Em
tempos incertos de trágico afastamento social e isolamento domiciliar, um dos
setores econômicos que mais sofre com as medidas de prevenção e contenção do
Covid-19 é o Turismo. Estamos falando de um setor responsável por cerca de 10%
do Produto Interno Bruto Mundial e que de forma imediata praticamente parou. O
setor passou a assumir diretamente as conseqüências do fechamento dos
aeroportos e das fronteiras mundo afora. Sofre com a abrupta interrupção do seu
fluxo normal, com o congelamento das vendas e com o enfrentamento dos
cancelamentos generalizados em toda a sua cadeia produtiva.
Ainda
é incipiente pensar em alternativas que solucionem os problemas do setor, no
entanto, destaca-se em meio a tantos desafios o surgimento de um movimento de
conscientização direcionada aos consumidores. Em todo o mundo existem campanhas
de informação sobre a crise enfrentada pela propagação da pandemia no Turismo
desde o inicio de 2020, quando surgiram os primeiros casos da doença. A
Organização Mundial do Turismo (OMT) agência vinculada a Organização das Nações
Unidas para o Turismo, tem disseminado campanhas de conscientização na cadeia
turística em larga escala. No Brasil, iniciativas semelhantes surgiram com a
Associação Brasileira das Agencias de Viagens e tem se propagado a todos os
envolvidos no turismo. A proposta caminha em consonância com a OMT que tem a
intenção de levar ao conhecimento do público as conseqüências negativas do
cancelamento das viagens e a orientação de promover a remarcação dos serviços
já adquiridos.
A
idéia central é informar amplamente o consumidor sobre a importância das
viagens já compradas ou planejadas para que o setor consiga superar a crise.
Neste sentido, qualquer cancelamento dos serviços turísticos já adquiridos gera
sérias consequências para toda a cadeia produtiva comprometendo diretamente o
futuro do setor. Com esta ação, os empresários esperam sensibilizar o viajante
sobre o momento crítico que o setor enfrenta e o cenário de desafios que deverá
ser encarado em breve.
Mais
uma vez a informação se configura como uma aliada fundamental para o
enfrentamento do momento. A informação sobre a REMARCAÇÃO das viagens em
detrimento ao cancelamento é um apelo a sensibilização dos turistas em ampla
escala. Neste sentido, ações imediatas já foram tomadas pelas companhias aéreas
com a isenção de custos para remarcação das passagens nacionais ou
internacionais, outros setores trabalham na mesma orientação. Os ajustes de
datas e a dilatação dos prazos de remarcação para até um ano são providenciais
para que as pessoas aguardem a passagem do estado de emergência e sigam se
protegendo adequadamente neste período.
Frente
a tantas adversidades ainda é complicado vislumbrar ações positivas, mas elas
surgem em todo o mundo. Em um momento como este, se observa como máxima a
participação coletiva e o espírito solidário inerentes do ser humano e que por
inúmeras razões foram sendo desprezadas ano após ano, geração após geração.
Enquanto acompanhamos os esforços dos organismos sanitários e de saúde para
contenção dos casos da doença, o espírito de fortalecimento comunitário tem
demonstrado que a base da informação e da empatia pode gerar uma comunicação
mais assertiva e solidária.
A
comunidade do setor segue encorajando os empresários a enfrentar as
dificuldades e buscar soluções conjuntamente. Que tenhamos serenidade para
enfrentar juntos o desafio da saúde e da sobrevivência e que estejamos
fortalecidos e engajados para agir na reciprocidade e no respeito amplo aos
recursos do planeta e com o outro.
Grazielle Ueno Maccoppi
- Coordenadora dos cursos de Gestão de Turismo e Gestão Empreendedora de
Serviços do Centro Universitário Internacional Uninter.
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