A AirHelp, líder mundial de compensações de
voo, revela quais as ocasiões mais inusitadas elegíveis para a compensação
Em
média, mais de 2,5 mil voos por dia não saem de acordo com o planejado no
Brasil. Mas alguns desses atrasos e interrupções nos voos poderiam ter sido evitados
e até mesmo te darem o direito ao seu dinheiro de volta. A AirHelp (www.airhelp.com), empresa líder
mundial em direitos dos passageiros, compilou quatro das mais estranhas razões
para problemas no tráfego aéreo. Todos os casos para compensação financeira em
conformidade com os direitos dos passageiros da UE.
Tem papel?
Em 2017, um voo da British Airways não pode começar pontualmente de Londres
para Barbados por causa da falta de papel higiênico e fones de ouvido a bordo.
Demorou algum tempo até que o equipamento necessário pudesse ser encontrado e
assim o avião ficou esperando e demorou quase cinco horas para decolar. Todos
os 280 passageiros do voo tiveram direito a uma compensação de 2.500 reais (700
dólares) por pessoa.
Chá das cinco: a “nem tão” pontualidade britânica
Recentemente
na mesma companhia aérea britânica citada acima, houve irregularidades no
tráfego aéreo devido à falta de materiais a bordo. Mesmo com o avião decolando
a tempo de Glasgow para Tenerife, ele retornou pouco depois e precisou fazer um
pouso de emergência em Manchester por causa da falta de água para a preparação
de café e chá. Os passageiros afetados foram reagendados para outro voo.
Saideira que não saiu muito bem
Com
destino a Nova York, um avião do Aeroporto Schiphol, de Amsterdã, nem sequer
decolou. Embora não faltasse nada para a tripulação, o copiloto da aeronave fez
um teste de nível alcoólico e nele foi medido um nível que excedeu o limite
máximo permitido. O piloto teve que pagar a conta salgada de 3.400 euros de
multa e o voo foi cancelado.
Muitos que receberam pelo erro de dois
Na
Finlândia, beber mais do que a conta também foi o motivo de problemas na
operação de uma companhia aérea. Dessa vez, o problema veio dos próprios
passageiros. Dois deles encheram a cara e a tripulação teve que remover os
passageiros bêbados do avião e consertar uma janela quebrada, que foi destruída
no calor do momento. Como a companhia aérea poderia ter resolvido o problema
com antecedência, impedindo o embarque desses passageiros mais “festivos”, a
AirHelp determinou em juízo que todos os passageiros afetados teriam direito a
uma compensação financeira da companhia aérea.
Problemas de voo: são
direitos dos passageiros
Cancelamentos
e atrasos de voo podem dar direito a uma indemnização de até 2.500 reais (700
dólares) por passageiro. O valor da compensação é calculado a partir do
comprimento da rota. O pedido de indemnização por direito depende do atraso
real no local de chegada e da razão do voo cancelado ou atrasado. Passageiros
afetados podem fazer valer sua reivindicação de compensação retroativamente,
até três anos após a data do voo.
Circunstâncias
excepcionais, como condições meteorológicas extremas ou emergências médicas,
podem resultar na isenção da compensação da companhia aérea operacional.
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