O jornalista e influenciador digital Raphael
Correa aponta os principais passos para desenvolver posts de sucesso e aumentar
o engajamento
Com o anúncio do fim dos números explícitos de
curtidas e comentários no instagram durante a conferência F8 de 2019, ficou
claro que empresas e pessoas que trabalham com a rede social mais utilizada do
mundo vão precisar adaptar sua forma de gerenciar e gerar conteúdo. Os testes já
foram iniciados no Canadá com usuários selecionados.
Os números, por mais precisos que sejam em
métricas, poderão ser substituídos por algo que já é avaliado, mas que terá
ainda maior relevância em análise de dados: o conteúdo gerado. Afinal, a
principal motivação do novo sistema é gerar conteúdo de maior valor e focar na
inte
ração em si, não em números.
Para desenvolver um conteúdo inteligente e de
valor para os seguidores, alguns passos devem ser seguidos, para criar um post
de forma profissional e atrativa.
1-
Conheça seu público
Esta é a ideia primordial de qualquer ação de
comunicação. Para que você gere conteúdo, precisa saber para quem ele será
destinado. Isso vai ajudar a definir assuntos e linguagem. A ideia é que seus
posts gerem interesse na persona que você definiu como leitora, quem você
pretende atingir.
2-
Seja objetivo
Estamos na era das imagens. Conteúdo relevante é
sempre interessante, mas nem todos estão dispostos a ler grandes textos. Sem
enrolação. Seja objetivo e diga de forma direta e clara a mensagem que você
quer passar. Esta é uma dica, inclusive, essencial quando falamos de títulos e
subtítulos. Assim, nenhuma informação será perdida e seu leitor será 100%
contemplado pelo conteúdo.
3-
Promova engajamento
Escrever por escrever não adianta muita coisa.
Engajar é a palavra-chave de qualquer rede social. Seu público quer se conectar
a você. Sendo ele composto por humanos como você, deixe que sua plataforma
tenha maior humanização possível. Converse, responda, ouça críticas...
interaja. Afinal, pessoas não são apenas números, elas são o combustível que
mantem sua rede social viva e funcional.
4-
Mantenha um padrão
Se sua mídia é usada para um objetivo, foque
nele. Mantenha uma agenda de postagens que condicionem seus seguidores a saber
quando terão novo conteúdo para conferir. Dessa forma, você terá criado um
vínculo temporal com seu público. Assim serve para os assuntos e a linguagem
que você definiu. Siga a mesma linha e mostre que você não está perdido e sabe exatamente
com quem está falando.
5-
Mostre
conhecimento no seu nicho
Entender o universo no qual seu público está
inserido é fundamental. Isso vai ajudar a buscar diferentes formas de comunicar
sobre um leque de assuntos que compõem o meio no qual ele está inserido. Não
fale apenas de você ou do seu produto/serviço. Fale sobre tudo aquilo que faça
parte do dia a dia deles e mostre como você pode ajudar e agregar valor ao que
ele já conhece.
Dica bônus: Palavras-chave
Antes de produzir qualquer conteúdo, dê uma
conferida em quais as palavras-chave do assunto estão sendo mais buscadas no
google. Assim, seu texto, seja em que plataforma for, você vai estar
estimulando a promoção orgânica (não-paga) do que você produz no ranqueamento
do google. Use essas palavras em seu conteúdo de forma estratégica, sempre com
foco em quem você quer atingir.
Raphael Correa - jornalista e especialista em
marketing de influência e conteúdo. Carioca, é hoje morador de São Paulo, onde
presta serviços de consultoria de imagem e relações públicas para outras
empresas. Influenciador digital há dois anos, atinge seus 50 mil seguidores,
mantendo alto padrão de engajamento para o nicho masculino e jovem nas áreas de
entretenimento, moda e beleza.
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