Pesquisa revela o hábito do consumo de vestuário no Brasil
De um total de 195 países, o Brasil tem
o nono maior mercado de roupas e acessórios no mundo. Considerando somente os
países emergentes, o Brasil fica em quarta posição, só atrás da Rússia, Índia e
China.
É o que releva um estudo divulgado pela
plataforma de descontos CupomValido.com.br que reuniu dados da Statista,
sobre o consumo de vestuário no Brasil.
Segundo a pesquisa, o estado de São
Paulo é o que mais gasta com roupas e acessórios, com um gasto quase quatro
vezes maior que o segundo colocado. Um dos principais motivos que explica esta
diferença, é que o estado de São Paulo é o estado mais populoso, com cerca de
22% do total de habitantes do Brasil. O estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro
ficam na segunda e terceira posição, com 10% e 7% respectivamente.
Preferência de compra pelos brasileiros
A Lojas Renner é a maior loja de
vestuários do Brasil, com R$9 bilhões em volume de vendas. Além de atuar no segmento
de vestuário adulto, a Lojas Renner também atua com a marca Youcom para público
mais jovem, e a marca Ashua no segmento de plus size. C&A fica na segunda
posição, com R$5 bilhões em vendas. E Alpargatas, dona da Havaianas, Osklen e
Dupé, fica na terceira posição com R$3 bilhões em vendas. Seguido pela Lojas
Marisa e Beira Rio, ambas com R$2 bilhões em volume de vendas.
Apesar do recente crescimento e da
adoção da compra online, grande parte dos brasileiros ainda tem preferência
de comprar vestuários em lojas físicas. Segundo a pesquisa, 79% dos brasileiros
preferem comprar nas lojas físicas, contra 17% pela internet e 3% através da
venda direta.
Um dos principais problemas enfrentado
na compra online ainda é a falta da padronização dos tamanhos e numeração.
Uma alternativa encontrada pelos e-commerce, é a adoção de políticas de
troca grátis, a fim de minimizar este problema.
Fatores decisivos para escolha de uma
loja
O que chama a atenção é que os
brasileiros são muito sensíveis aos preços. Possuir preços baixos é o fator
número um para a escolha do consumidor de uma determinada loja, com 38% da
preferência. A variedade e a qualidade dos produtos, são o segundo e terceiro
fatores mais importantes. Por fim, o serviço pós-venda e possuir bons descontos,
também são levados em consideração para a escolha.
De acordo com a distribuição
socioeconômica, as classes B e C (classes com renda entre R$3.085 e R$5.642)
são as que mais gastam com roupas, com 31% e 21% respectivamente. A classe D
(com renda acima de R$720), fica em terceira posição, com 16% do consumo total.
Fonte:
Statista, Cupom
Válido
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