Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Dieta do folião: alimentos que ajudam a manter o pique para o Carnaval


Especialistas dão dicas de como cair na folia sem perder a energia para curtir o feriado prolongado

O Carnaval é uma verdadeira maratona: são quase cinco dias de muita agitação e movimento. Para ter disposição para aproveitar a folia é fundamental adotar uma dieta equilibrada, a começar pela hidratação.

"É uma questão importantíssima. Precisamos manter o equilíbrio hídrico do nosso corpo com ingestão de água, água de coco ou suco de frutas, que além de saudáveis são deliciosos. Para quem não abre mão da cerveja, é importante ingerir água entre as latinhas para manter a hidratação", recomenda Walquiria Aguiar da Silva, coordenadora do curso de Nutrição da Anhanguera de São Bernardo – Unidade ABC.

Em relação a alimentação, a orientação principal é evitar longos períodos de jejum e manter refeições em pequenas porções e em várias vezes ao dia, de três em três horas. "A variedade também é importante, priorizando carboidratos, proteínas magras, frutas, hortaliças e evitando gorduras. Os alimentos que fornecem energia como os pães, cereais e massas, são fundamentais para manter o pique na folia sempre dando preferência a versão integral deles", orienta Paula Pens Alves coordenadora do curso de Nutrição da Anhanguera de Santo André - Centro. As frutas desidratadas, castanhas e biscoitos integrais são uma opção saudável e fácil de levar para festa.

Outra dica é tomar cuidado com os alimentos à base de maionese, molhos, frutos do mar, pois estragam facilmente. "Não coma em locais que comprometam a higiene do alimento, pois se contaminado pode causar infecção intestinal", alerta Walquíria.

Exagerou? A nutricionista indica um suco de melancia com água de coco. "Além de refrescante hidrata e repõem minerais importantes para o equilíbrio do corpo. É simples, basta bater no liquidificador 1 litro de água de coco, 500g de melancia e acrescentar gelo", explica.



Receita


A coordenadora do CST de Gastronomia da Anhanguera de Santo André – Industrial, Chef Bete Carneiro traz uma receita leve para enfrentar os dias de folia de Cuscuz Marroquino com Pescada crocante.


Ingredientes

250g de cuscuz marroquino (semolina)
500 ml de água fervente



Modo de Preparo

Ferva a água e coloque em cima dos grãos do cuscuz e deixe cozinhar na água quente.
Depois solte com um garfo e acrescente o recheio que dará mais sabor e tempero ao seu cuscuz.


Recheio

1 cenoura crua ralada
Azeite á gosto
1 cebola pequena picada
150 gramas de grão de bico cozido
50 gramas de damasco cortado em tiras
50 gramas de nozes ou amendoim picado
1 dente de alho ralado
Sal a gosto
100 gramas de berinjela cozida em cubos ou tiras
Salsinha a gosto
Cebolinha a gosto
Pescada crocante



Ingredientes

pescada 


4 filés de pescada
Sal
Alho
Lemon Pepper a gosto
Farinha de empanar


Modo de Preparo

Temperar os filés e empanar na farinha especial
Fritar sobre imersão de óleo ou assar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados