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Especialista em
Varejo Digital do Centro Universitário Internacional Uninter orienta sobre o
modelo de negócio
Um
shopping center convencional é um local físico onde compradores encontram
infinitos tipos de vendedores. Mas, e no mundo virtual?
Assim
como nos ambientes físicos, no espaço virtual esses shopping centers também
existem, e têm o nome de marketplaces. Espaços em que
compradores também encontram vendedores, mas a nível mundial. O modelo de
negócio surgiu no Brasil em 2012 e é o principal canal de vendas na internet,
com a preferência de 52% das empresas (segundo pesquisa do Sebrae de 2018).
Os
maiores marketplaces do Brasil são: Mercado Livre, Amazon, B2W
(Americanas, Submarino e Shoptime), Carrefour, Magazine Luiza, Netshoes,
Saraiva e Walmart.
Com
a pandemia do novo coronavírus, muitos empreendedores voltaram os olhares para
esses espaços virtuais, mesmo conhecendo pouco sobre o tema. Para orientar
essas pessoas, o coordenador dos cursos de Varejo Digital e Gestão Comercial do
Centro Universitário Internacional Uninter, Elizeu Barroso Alves, listou cinco
dicas para quem quer começar a vender nesses ambientes.
1 – Diferencial
Toda
empresa deve conhecer os seus diferenciais e deixá-los claro para os clientes. Por
exemplo: frete grátis, preços promocionais, variedade ou exclusividade de
produtos.
2 – Imagem
Uma
imagem vale mais do que mil palavras. Isso se aplica e muito nos marketplaces.
Os consumidores devem ter a capacidade de olhar as fotos e identificar a
riqueza dos detalhes, bem como usar a ferramenta de zoom. Invista em fotos com
alta qualidade e grande variedade. Lembre-se: quanto maior a exposição, maiores
as chances de os consumidores adquirirem o produto.
3 – Descrição dos produtos
Produtos
com maiores detalhes nas descrições e ficha técnica tendem a aumentar o
interesse dos consumidores, que, inclusive, utilizam os dados como forma de
comparação. Com uma boa descrição, você ganha visibilidade. Um bom anúncio pode
ser a chave do sucesso.
4 – Frete
O
consumidor achou um produto bacana, a um preço bom. Porém, na hora de fechar a
compra ele se depara com o valor do frete, fica assustado e vai embora. Ou
então, o valor do frete é agradável, porém o prazo é extenso. Lembre-se que em
um marketplace
haverá empresas vendendo os mesmos produtos que você, e muitas vezes dos mesmos
fornecedores. Uma estratégia de frente sempre é um bom diferencial. Faça uma
análise da média dos prazos e preços de seus concorrentes e apresente aos
clientes mais opções.
Por
exemplo, é sabido que, quanto mais rápido, maior é o valor do frete. Torne essa
questão atrativa e trabalhe com frete grátis quando possível, principalmente se
o consumidor comprar muitos produtos.
5 – Capriche no atendimento
ao cliente
Quando
você vai a um shopping center e é mal atendido, você dá meia volta e entra na
loja ao lado. No marketplace ocorre o mesmo, porém em tamanho exponencial.
Elabore anúncios criativos que cativem os consumidores. Responda quando eles
entram em contato e faça uma pesquisa de satisfação após a entrega. Assim, será
possível conquistar boas avaliações e elogios.
Alves
ainda faz um alerta: “além de todos esses passos, para ter sucesso em um marketplace,
aumentar a visibilidade da empresa e realizar bons negócios, é
necessário planejamento”.
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