Consultor da Page Executive
aponta as melhores práticas para lideranças após transformações no mercado de
trabalho decorrentes da pandemia de coronavírus
Em função da pandemia de coronavírus e da
renovação das estratégias de planejamento das empresas, o home office tem sido
uma alternativa para garantir a continuidade das operações, ao mesmo tempo em
que resguarda a saúde e o bem estar dos colaboradores, impactando na
produtividade, na economia de recursos e na gestão de pessoas. Por outro lado,
as lideranças e os profissionais de todas as áreas e hierarquias passaram a
vivenciar o incerto e a ter de superar grandes desafios.
Para garantir bons resultados, o novo modelo
de trabalho também exige novas formas de gestão, que sejam capazes de engajar
seus times à distância, de manter canais de comunicação ativos e transparentes,
de assumir a fragilidade do momento e, principalmente, de confiar e prezar por
suas equipes.
Segundo Ricardo Basaglia, diretor-geral da
Page Executive, unidade de negócio do PageGroup especializada em recrutamento e
seleção de executivos para alta direção (o chamado “C-Level”), a pandemia e a decorrente situação de crise pode
ser mais uma oportunidade para evoluirmos como sociedade, como empresas e como
profissionais, que precisam trabalhar cada vez mais a autonomia e a
autorresponsabilidade para que todos cumpram com suas responsabilidades. “De
modo geral, o fato é que as lideranças vão precisar evoluir e, com isso, o
mercado de trabalho também progride. É preciso manter o olhar humano. Quando
tudo chegar ao fim, talvez as equipes não se recordem de todas as instruções e
projetos realizados, mas com certeza todos se lembrarão como os fizeram se
sentir".
Confira abaixo cinco recomendações do
consultor para o bom desempenho dos papéis de liderança durante períodos de
instabilidade:
- Considere todos os stakeholders para a tomada de decisões
Em primeiro lugar, todos os líderes devem
saber equilibrar as cobranças dos times, dos acionistas e dos fornecedores para
estarem aptos a tomarem as melhores decisões. É natural que, em um primeiro
momento, as maiores preocupações estejam centradas nas finanças da empresa,
afinal, é com isso que empregos serão protegidos. No entanto, qualquer medida
que não leve em consideração todos os grupos, pode desestabilizar a corporação.
Todos os pontos de contato devem estar alinhados para que as deliberações sejam
efetivas. Em um momento desafiador como o que estamos passando, é preciso
engajamento.
- Esteja preparado para todas as etapas que times remotos enfrentarão
Líderes de times remotos têm grandes
desafios. No primeiro momento, a equipe considerará trabalhar de casa legal. É
novo, diferente e mais cômodo. Mas é muito importante saber que essa fase
passará. Com o decorrer das semanas e possíveis casos de suspeita ou infecção
de familiares ou de pessoas próximas, haverá uma preocupação crescente com a
saúde e a desestabilização psicológica, também decorrente do enclausuramento
forçado. Os colaboradores ficarão com medo de perderem seus empregos, a
preocupação financeira surgirá e vamos acabar em uma situação de pessimismo
generalizado. É hora de engajamento total. Estabeleça conversas frequentes e
honestas com seu time. Mantenha a boa energia e evite ao máximo as opiniões
pessoais ou ser levado por emoções. Precisamos esclarecer fatos e dados e
seguir à risca as regras e recomendações dos governos e órgãos de saúde para
evitar expor os profissionais e garantir a satisfação com as atitudes tomadas
pela empresa.
- Entenda as políticas da empresa
Como líder, é importante ser referência no
estabelecimento de normas e recomendações da empresa. Mesmo que não tenha
certeza das decisões que precisará tomar e das informações que levará ao time
durante o momento de incerteza, não deixe de manter contato e esclarecer o
momento atual com as pessoas. Embora seja importante demonstrar que não temos
todas as respostas prontas, a liderança nunca deve desaparecer. Se não mantiver
a equipe atualizada, informações desencontradas podem surgir e afetar os
negócios.
- Crie uma equipe para lidar com ondas de informações
Uma quantidade enorme de informações sobre a
pandemia e as consequentes crises é distribuída diariamente nas empresas. Por
isso, é importante criar uma equipe para o gerenciamento do tema, que possa
monitorar e dar retornos rápidos em relação aos acontecimentos internos. O
ideal é que pelo menos um colaborador de cada área relevante para o
funcionamento da corporação, como Recursos Humanos, Finanças, Atendimento ao
Cliente, entre outros, faça parte do grupo, viabilizando diferentes olhares e
novas soluções para os problemas.
- Estabeleça metas e confie no time
Defina metas para que as pessoas possam
trabalhar remotamente e dê votos de confiança. Nota-se que há uma necessidade
constante de estar próximo para conferir se as pessoas estão trabalhando mas,
nos momentos em que não há essa possibilidade, é preciso alterar a forma de
gestão e confiar no time. Continue acompanhando o desempenho de cada um.
Estabeleça uma relação diária e deixe claro tudo o que será preciso fazer para
estar no caminho certo. Não se esqueça que todos estão no mesmo barco e que a
humanidade é necessária para passarmos pelo momento. No início das reuniões,
comece perguntando como todos estão, mostre cuidado com as pessoas. Confira se
todos têm a infraestrutura necessária para trabalhar e se precisam de algo.
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