas
complexos com foco em transformações socioambientais, sempre pensando global e
agindo local.
A
BNCC tem como objetivo tornar a educação brasileira menos desigual e com mais
equidade. Dessa forma, busca reduzir as disparidades, no que tange a qualidade
da educação, encontradas entre os diferentes estados brasileiros.
O
direito de aprender conteúdos e desenvolver habilidades ao mesmo tempo é o eixo
norteador da base, contemplando escolas públicas e particulares. Não se trata
somente das aprendizagens de cada componente, e sim da capacidade de ação e
reflexão críticas, necessárias à prática da cidadania: são os conteúdos das
diferentes áreas do conhecimento a serviço do desenvolvimento de competências e
habilidades.
Prof. Thiago
Cachatori - formado em Geografia, mestre em Educação e Coordenador de Ensino
Médio do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP).
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