Mesmo em meio a uma extensa crise financeira e agora agravada por uma crise sanitária, o Brasil registra recordes nos números de novas empresas abertas no País.
Que o povo brasileiro não desiste
nunca nós já sabemos, além de um apetite voraz para empreender. Digo isso
porque a última década pode ser conhecida como a década do empreendedor, visto
o elevado número de CNPJs abertos no País mesmo em meio a uma grave crise.
É verdade que a pandemia penalizou em
larga escala os comércios e por consequência resultou um estrondoso número de
falências e fechamentos de estabelecimentos. Porém, diante de dificuldades, o
brasileiro conseguiu enxergar novas oportunidades, e é assim que geralmente
surgem novos negócios, na soma de necessidade e oportunidade.
E quem nunca sonhou em ter seu
próprio negócio? Garanto que a maioria de nós sonha ou já sonhou em empreender,
mas para alguns, a falta de conhecimento, excesso de regulamentação e até o
medo compõem um cenário perfeito de incertezas.
Empreender no Brasil exige coragem
semelhante a de um gladiador. Vencer as barreiras da burocracia e encarar o
Custo Brasil exigem persistência e resiliência, e é justamente aí que o
brasileiro se dá bem! O brasileiro não desiste nunca!
Com o avanço da pandemia, a perda de
postos de trabalho e consequentemente da renda, muito aproveitaram a situação
para colocar em prática os sonhos e desejos que estavam de alguma maneira
adormecidos. E o fim da zona de conforto financeira foi o despertar do que
podemos chamar de: A era do empreendedor.
Todo mundo pode e deve aproveitar
esse momento para se reinventar e tirar os sonhos do papel, mas é importante se
planejar para que o tão esperado sonho não acabe se tornando um pesadelo, e
para isso, devemos nos atentar em alguns pontos durante a elaboração e a
execução do projeto.
Se pudermos seguir um passo a passo,
sem dúvida nenhuma o primeiro será a definição do modelo de negócio, buscando
entender qual solução sua empresa traz para o mercado e quem são os seus
consumidores, para então definir se o novo negócio será Físico, Digital ou
Híbrido, definindo o local de abrangência que a empresa atuará, bem como a
programação financeira inerente, os custos com marketing para aquisição dos
novos clientes, enfim, todas as ações necessárias para alavancar o
empreendimento.
Após isso, devemos levantar os custos
de investimento e definir as etapas do negócio, programando o aporte dos
valores nas datas corretas para que não falte dinheiro na hora de cobrir os
custos com obras e aquisição de equipamentos, caso necessário.
Se você quer empreender, mas não
possui todo dinheiro aqui, vai uma dica: planificar os gastos e mensurar os
custos ajudam a projetar o caixa futuro. Para complementar a verba que tem
disponível, você poderá buscar um empréstimo a ser liquidado com base no seu
fluxo de caixa futuro. E lembre-se de deixar uma margem de segurança financeira
para caso algo que tenha sido programado não saia como o planejado. Afinal,
abrir um empreendimento não é uma receita de bolo e muitas variáveis podem
alterar a programação anteriormente feita.
Até aqui falamos sobre procedimentos
que dependem exclusivamente do empreendedor, mas não são somente eles que vão
fazer o novo negócio alcançar o sucesso. Com sua empresa aberta, outras
demandas surgirão e sua empresa precisará de novos parceiros. Nesse sentido é
muito importante uma boa assessoria de contabilidade para que o novo CNPJ
esteja sempre regularizado e com os tributos em dia. Apesar de ainda haver uma
falsa idéia de que pagar imposto é ruim para empresa, a verdade é que cumprir
as obrigações tributárias, além de deixar a empresa em dia com o fisco, também
permite abertura de crédito em instituições financeiras, comprovando o
faturamento do negócio e abrindo crédito para investimentos e crescimento.
Lembre-se de que muito mais do que
uma boa idéia, gerir uma empresa exige persistência. Muitas vezes não vai dar
certo, até que uma dará. Tenha conhecimento sobre seu negócio e nunca inicie um
empreendimento sem uma programação financeira. Isso te colocará em um patamar
de segurança que a grande maioria não tem, elevando as chances de êxito do seu
negócio e te tornando um verdadeiro empreendedor de sucesso.
Caio Mastrodomenico - CEO da Vallus
Capital. Pós-graduado em Mercado Financeiro e de Capitais e analista político e
econômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário