Pesquisar no Blog

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Festas de fim de ano – um convite ao exagero?


Equilíbrio é a chave do sucesso para se render às confraternizações da época, sem exagerar nas quantidades


As festas de final de ano – Natal, confraternizações, ano novo – são um convite às guleimas e exageros. Para poder aproveitar essa época de tantas comemorações, a professora do curso de Nutrição da Anhanguera de São José dos Campos, Karoline Brunacio, dá algumas dicas. Segundo a especialista, a alimentação não diz respeito somente à ingestão de nutrientes, ou seja, o comer relaciona-se também às dimensões culturais e sociais das práticas alimentares, incluindo eventos especiais como o Natal.

Conforme destaca a nutricionista, a ceia de Natal, assim como as diversas outras comemorações, é uma ocasião voltada para as famílias celebrarem o amor que as unem. "Deste modo, não é um momento para restringir grupos alimentares em busca de alcançar padrões estéticos impostos pela sociedade, nem para comer como se não houvesse amanhã, o que pode vir a causar mal-estar e desconforto abdominal. O equilíbrio é sempre a melhor opção", comenta a professora.

A especialista destaca que, na preparação da ceia de Natal da família, por exemplo, é possível optar por ingredientes in natura, ou minimamente processados, como grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes. "Estes são boas opções, pois, assim, você consegue participar de diversas etapas da preparação e transformação do alimento, além de construir uma refeição nutricionalmente balanceada, saborosa e culturalmente apropriada", pondera.

"Além disso, é interessante que a refeição seja preparada de acordo com as receitas da família, remetendo à lembranças e sensações agradáveis, sendo um momento muito propício para desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias", avalia a professora da Anhanguera. Em suma, equilíbrio é a chave do sucesso sempre. "Aproveite o momento, experimente tudo que tiver vontade, mas não exagere nas quantidades, invista nas frutas e líquidos, afinal o calor está intenso", destaca Karoline.

Confira a dica da nutricionista para uma sobremesa saborosa e refrescante. Por não conter leite, nem outros ingredientes de origem animal, pode ser servido à intolerantes à lactose, alérgicos à proteína do leite de vaca e veganos. 



Delícia de Manga

Ingredientes:
  • 4 unidades grandes de manga bem maduras
  • 400 ml de leite de coco
  • 15 gramas de ágar-ágar

Modo de preparo:
  • Descasque e fatie as mangas em pequenos pedaços;
  • Bata as mangas com o leite de coco no liquidificador;
  • Prepare o ágar-ágar conforme orientação do fabricante;
  • Adicione o ágar-ágar ainda quente e com consistência líquida ao creme;
  • Coloque a preparação final em pequenas tigelas e leve à geladeira até firmar.

Rendimento: 15 porções






FONTE: Professora do curso de Nutrição da Anhanguera de São José dos Campos, Karoline Brunacio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados