Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Indústria 4.0 pode ser responsável pela criação de 133 milhões de novos postos de trabalho


Percentual de indústrias do país que utilizam pelo menos uma tecnologia digital passou de 63%, em 2016, para 73%, em 2018


O mundo está passando pela chamada Quarta Revolução Industrial, o que promete mudar o cenário de produção das fábricas, implicando até mesmo no dia a dia das pessoas. Essa alteração será percebida, principalmente no mercado profissional.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a previsão é de que nos próximos quatro anos, as inovações tecnológicas sejam responsáveis pela criação de 133 milhões de novos postos de trabalho. Isso porque, além da exigência de equipamentos e softwares atualizados, haverá demanda de mão de obra qualificada para atender o campo empresarial.

No entanto, essa busca pela inovação tecnológica também é um compromisso a ser cumprido pelas empresas. A avaliação é do professor do Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Inovação, Tecnologia e Recursos, Antônio Isidro. Segundo ele, a participação das empresas no mercado competitivo depende dessa atenção voltada à Indústria 4.0.  

"A gente tem percebido que empresas que ainda não fizeram processo de assimilação dessa nova mentalidade, nova maneira de se integrar aos mercados, vão precisar fazer isso com alguma rapidez, caso contrário vão perder participação no mercado”, afirma Isidro.

Pela ótica dos últimos balanços realizados pela CNI, boa parte das empresas já está se adequando à Indústria 4.0. Segundo a Confederação, o percentual de indústrias do país que utilizam pelo menos uma tecnologia digital passou de 63%, em 2016, para 73%, em 2018.


Novas profissões


Ainda segundo a CNI, 60% das crianças em idade escolar vão trabalhar em profissões que ainda nem existem. Essas novas profissões, segundo a Confederação, também estão relacionadas à 4ª revolução industrial.  Os trabalhos estarão ligados, principalmente, às áreas da física, digital e biológica, voltados o desenvolvimento de novas tecnologias.

Atuante do ramo empresarial e tecnológico há mais de 40 anos, o senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR), afirma que a capacitação profissional é fundamental para que o país consiga acompanhar as evoluções tecnológicas. “Nós tivermos diversas outras revoluções. E cada vez ficava mais difícil encontrar operadores, porque os operadores não se adaptavam às novas tecnologias”, comenta.

Ainda de acordo com o parlamentar, essa preparação já deve surgir desde a idade escolar. “É muito importante ter uma educação onde o aluno seja o grande agente. Que não seja um decorador, um depositário de ideias prontas, mas que seja uma pessoa capaz de aprender com a própria experiência e com orientação do professor”, avalia Oriovisto.





Fonte: agenciadoradio.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados