A pandemia COVID-19 transformou as experiências de viagem em algo completamente diferente, levando a uma série de mudanças no comportamento dos viajantes que, embora observem alguns aspectos temporários, consolida tendências que prevalecerão futuramente, por exemplo, entre os mais jovens, identificados pela Organização Mundial do Turismo (UNWTO) como "os mais resilientes" durante este período.
Enquanto os millennials ou geração Y (nascidos
entre 1981 e 1995) procuram viver e desfrutar de experiências focadas em
conhecer novas culturas, saborear a culinária local e trocar costumes com
pessoas de todo o mundo, a geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) prefere o
ecoturismo e atividades que lhes permitam conectar-se com a natureza, pois
valorizam o meio ambiente, além de desfrutar de viagens para assistir a
concertos, música e festivais culturais. Entretanto, algo que distingue e une
as duas gerações é que elas são digitais, apaixonadas e aventureiras;
e que após a pandemia a prevenção e segurança farão parte dos requisitos quando
decidirem conhecer um novo destino.
Para obter uma compreensão profunda do comportamento
pós-pandêmico deste segmento a Assist Card, empresa do Grupo Starr Companies e
referência no segmento de seguro-viagem no Brasil, destaca as preferências e
interesses de viagem dos Millenials e da Geração Z :
- Transformação Digital: a Organização Mundial do
Turismo continua a estimular o reinício do turismo baseado na
sustentabilidade e inovação, neste sentido a possibilidade de reservar
hospedagem, transporte ou adquirir assistência de viagem, através de
aplicações tecnológicas que facilitam a escolha e economizam tempo, o que
tornou-se uma necessidade para as novas gerações.
Este tipo de soluções com infraestrutura de ponta
pode ajudar os viajantes onde quer que estejam e a qualquer momento, por
exemplo, quando se trata de validar as certificações sanitárias necessárias
para embarcar em um voo ou fazer o check-in em suas acomodações.
- Experiências locais: viagens rodoviárias para
destinos locais têm sido a principal tendência relacionadas com a pandemia
para os jovens, com foco nas praias e áreas rurais. O atrativo dessas
viagens reside no fato de que elas não envolvem grandes gastos, elas
impulsionam a economia local e proporcionam uma visão da cultura regional
através da música, gastronomia e tradições de cada lugar.
- Turismo sustentável: os jovens adoram estar perto da natureza e cuidar dela em cada uma de suas viagens, por isso os circuitos turísticos que oferecem privacidade são os mais procurados por aqueles que estão planejando uma nova aventura.
Alternativas como o alojamento sustentável na forma
de glamping, o transporte ecológico como o ciclismo e práticas como o resgate
da flora e da fauna ou esportes como o mergulho, e uma forma de corrida na qual
um saco de lixo é carregado para recolher os resíduos sólidos encontrados ao
longo do caminho, tornaram-se as práticas ecológicas mais procuradas entre os
viajantes mais jovens.
- Experiências de trabalho e estudo: experiências que conectam
viagens de trabalho ou estudo com oportunidades de lazer estão ganhando
cada vez mais força; enquanto para a geração Y, já conhecida como nômades
digitais, é cada vez mais comum trabalhar remotamente em destinos de
trabalho; viagens de estudo entre a geração Z, não só lhes permitem enriquecer
sua formação acadêmica e chegar com melhores ferramentas ao mercado de
trabalho, mas também viver uma aventura inesquecível ao conhecer novos
destinos internacionais.
"Como tínhamos vislumbrado meses atrás, o novo
perfil do jovem viajante, mais cauteloso e informado, mostra uma intenção de
deixar a cidade ou o país por motivos de lazer ou estudo, considerando destinos
com baixo custo e que também permitam trabalhar", disse Alexandre Camargo,
Country Manager da Assist Card no Brasil. "Como resultado de uma mistura
de consciência individual e obrigação governamental, a mentalidade deste jovem
viajante reflete uma cultura de prevenção mais sólida, exigente e consciente da
saúde, e é por isso que nós na Assist Card procuramos fornecer assistência abrangente,
atendendo às novas necessidades que possam surgir como resultado da
pandemia", acrescenta o executivo.
Embora as novas variantes e a terceira onda da
COVID-19 em algumas partes do mundo ainda tenham um impacto nas restrições de
viagens internacionais, caracterizadas pela incerteza, as mudanças no
comportamento dos viajantes estão consolidando as preferências e interesses dos
viajantes mais jovens como as tendências que marcarão a reativação do setor de
turismo.
Assist Card
https://www.assistcard.com/br
Nenhum comentário:
Postar um comentário