Já ouviu falar sobre a Profissão de Assistente Virtual, mas não sabe direito como tudo isso funciona? Já pensou em ser uma Assistente Virtual, mas ainda não tem clareza se você pode ser uma? Neste artigo você vai descobrir como essa profissional pode ser útil para empresas de diversas áreas de atuação e ainda 10 itens que vão tirar todas as suas dúvidas sobre esse ramo de negócios tão promissor!
Sim: negócio! Assistente
Virtual é uma profissional autônoma, empreendedora que pode prestar
serviços diversos para o apoio a profissionais liberais, pequenos empresários,
negócios locais, infoprodutores, agências de marketing digital e de
lançamentos.
Nesse artigo você vai descobrir:
1 – O que é Assistente Virtual?
2 – Como começar e como funciona?
3 – O que a Assistente Virtual faz e como é a rotina?
4 – Quanto ganha? É fixo ou por comissão?
5 – Quais são as exigências? O que preciso fazer?
6 – Quais são as áreas de atuação?
7 – Quais os serviços que a Assistente Virtual pode oferecer?
8 – Como ser profissional e começar a trabalhar?
9 – É necessário ter faculdade?
10 – Para engrenar na Profissão Assistente Virtual siga o passo a passo.
Notem
bem: Usamos a sigla AV para Assistente Virtual e PAV para Profissão Assistente
Virtual, por isso essas siglas aparecem no texto com frequência para te ajudar
em uma leitura dinâmica e eficiente.
1 – O que é Assistente Virtual?
Assistente Virtual é uma profissional, dona de seu próprio negócio que
cria e oferece seus próprios pacotes de produtos e serviços para assessorar,
dar suporte, ajudando a viabilizar processos nas mais diversas áreas de uma
empresa ou negócio. Sem dúvida, ela pode escolher entre as áreas de atuação as
que ela possa começar a trabalhar imediatamente, com as habilidades que já tem,
e depois ir aprimorando, fazendo cursos e se profissionalizando na área.
Atualmente, muitas Secretárias em todos os níveis trabalham como AVs,
oferecendo seus serviços de forma remota. Mas, muitas mulheres que já
trabalharam anteriormente nas áreas administrativa, financeira, vendas,
comercial, contábil, jurídica, SAC etc. podem facilmente se tornar uma
Assistente Virtual.
Por ser empreendedora, a AV faz seu próprio salário
e consegue fechar vários contratos com diversos clientes para aumentar ainda
mais seu portfólio e seu faturamento mensal.
Após trabalhar em diversas áreas de atuação, ela
pode escolher a que mais gostou e então ser especialista em determinada área
para se destacar ainda mais.
O início da carreira das mentoras:
Priscila Spina começou sua carreira como AV, criando
conteúdos, e-books, fazendo decupagem de vídeos em canal do YouTube, criando
sites, páginas de captura e de obrigada e até como Social Media, fechando
contratos fixos e contratos mensais, semestrais e anual com vários clientes.
Karen Piasentim é Secretária Executiva Bilíngue
graduada e pós-graduada na área com mais de 15 anos de experiência como
Secretária em multinacionais. Começou a empreender em 2011 e em 2014 deixou o
trabalho CLT definitivamente para se dedicar aos seus próprios negócios. Em
2019 reuniu suas expertises com Secretária Executiva, Coach e Empreendedora e
começou a ministrar treinamentos para Assistente Virtuais.
Juntas, em 2020, fundaram o Profissão Assistente Virtual
- PAV, um programa de
treinamentos, cursos e mentorias e também a Agência PAV que atua ajudando empreendedoras
a venderem todos os dias usando o poder da internet. Visto que as duas mentoras
são Consultoras Certificadas pela Builderall
e possuem ampla experiência no mercado de marketing
digital, uniram as capacidades: Mente e Prática para criarem seus negócios.
E você, o que está faltando para se tornar uma
Assistente Virtual?
2 – Como começar e como funciona?
Em primeiro lugar faça uma lista de todas as habilidades que você já possui adquiridas ao longo de sua vida profissional, experiências, cursos que fez, formações etc. Em seguida faça outra lista de coisas que gosta de fazer, por exemplo: Gosto de escrever, sou ótima em redação, amo criar conteúdo, gosto de criar posts no Canva, gosto de gravar vídeos, enfim, coloque tudo o que vier na cabeça.
