Levantamento
realizado pelo Compre&Confie compara os meses de fevereiro e março com o
mesmo bimestre do ano passado; volume chama a atenção até mesmo quando
comparado às vendas de demais itens de saúde
O coronavírus provocou perdas em diferentes setores
desde a sua chegada ao país, mas um deles tem obtido excelentes resultados em
meio à pandemia: o e-commerce. Um levantamento realizado pelo
Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce,
mostra que 13 milhões de compras online foram realizadas entre 24 de fevereiro
e 18 de março, alta de 30,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O
aumento gerou R$ 5,56 bilhões em vendas, número 28% maior do que o registrado
no mesmo período de 2019.
Diferentes produtos têm sido comprados via
e-commerce nesse período, mas um deles é destaque em todo o país: o álcool em
gel. No mesmo período analisado, as vendas do produto tiveram aumento de 4764%
em relação ao mesmo período do ano anterior e o faturamento com o item cresceu
4974%.
O crescimento chama a atenção até mesmo quando
comparado a outros produtos de saúde: entre fevereiro e março, o volume de
compras de Nebulizadores e Inaladores cresceu 553% e, o faturamento, 900%. As
vendas via e-commerce de Luvas Cirúrgicas tiveram aumento de 174% e o
faturamento do item cresceu 119% no período, por exemplo.
“Em um cenário sem a COVID-19, a categoria de saúde
não é uma das mais expressivas no e-commerce. Moda e Acessórios ocupa o lugar
de destaque em volume de pedidos e Eletrônicos e Telefonia movimentam quantias
significativas em faturamento. O que estamos vendo é uma inversão desses
papéis, com itens destinados à prevenção do coronavírus sustentando em grande
parte o crescimento do e-commerce no país. Essa é uma tendência que deve
continuar pelos próximos meses e que estamos acompanhando de perto”, destaca
André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.
Nos meses fechados de fevereiro e março, o segmento
de Saúde registrou alta de 65% no volume de compras realizadas durante os meses
de fevereiro e março, na comparação com o mesmo bimestre do ano anterior.
Considerando o mesmo recorte, Beleza e Perfumaria vem em seguida, com
incremento de 57%.
Ao mesmo tempo, categorias que habitualmente geram
bons resultados registraram queda significativa no período: Câmeras, Filmadoras
e Drones tiveram baixa de 47% no volume de compras, Games sofreram redução de
35% e Eletrônicos, de 18%.
Em faturamento, o setor de Saúde registrou alta de
111% em fevereiro e março deste ano quando comparado aos mesmos meses de 2019.
O segmento de Beleza e Perfumaria teve incremento de 83% e, novamente, setores
como Câmeras, Filmadoras e Drones (-62%), Games (-37%) e Eletrônicos (-29%)
registraram baixa.
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