Empresa que investe na motivação da equipe, melhora produtividade, clima organizacional e lucro.
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Especialista em
Marketing de Incentivo cita as vantagens do modelo que é tendência em negócios
milionários
Para conduzir um
negócio rumo aos objetivos, é preciso ter uma cultura organizacional bem
sucedida. A gestão horizontal, que chegou no Brasil na década de 60, é um
modelo que não coloca uma estrutura hierárquica rígida, ao contrário, todos têm
autonomia sobre o fluxo do trabalho. De acordo com o Google, em janeiro deste
ano, o termo ‘gestão horizontal’ apresentou 69% de aumento nas buscas, o
que mostra que o sistema hierárquico vem despertando tendência de modelo no
organograma organizacional, onde as comunicações estão mais acessíveis entre
gestores e equipes. E empresas como Google, Facebook e Netflix usam a
gestão horizontal.
Dos anos 60 para cá, a
maioria das empresas ainda opta pelo modelo vertical de gestão, ou seja as
decisões sendo tomadas apenas pelos gestores, sem o envolvimento dos
colaboradores operacionais. Com a gestão horizontal, startups e empresas que
querem crescer e ter menos turnover dividem as responsabilidades e compartilham
assuntos estratégicos com o time como um todo. Os líderes distribuem as
responsabilidades decisórias e não promovem mais os colaboradores a chefes e
sim a líderes de núcleo. Cada vez mais, a fusão da tecnologia com o lado humano
torna a comunicação mais flexível. A Incentivar, empresa de Marketing de Incentivo, criou o software de incentivo com
uma metodologia que automatiza os processos e engaja as equipes dentro das
organizações, o que possibilita uma maior interação entre funcionários e
gestores.
Para
Rodolfo Carvalho, CEO da Incentivar, pioneira no Incentivo Inteligente e baseado em dados,
priorizar a gestão horizontal é ter um formato mais flexível para atingir os
melhores resultados.
“A gestão horizontal influencia de forma positiva todas as áreas de um negócio:
a estrutura, os processos e as pessoas. Com uma gestão eficiente, a facilidade
de um negócio apresentar um crescimento exponencial tanto em lucro quanto de
satisfação do time é palpável em curto prazo”, explica Rodolfo com mais de 10
anos de experiência em Marketing.
Ainda segundo
Carvalho, ter uma equipe engajada e motivada é uma das melhores formas para
atrair mais produtividade. “Os funcionários gostam de se sentir parte da
empresa e terem uma flexibilidade na hora de expor as suas ideias, se sentem
pertencentes na medida em que possuem uma relação mais acessível com os seus
líderes e que participam das decisões. Além disso, uma empresa com uma gestão
horizontal realça os valores humanos e compreende que seus funcionários fazem
parte do sucesso da empresa, ao levar em consideração que os prêmios e
promoções são essenciais para valorizar o trabalho dos profissionais”, relata.
O Marketing de
Incentivo está sendo fundamental para empresas que procuram expandir seus
negócios com uma equipe horizontal. De acordo com a pesquisa da AMPRO (Associação de
Marketing Promocional), 68% das empresas brasileiras já adotam o Marketing de
Incentivo e compreendem que é uma estratégia com metodologia duradoura. Para
manter a equipe motivada, a empresa precisa valorizar os seus colaboradores
reconhecendo o trabalho prestado em prol do sucesso da organização. A Campanha
de Marketing de Incentivo se envolve de maneira assertiva aos funcionários e
aos gestores, transformando todos os processos de RH mais atuantes e os
processos operacionais mais automatizados.
Para que os
funcionários tenham assertividade e participem das tomadas de decisões, é
importante que eles tenham capacitação para executar as suas tarefas
(treinamentos) e possam expandir as ideias além da sua função atual. A gestão
horizontal pode proporcionar mais rendimentos dentro das equipes pela autonomia
e liberdade aos colaboradores.
Pensando nisso e em criar mais autonomia no ambiente interno
de trabalho, Rodolfo Carvalho, CEO da Incentivar, cita 5 vantagens de uma empresa adotar a gestão horizontal
em 2022. Confira:
1- Ter uma equipe mais versátil e diversa;
2 - Possuir colaboradores mais engajados;
3 - Decisões tomadas de forma mais democrática;
4 - Maior agilidade dos colaboradores;
5 - Funcionários que mantém o sentimento de pertencimento pela
empresa.
A Incentivar pensando
no sucesso da sua equipe e da sua empresa de pequeno, médio e grande porte,
possui 3 modelos em ações de Marketing de Incentivo: de prêmios
(incentivar); Incentivo; e o Enterprise.
Incentivar
https://incentivar.io/