Seu próximo passo é criar seus pacotes de produtos
e serviços, clique
aqui e conheça os 21 produtos e serviços para criar
e vender na internet.
Após definir o que você vai vender e precificar, é
muito importante desenvolver sua identidade visual. Busque um profissional
especializado para cuidar da sua marca, logo e comunicação.
Crie sua página de vendas com seus pacotes de
produtos e serviços. Ter sua estrutura própria é um diferencial, você transmite
profissionalismo, ganha credibilidade e além disso, consegue colocar seu
portfólio e depoimentos de clientes satisfeitos.
Depois crie seu Instagram e Página no Facebook
profissionais. Integre, configurar e automatize as duas redes sociais.
Por último, não menos importante, você precisa
instalar o WhatsApp Business e deixar seu negócio mais profissional e completo
com seu catálogo de serviços e dados comerciais sempre atualizados.
Procure ajuda para construir sua estrutura. Você
pode aprender
como fazer tudo isso ou a Agência
PAV pode fazer isso para você!
3 – O que a Assistente Virtual faz e como é a rotina?
A AV faz muitos trabalhos e fecha vários contratos com
diversos clientes. Ela escolhe se fará tarefas administrativas,
financeiras, de atendimento, relacionadas ao marketing digital, marketing de
conteúdo, marketing estratégico, designer ou até mesmo atuar fazendo copies,
anúncios para clientes ou social media.
A rotina precisa ter muita disciplina para abrir e
fechar sua empresa todos os dias, se decidiu trabalhar de manhã, nada e ninguém
podem te interromper nas 5 horas por dia que separou para trabalhar. Nada quer
dizer, nem a louça na pia, muito menos a máquina de lavar e a faxina da casa.
Trabalhando em casa: Para
trabalhar em casa Priscila e Karen são mães, determinadas, organizadas, com
foco, sabem muito bem dividir o tempo e lidar com a tripla jornada. Hora de
trabalhar é sagrada na mesma proporção do tempo de qualidade com Deus e com os
filhos. As duas não abrem mão do final de semana, das noites de sono para viver
só do trabalho, muito pelo contrário, sabem dividir sua agenda e fazer escolhas
certas de acordo com as prioridades.
Tenha uma agenda, um ambiente de trabalho
organizado, um horário específico para trabalhar, assim quando estiver fazendo
atividades físicas vai se concentrar e não ficará pensando no que precisa ser
feito para o cliente A ou B. Se você decidir ser Social Media, por exemplo, não
vai postar todos os dias e sim agendar os posts de 30 dias seguidos para seu
cliente em 5 horas de trabalho focado na ferramenta de publicação do Facebook
ou em um aplicativo de postagem automática a sua escolha. É muito importante
que você sabia seguir processos.
4 – Quanto ganha? É fixo ou por comissão?
Aqui é parte da precificação: após conseguir criar seus pacotes de produtos
e serviços, você vai tomar a decisão em criar propostas e contratos, escolher o
prazo que deseja prestar seus serviços, sendo mensal, trimestral, semestral,
anual ou por hora. O ideal é objetivar contratos de no mínimo 6 meses,
assim conseguimos mensurar melhor o impacto positivo do seu trabalho, fazer
relatório e enviar os resultados para os clientes.
Você decide quanto quer ganhar, mas a base para
você definir seu preço depende de algumas variáveis, tais como: o seu valor
no mercado, a sua expertise, a sua formação, o tipo de serviço que você vai
prestar, a quantidade de tempo que você vai trabalhar, a sua dedicação se será
esporádica ou exclusiva.
Já tivemos clientes desde R$1.100,00 fixo no
contrato de 1 ano até cliente de R$13 mil por mês com contrato de 6 meses.
Nesse caso chamamos de “fixo”, pois são clientes com contratos. Porém, vai
receber também propostas de parcerias por apenas comissões e cabe a você
decidir se vai aceitar ou não, depende do ganha-ganha, ou seja, ambas as partes
precisam lucrar com a proposta. Um exemplo de atuação em parceria é: uma
empresa com grande quantidade de seguidores que não tem um site, você cria o
site e divulga sua marca no rodapé ou acerta uma porcentagem de comissão sobre
o faturamento a partir do momento que você está criando formas de renda para a
empresa.
