Conheça caminhos que
contribuem para o sucesso profissional no ambiente de negócios do século 21
Quais
são as competências indispensáveis para os profissionais decolarem no futuro? A
automatização dos processos de manufatura na quarta revolução industrial e o
movimento do avanço da tecnologia trouxeram um complexo debate às pautas das
empresas: como será o futuro do trabalho? Segundo informações divulgadas pelo
Fórum Econômico Mundial, cerca de sete milhões de empregos serão extintos nos
próximos anos. Nesse contexto, desemprego em massa e a crescente desigualdade
social são duas das principais preocupações da nossa sociedade.
Mas
não precisa ser necessariamente assim. Se adotarmos o mindset adequado, com
habilidades comportamentais (soft skills) e habilidades técnicas (hard skills),
teremos uma forte tendência organizacional em prol de um ambiente inovador.
Segundo Flora Alves, CLO da SG Aprendizagem Corporativa, e uma das maiores
especialistas brasileiras em processos de aprendizagem organizacional; nesta
nova realidade, em que há um grande investimento em tecnologias com o intuito
de automatizar os processos corporativos na busca por um padrão ágil e
assertivo, temos que fortalecer atividades que não podem ser robotizadas.
“Diante
de todas essas mudanças, os recursos humanos não podem esquecer de seguir
desenvolvendo um olhar aguçado para o capital humano. A adoção de plataformas
tecnológicas é um caminho que impulsiona o crescimento do negócio. Por outro
lado, pode dar margem para o aparecimento de gaps no desempenho dos
colaboradores - o que é capaz de minar os efeitos positivos deste momento
inovador. Ou seja, as organizações precisam enxergar as pessoas como parceiras
valiosas na condução da transformação digital”, afirma Flora.
Em
suma, o tempo de desenhar o futuro do trabalho chegou. Veja abaixo as dicas da
especialista:
Pró-atividade
A
alta liderança e os diretores de RH devem construir uma estratégia de força de
trabalho responsável por suprir os desafios desta era. Para que isso aconteça,
é necessário reservar um espaço na agenda para um brainstorming no qual irão
mapear as mudanças em andamento, documentar os empregos e as práticas
corporativas em declínio, e destacar as possíveis oportunidades em um novo
cenário comercial.
Inserção tecnológica
Apesar
do surgimento de muitas tecnologias, é fundamental que três recursos fiquem na
lista de prioridades das empresas nos primeiros anos da transformação. Entre
eles, a computação em nuvem, onde servidores remotos hospedados em datacenters
permitem que as informações do negócio permaneçam acessíveis a qualquer hora ou
local. Além de poupar os custos que ocorrem em espaços físicos, o sistema é
extremamente seguro, pois garante cópias dos dados em diferentes pólos.
O
uso de big data também faz parte dos destaques tecnológicos durante a
transição. A finalidade do método é filtrar o excesso de conteúdos aos quais as
pessoas são expostas diariamente, a fim de transformá-los em insights de valor
para o planejamento estratégico. Logo, trata-se de um meio que ajuda os
executivos a estabelecer indicadores organizacionais, mensurar a eficácia dos
processos internos, prever e gerir riscos, conhecer o padrão comportamental dos
clientes e reconhecer oportunidades de mercado.
Por
fim, a inteligência artificial fecha o ranking de tecnologias indispensáveis no
ambiente corporativo ao simular a inteligência humana, enquanto acompanha o
comportamento dos funcionários. Neste caso, as pessoas assumem as tarefas
estratégicas e os robôs "cuidam" dos âmbitos operacional e tático.
Suporte à
performance
Além
de oferecer um treinamento com o intuito de desenvolver a competência de
aprendizagem ágil, em meio a processos de transformações sociais, é
imprescindível ter um planejamento de suporte à performance a fim de suprir os
gaps que serão ocasionados no desempenho dos colaboradores. A iniciativa
aumenta a segurança na hora de implantar os novos conhecimentos e evita ruídos
de informações - o que garante uma execução assertiva.
Criatividade
Esta
é uma característica puramente humana, e que jamais poderá ser substituída por
nenhuma tecnologia. Mentes criativas sempre serão fundamentais nas empresas. É
um estado mental em que buscamos enxergar um cenário sob outras perspectivas.
Algo que somente pessoas têm o dom de fazer. E cada vez melhor.
Persuasão
Esta
habilidade é conhecida por usar gatilhos emocionais que provocam determinadas
reações desejadas. Persuadir significa superar qualquer objeção do cliente ou
fornecedor com fatos e argumentos bem construídos, visando ao bem-estar do
sistema como um todo.
Raciocínio analítico
A
pessoa com um raciocínio analítico será responsável por estudar os dados
gerados diariamente na empresa. Estamos diante de um mar de dados que são
valiosos. É preciso investir no desenvolvimento das competências para
interpretá-los, filtrá-los e transformá-los em insights.
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