Todos os temas citados são tratados nas aulas teóricas. No CFC, seja na modalidade presencial ou EAD, o aluno têm no total 45 horas de aprendizagem para ter as respostas na ponta da língua
Está preparado para encarar as questões mais difíceis do exame teórico para obter a CNH? O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) reuniu uma lista com as dez perguntas em que os condutores apresentam mais dúvidas na prova teórica. Para respondê-las, é necessário que os candidatos possuam conhecimentos em direção defensiva, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito, mecânica e meio ambiente. (Top 10 abaixo).
Todos os
temas citados são tratados nas aulas teóricas. No CFC, seja na modalidade
presencial ou EAD, o aluno têm no total 45 horas de aprendizagem. A prova do
Detran.SP é dividida em 30 questões objetivas, de múltipla escolha, com apenas
uma resposta correta. As perguntas são distribuídas proporcionalmente ao número
de aulas de cada conteúdo no curso teórico. São 12 questões de legislação
(incluindo infrações e sinalização), dez de direção defensiva, três de
primeiros socorros, três de cidadania e meio ambiente e duas de mecânica
básica. Para ser aprovado, é preciso acertar pelo menos 70%
das perguntas (ou seja, 21).
”Queremos
garantir o conhecimento necessário para capacitar o motorista e
consequentemente contribuir para um trânsito mais seguro. A dedicação ao
aprendizado teórico, assim como ao das aulas práticas, reflete em um trânsito
melhor, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.
O candidato
pode estudar para a prova teórica de forma digital pelo portal do
departamento, por meio de um simulado online no link: www.detran.sp.gov.br/simulado
ou também pelo aplicativo Simulado Detran.SP, disponível pelas plataformas
Android e IOS.
“O banco de questões do Detran.SP é elaborado para avaliar a noção de risco que o candidato possui. Não é uma prova ‘decoreba’ e o objetivo não é saber os nomes das placas, mas a atitude que se tem diante delas para se antecipar com condutas seguras no trânsito, explica Rosana Nespoli, gerente da Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran.SP .
Preparado para testar o seu conhecimento? Confira:
Questão 1: Há curvas em que a pista é mal construída e possui sobrelevação negativa (ligeira inclinação para o lado de fora da curva). Essa condição adversa exige do condutor a redução da velocidade e um maior esforço para manter o controle do veículo. Agindo dessa forma, o condutor evita o risco de:
A - deslocamento do veículo para a contramão da via
devido à força centrífuga não compensada pela pista
B - estouro do pneu traseiro em razão do esforço exigido e do
aumento da aderência ao pavimento da pista
C - derrapagem do veículo em razão da perda total de aderência
entre os pneus e o pavimento da pista
D - perda total do sistema de freios devido ao superaquecimento dos seus componentes internos
Questão 2: As motocicletas em movimento são difíceis de ser percebidas no trânsito pelos motoristas; portanto, um comportamento considerado inadequado por parte do condutor do veículo é:
A - sinalizar com antecedência sua intenção de mudar de faixa, além
de olhar nos espelhos retrovisores
B - prestar atenção ao ruído do motor ou à luz do farol das motos
antes de mudar de faixa ou de direção na via
C - observar constantemente a presença de
motos, utilizando os espelhos retrovisores interno e externos
D - mudar bruscamente de faixa sem utilização da seta; afinal, a
preferência é sempre dos carros
Questão 3: Entre as afirmativas a seguir, identifique aquela que pode ser considerada como correta:
A - as lâmpadas queimadas das lanternas de posição traseira não são
importantes para a segurança no trânsito
B - os sulcos dos pneus, com profundidade mínima estabelecida pela
legislação, facilitam o escoamento da água empoçada na pista e, com isso,
melhoram a aderência dos pneus
C - a utilização de película protetora nos vidros do veículo amplia
o ângulo de visão do condutor e reduz os "pontos cegos" ao dirigir
D - o nível de fluido dos freios, abaixo dos limites mínimos recomendados pela especificação técnica do veículo, não constitui fator de risco de acidente
Questão 4: A velocidade máxima permitida
em rodovias de pista dupla, nas quais não exista sinalização regulamentadora, para
automóveis, camionetas e motocicletas, é de 110 km/h e para os demais veículos
é de?
A - 110 km/h
B - 70 km/h
C - 80 km/h
D - 90 km/h
Questão 5: A velocidade mínima permitida em vias
arteriais nas quais não exista sinalização regulamentadora é de
A - 20 km/h
B - 30 km/h
C - 50 km/h
D - 40 km/h
Questão 6: Em caso de acidente de trânsito com vítima(s), podemos dizer que primeiros socorros são:
A - as providências tomadas no local, iniciais e temporárias, até a
chegada de socorro
B - o pronto atendimento da(s) vítima(s) em substituição às equipes
da saúde
C - as ações que só podem ser realizadas por equipes profissionais
D - procedimentos de competência exclusiva de
médicos no local do acidente
Questão 7: Condutores com idade com idade igual ou
superior a 50 (cinquenta) anos e inferior a 70 (setenta) anos deve renovar o
exame de aptidão física e mental (médico)
A - de 5 em 5 anos
B - de 3 em 3 anos
C - de 4 em 4 anos
D - de 2 em 2 anos
Questão 8: Em via com velocidade máxima de 60 km/h, qual
a distância mínima para iniciar a sinalização de acidente ocorrido durante o
dia, com pista seca?
A - a 80 metros do veículo ou, aproximadamente, 80 passos
B - a 100 metros do veículo ou, aproximadamente, 100 passos
C - a 60 metros do veículo ou, aproximadamente, 60 passos
D - a 40 metros do veículo ou, aproximadamente, 40 passos
Questão 9: A distância percorrida pelo veículo do momento em que o condutor tira o pé do acelerador e o coloca sobre o pedal do freio é denominada:
A - distância de reação
B - distância de frenagem
C - distância de seguimento
D - distância de parada
Questão 10: Quando o motorista estacionar junto de hidrantes de incêndio devidamente identificados, terá como medida administrativa (CTB Art. 181, inciso VI)
A - recolhimento da CNH
B - recolhimento do CRLV
C - retenção do veículo
D - remoção do veículo
Gabarito:
1: A, 2: D, 3: B, 4: D, 5: B, 6: A, 7: A, 8: C,
9: A, 10: D
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