Tome cuidado ao fazer um trabalho gratuito somente
com a comissão, sempre recomendamos as AV’s a pedirem um “Setup”
inicial, ou seja, cobrar um valor inicial para desenvolver o projeto daquela empresa
+ a comissão.
5 – Quais são as exigências? O que preciso fazer?
Aqui depende de cada cliente, as exigências variam de
acordo com cada contrato e do escopo de trabalho que você está
realmente apta a assumir.
Por exemplo, se você for trabalhar como Social
Mídia, precisa dominar estratégias e métricas, além de saber
postar nas redes sociais. Interessante ter conhecimento do Canva ou alguma
outra ferramenta de design para produzir criativos, Trello e Google Drive para
gestão dos projetos, saber criar conteúdos atraentes em texto / vídeo. Além
disso, é importante saber fazer uma ótima CTA = Chamada Para a Ação, otimizar
seu tempo conhecendo a ferramenta de publicação do Facebook e alguns sites de
agendamento de postagem.
Se escolher ser produtora de conteúdo,
precisa ter linguagem escrita adequada, uma linguagem boa verbal e ideias para
conectar pessoas. Pois o conteúdo é o coração de qualquer empresa, ele é o
responsável por fazer as pessoas gostarem, depois seguirem consumindo esse
conteúdo, em seguida confiar na empresa e por último comprar. Gostar de
escrever é um dos diferenciais dessa área de atuação.
Nossa dica para você é: Aprenda a
fazer diversos processos e tarefas, escolha o que mais gostou e te encheu os
olhos, depois foque em ser especialista em determinada área. Pois ser AV é um
mar de possibilidades e oportunidades, porém são as especialistas que se
destacam e saem na frente. Além disso, pense em funções mais estratégicas e
menos operacionais, é o que vai te trazer mais resultado financeiro.
6 – Quais são as áreas de atuação?
Muitas oportunidades são oferecidas às AV’s. Agora, as 12 principais
áreas de atuação no mercado para esta profissão são:
- Marketing
Digital
- Mídias
sociais
- Marketing
Estratégico
- Designer
- Gestão
de Tráfego Pago (Anúncios)
- Atividades
Administrativo-Financeiras
- Gestão
e Produtividade
- Gestão
de Agenda
- Produção
de conteúdo, redação e revisão
- Atendimento
ao consumidor
- Secretariado
Executivo
- Pesquisa
de mercado
Entretanto, há muitas outras oportunidades! Podemos
mapear mais de 500 áreas de atuação! Fique no Blog do PAV
para descobrir como a ser uma especialista na sua área de atuação.
7 – Quais os serviços que a Assistente Virtual pode oferecer?
Atualmente os serviços da profissão são muitos, a escolha de quais
oferecer depende das suas expertises e da demanda de cada cliente para o qual a
AV quer oferecer seus trabalhos e das suas preferências.
Sempre indicamos que você crie seus próprios
pacotes de produtos e serviços. Na Imersão PAV
entregamos uma página totalmente estruturada para que você possa já ter ideias
e criar seu próprio portfólio e arrasar nas vendas! Para te ajudar, criamos um
E-book totalmente gratuito com 10 estratégias para vender na internet de forma
orgânica, principalmente sem investir um centavo. Saiba como conseguir seus
primeiros clientes através do nosso E-book e você pode baixar agora em nosso
site profissaoassistentevirtual.com.br
8 – Como ser profissional e começar a trabalhar?
Se você chegou até aqui é porque tem interesse em ser uma profissional,
a maior diferença entre a profissional e amadora é a constância, já pensou se
no Blog do PAV nós publicássemos apenas 1 artigo por mês??? Ou mês sim e outro
não???
Qual seria o resultado final? Ou pior, ter apenas
uns 10 artigos aqui e não publicar mais nada!
Antes de tudo, para ser diferente das amadoras,
você precisa:
- Escolher o
canal ou os canais que vai começar a divulgar seu trabalho: se escolher todos
vai se frustrar e vai quebrar todos os pratos de uma vez. Assim sendo, se
começar com um canal, deixar ele profissional para depois seguir para os
outros, assim você vai começar a conquistar a confiança do seu público. As
pessoas compram de quem confiam e se identificam.
