Ronaldo Bahia, CEO e fundador da JobConvo, lista quais medidas de employer branding ajudam empresas a serem mais atrativas profissionalmente;
As empresas passaram a investir em ações de employer branding a
fim de fortalecer sua marca empregadora e atrair bons talentos e pessoas mais
engajadas. Estas ações, que vão desde plano de carreira e remunerações
vantajosas à atividades que visam o bem-estar físico e mental dos
colaboradores, consistem em criar uma imagem mais confiável e sólida da
companhia no mercado de trabalho.
De acordo com Ronaldo Bahia, CEO e fundador da JobConvo (www.jobconvo.com) –
startup de recrutamento, seleção e admissão digital por meio de inteligência
artificial, as ações de employer branding ajudam a desenvolver e criar equipes
de alta performance e mais e mais engajadas. “Nos últimos meses, diversas
empresas passaram a investir ainda mais em employer branding e adotaram medidas
positivas à rotina das equipes que surtiram efeito na saúde da empresa. Com a
pandemia, a digitalização também obrigou as companhias a tomarem decisões
inéditas, revendo planos de carreiras, criando novos benefícios - como o
auxílio home-office - e até mesmo revendo a forma de contratar e treinar seus
colaboradores”, comenta Ronaldo.
O tema está em evidência e será um dos destaques no HR Impact, evento em
inovação para RH que acontecerá em novembro, promovido pela startup. Para
inspirar empresas, o especialista traz algumas ações que empresas devem adotar
para fortalecer sua marca empregadora no mercado.
1 – Objetivo
É fundamental ter estabelecido quais sãos os valores e princípios
da empresa e o propósito que a mesma tem no mundo e assim traçar uma estratégia
que esteja alinhada aos objetivos definidos pela empresa. Conhecer e entender
bem o propósito da companhia, em médio e longo prazo, abre mais possibilidades
aos gestores de encontrarem os profissionais que vão agregar à marca.
2 – Comunicação
Para que todas as ações atinjam os objetivos almejados é
importante prezar pela boa comunicação com a equipe. De forma eficaz e clara é
importante que a companhia comunique-se com os seus colaboradores, a fim de
ouvi-los e trocar experiências e ideias que causem impacto positivo no
desenvolvimento da empresa.
3 – Perfil
Identificar as necessidades da empresa e o tipo de funcionário que
atenda estas características, são ações que contribuem com o aumento da
produtividade e entrega do time.
4 – Valorização
Entender as pretensões que a equipe tem com a empresa e
identificar o que a companhia pode fazer para agregar valor e satisfazê-los é
importante, dessa forma o colaborador vai entender que seus esforços tem um
sentido e este terá mais vontade de permanecer na companhia.
5 – Ambiente
Mesmo que à distância, é possível proporcionar aos colaboradores
um ambiente de trabalho mais leve e acolhedor, indicando que a companhia
entende suas dificuldades e está à disposição para ajudá-los. Dessa forma a
equipe sentirá mais prazer em fazer parte do time e entregar os desafios e
metas estabelecidos.
JobConvo
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