Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de maio de 2019

GOLPE DO EMPRÉSTIMO


Consultor financeiro dá dicas para consumidor brasileiro não ser enganado


Consultor financeiro e autor do livro "Conquiste Mais", Guilherme de Almeida Prado - fundador da KeroGrana e do site Konkero -, aponta as dicas para o consumidor ficar atento e não se tornar vítima do golpe do empréstimo. O especialista é mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. O especialista comenta, ainda, quais são as duas situações nas quais o empréstimo pessoal é uma boa alternativa.


A crise econômica tem levado o brasileiro a procurar opções de empréstimo pessoal. Com o aumento dessa demanda houve a potencialização de fraudes envolvendo sites conduzidos por estelionatários que se passam por instituições de crédito para cometerem crimes. Uma das artimanhas mais usadas é solicitar um depósito antecipado como condição para que o empréstimo seja efetuado – prática completamente ilegal. Segundo Guilherme de Almeida Prado, mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, é essencial verificar se a empresa que está oferecendo crédito é confiável. Uma das formas é checar a veracidade das informações e os comentários de consumidores sobre a empresa nas redes sociais e no Reclame Aqui.

O especialista – autor do livro Conquiste Mais e fundador dos negócios de impacto social Konkero, Central da Catarata e KeroGrana – listou seis dicas para que o consumidor possa ficar alerta.

DICA #1 |Desconfie de empresas com excesso de facilidades como, por exemplo, não exigir o envio de documentos e exigência de poucos dados.

DICA #2 |Observe as taxas de juros cobradas e o Custo Total Efetivo (CET).

DICA #3 |Verifique se a empresa tem telefone fixo e como é a sede.

DICA #4 |Procure órgãos de defesa do consumidor e pesquise o nome da empresa.

DICA #5 |Guarde o material publicitário do empréstimo, pois ele integra o contrato e as informações dadas ali devem ser cumpridas.

DICA #6 |Certifique-se de que consegue pagar as parcelas definidas para o empréstimo sem que isso afete o orçamento familiar.

Almeida Prado lembra que as pessoas negativadas podem ser mais suscetíveis a golpes de empréstimos, porque passam por um momento difícil. “É preciso ter muita atenção, sobretudo com ofertas que parecem ser a solução para o problema. Um ponto de atenção é jamais fazer depósito para garantir a liberação de crédito. O depósito antecipado, aliás, é proibido por lei, ou seja, não permitido pelo Banco Central”, salienta.

Sobre as situações em que o empréstimo pessoal consegue ajudar o consumidor endividado, o consultor lista duas: para quitar uma dívida no cheque especial e quando há uma emergência familiar. “Quando comparamos os juros do cheque especial e a taxa do crédito pessoal do banco no qual o consumidor tem conta, fica nítida a diferença entre os produtos, ou seja, mostra que é vantagem trocar uma dívida crescente por uma fixa. A outra situação, uma emergência familiar como tratamento médico, está na mesma lógica. A pessoa fica tentada a usar o limite do cheque especial, mas corre o risco dessa dívida virar uma bola de neve”, alerta.




KeroGrana

Um comentário:

  1. Você precisa de um empréstimo? Empréstimos pessoais? empréstimos comerciais? hipoteca? Agrícola e Financiamento de Projetos Empréstimo Rápido Você precisa de um empréstimo para saldar suas dívidas, pagar suas contas ou iniciar um bom negócio? ? Concedemos todos os tipos de empréstimos com juros de 2%! E-mail de contato: (loancreditinstitutions00@gmail.com)

    Contacte-nos em: loancreditinstitutions00@gmail.com

    Número do WhatsApp: +393512114999

    ResponderExcluir

Posts mais acessados