Empresas que
vendem itens básicos como alimentos, remédios e serviços veterinários resistem
à crise do novo Coronavírus e devem ter cuidados redobrados
Com mais de 2,5 milhões de pequenos negócios, o
setor do varejo enfrenta uma das maiores crises da história, em virtude da
expansão da Covid-19 no país. Mesmo com o decreto federal que determinou o
fechamento de muitos desses estabelecimentos comerciais, existe um grande
número deles ainda funcionando, autorizados pelos governos estaduais e
municipais por abastecerem a população com itens básicos como alimentos,
remédios, dentre outros de extrema necessidade.
Preocupado com esses negócios que estão em atuação,
o Sebrae preparou uma série de dicas para os pequenos negócios que ainda
permanecem abertos ao público. O gerente da Unidade de Competitividade do
Sebrae, César Rissete, enfatiza que o cenário atual é inédito, inesperado e
requer todos os cuidados para conter a crise. “É um momento de alerta geral em
todo o mundo, especialmente para os negócios que estão em funcionamento. Os
empreendedores que tiverem dúvidas não podem hesitar em pedir ajuda, o Sebrae
está totalmente mobilizado para atender às demandas”, alertou.
Confira as dicas elaboradas
para aqueles comércios que estão em funcionamento:
1º Proteja sua equipe: nesse momento de grande propagação do Coronavírus, é importante que
todos os funcionários disponham de matérias de proteção, como álcool em gel,
máscaras e luvas. Além disso, faça reuniões reforçando a necessidade de que
sejam mantidos cuidados redobrados com a higiene pessoal. Seja o mais didático
possível. A saúde da sua equipe é fundamental também para a saúde do seu
negócio.
2º Reinvente seu negócio: caso ainda não trabalhe com vendas online e delivery essa é a hora de
implementar o serviço. Uma comunicação direta e objetiva nas redes sociais será
fundamental para divulgar a novidade. Inspire-se em casos de sucesso.
3º Inove dentro da crise: reveja o horário de funcionamento do seu estabelecimento comercial. A
depender do movimento de clientes, você pode estender o horário de
funcionamento e controlar quantas pessoas fazem as compras para evitar
aglomerações. As filas também devem respeitar a distância mínima de 2 metros
entre as pessoas. Outro ponto importante: os clientes precisam perceber que os
cuidados necessários estão sendo tomados no seu negócio. A confiança é
fundamental para a fidelização.
4º Reveja seus gastos fixos: é possível que seu faturamento não seja afetado, de acordo com o
produto que é vendido, porém o momento pede uma revisão nos gastos fixos. Corte
o que for dispensável nesse momento.
5º Renegocie: muitas instituições financeiras já estão abertas a renegociação de
prazos, taxas e juros. Procure um gerente especializado e analise as propostas.
Veja a possibilidade de negociar prazos de aluguel e demais gastos.
6º Procure ajuda
especializada: o Sebrae, governo e demais instituições de apoio
ao microempreendedor estão mobilizados para atender os casos específicos.
Procure ajuda, informação e soluções com fontes oficiais. Há uma página com
notícias, vídeos e casos inspiradores aqui. No Portal do Sebrae, por exemplo,
todos os cursos online são gratuitos.
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