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quarta-feira, 29 de maio de 2019

Gartner identifica três princípios de liderança para a área de Data & Analytics em 2019


Analistas exploram o futuro da liderança da área de Data & Analytics durante a Conferência Gartner Data & Analytics 2019, que ocorre de 29 a 30 de maio em São Paulo


O Gartner Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, alerta que o sucesso dos negócios digitais está sendo cada vez mais impulsionado por estratégias de Data & Analytics capazes de aumentar as ambições corporativas. Como resultado, os líderes da área de dados e análises e suas equipes agora têm uma grande oportunidade de fornecer valor transformacional às empresas.

Abrindo hoje a Conferência Gartner Data & Analytics 2019, em São Paulo, Peter Krensky, Senior Principal Analyst do Gartner, disse ao público de mais de 1.800 profissionais de Data & Analytics que, embora praticamente todas as organizações estejam colocando os dados no centro de sua estratégia digital, ter um propósito claro é a chave para entregar valor à organização.

"Se você é o diretor ou o gerente de dados de sua organização, você precisa ter clareza sobre o seu objetivo", afirma Krensky. "Sempre haverá ambiguidade nos dados e na análise, mas é por isso que é tão importante que os líderes da área de Data & Analytics tornem seus princípios claros".

Para alcançar este cenário, o Gartner identificou três princípios de liderança que os líderes das iniciativas de Data & Analytics devem dominar para liderar em um mundo ambíguo.


Adote uma mentalidade experimental

“Com muita frequência, as organizações apenas medem o que é fácil, em vez de coletar novos dados para criar métricas mais significativas. Descobrir novos indicadores, usando dados alternativos, pode reforçar o desempenho. No entanto, dados e métricas válidos exigem experimentação”, diz Donald Feinberg, Distinguished Vice President Analyst do Gartner.

Ao adotar uma mentalidade experimental, os líderes de dados e análises podem:

- Desafiar constantemente as decisões tomadas pela organização com base em dados;

- Antecipar as consequências não intencionais das métricas;
- Experimentar novos dados, novas medidas e novos modelos analíticos.

"Adotar uma mentalidade experimental não será fácil, mas é o melhor caminho para fornecer uma organização orientada por dados e evitar a criação de uma tirania de métricas", diz Feinberg.


Seja o guia e o guardião dos dados de seus clientes

O Gartner avalia que a privacidade como conhecíamos antes é algo que já não existe mais. Com a Inteligência Artificial (IA), a Internet das coisas (IoT) e a grande mudança provocada pela digitalização dos negócios, é virtualmente impossível garantir a privacidade. O papel dos líderes de Data & Analytics é atuar como administradores das informações, garantindo sua relevância e segurança como o guia e o guardião dos dados.

"Como guias e guardiões dos dados de nossos clientes, podemos garantir que nossos usuários tenham todas as informações que precisam, mas apenas sobre aquilo que precisam. É preciso proteger a privacidade, indo além do que é legalmente obrigatório, para respeitar as expectativas dos clientes de quem pode ter acesso a seus dados e das diferentes finalidades possíveis para o uso dessas informações”, diz Rita Sallam, Distinguished Vice President Analyst do Gartner. “Ao equilibrar a transparência com a integridade, as organizações podem usar os dados para fomentar a criação de insights que orientem as decisões e que farão com que os clientes e os cidadãos se sintam contentes por oferecer os dados que serão usados em seu benefício”.


Automatize o manual e promova o criativo

Nenhuma empresa ou governo irá prosperar ou sobreviver sem fortes investimentos em Inteligência Artificial. No entanto, os líderes de Data & Analytics devem adotar um princípio para concentrar as tecnologias de Inteligência Artificial para automatizar as tarefas manuais e, com isso, permitir que grandes quantidades de recursos possam se concentrar em um trabalho mais criativo.
“Novos projetos de Inteligência Artificial não devem fomentar relacionamentos contraditórios entre homem e máquina. Eles devem ser projetados para integrar pessoas e máquinas e criar uma dinâmica que amplifique seus pontos fortes e compense suas fraquezas”, afirma Joao Tapadinhas, Vice Presidente Analyst do Gartner. “Este é o princípio para projetar, implementar e expandir projetos de IA que os líderes de Data & Analytics devem seguir”.




A Conferência Gartner Data & Analytics 2019 apresenta um profundo mergulho apresenta uma ampla variedade de tópicos de Data & Analytics, incluindo BI de self-service, Nuvem, plataformas modernas de análise de negócios, descoberta de dados, Data Lakes e governança de Data & Analytics. Acompanhe as notícias e atualizações sobre a Conferência nas redes sociais usando #GartnerDA. Saiba mais pelo site https://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/data-analytics-brazil.  



Sobre o Gartner

        O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é a principal empresa de pesquisa e consultoria do mundo e membro do S&P 500. Fornecemos aos líderes de negócios insights, conselhos e ferramentas indispensáveis para alcançarem suas prioridades em missões críticas e para desenvolverem organizações de sucesso no futuro. Nossa combinação incomparável de pesquisas lideradas por especialistas e orientadas por profissionais e baseadas em dados aconselha os clientes para a tomada de decisões corretas sobre os assuntos que mais importam. Somos confiáveis como um recurso de apoio e parceiro crítico para mais de 15.000 empresas, em mais de 100 países – por meio de todas as principais funções e para todos os tipos de empresa. Para saber mais como ajudamos executivos com poder de decisão a impulsionarem o futuro dos negócios, visite: www.gartner.com.

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