- A estrutura própria: não
podíamos deixar de falar sobre sua estrutura própria, um grande erro das
amadoras é achar que sói Instagram e Facebook está bom. Aí é que se enganam e
se tornam mais uma no mercado. Faça um planejamento e crie sua estrutura
própria, sua vitrine, um site com sua apresentação, página de vendas com seus
pacotes de produtos e serviços, página de contato, página de depoimentos e
blog, se possível.
Com certeza vai se destacar e se tornar a melhor na
sua área de atuação. Lembra do que falamos em ser especialista? Então, chegou o
seu momento de glória, existe um método, um passo a passo, com automação para
você ter uma estrutura própria!
E se você precisar de ajuda, conheça a Imersão
PAV, você vai receber o treinamento mais completo que existe no mercado
para AVs e ainda ganha uma estrutura pronta para ser editada, isso mesmo! Você
vai precisar trocar a foto, a mini bio, os depoimentos, personalizar os
contatos e seus pacotes de produtos e serviços. Essa estrutura possui também um
Blog com 10 artigos para começar a trabalhar, ou seja, não precisa começar do
zero!
Estamos entregando tudo pronto para que consiga ter
resultados e conquiste seus primeiros clientes imediatamente. CLIQUE AQUI e
conheça a Imersão PAV.
9 – É necessário ter faculdade?
Não! A Priscila Spina, por exemplo, está cursando agora a faculdade e
começou sua carreira no marketing digital como AV. É claro que quanto mais
formações, cursos, treinamentos, conhecimento e prática você tiver, mais vai
ganhar e crescer como AV. Ter uma faculdade vai te ajudar na autoridade e de
repente fechar mais contratos com grandes empresas. Mas, para seus clientes o
que conta é seu profissionalismo e sua entrega: sua integridade, honestidade,
entregar o combinado ou mais que o combinado, rapidez, eficiência, dedicação,
organização, disciplina, estratégias e o mais importante, a execução para o
crescimento e resultado expressivo do cliente.
E consequentemente o seu crescimento, pois eles vão
fazer depoimentos sensacionais para colocar no seu site!
10 – Para engrenar na Profissão Assistente Virtual siga o passo a passo
Se você deseja ser se destacar na Profissão Assistente Virtual, ser a
melhor na sua área de atuação, precisa de um passo a passo eficiente para a
estruturação do seu negócio, criando seus produtos e serviços para vender na
internet e ao mesmo tempo desenvolver comportamentos adequados para se tornar
quem você nunca foi e por isso não teve ainda os resultados que você gostaria!
Precisa de fato das duas capacidades andando juntas, mente e prática! Chega de
teoria, ela serve para te guiar, mas é a prática, mão na massa, ação que vai
trazer resultados! Estamos te esperando do lado de cá, para te transformar em
uma Profissional Assistente Virtual de sucesso, agora a decisão é sua!
Chegou a hora de você ser protagonista da sua
própria história! A hora de agir é agora! Conheça o Imersão PAV
imersao.profissaoassistentevirtual.com.br
São aulas com passo a passo e focamos no marketing
digital, na construção da sua marca, estrutura, negócio, vendas e como
conseguir seus clientes. Por isso te ensinamos a criar, mas entregamos tudo
pronto para você só editar e ter um negócio de sucesso! Acima de tudo, nosso
treinamento tem um valor justo e acessível a todos!
Tem uma frase que gostamos muito: “Se você não está
no Google, você ainda não existe”. Sob o mesmo ponto de vista, reflita: estar
no Google com seu site, blog, loja virtual, portfólio, depoimentos e muito mais
é a mesma coisa de abrir uma loja física com uma vitrine linda para mostrar
suas habilidades e oferecer valor ao mercado.
Na da Imersão PAV você vai descobrir como:
01 – Transformar suas ideias em negócios
02 – Conquistar Posicionamento e Autoridade na
internet e porque isso é importante para seu negócio online
03 – Planejar sua jornada de sucesso
04 – Criar mais de 21 produtos e serviços para
começar a vender imediatamente
05 – Começar a ter metas e a traçar uma Rota de
Ação para realizar o que é necessário para ter resultados reais
06 – Precificar Produtos e Serviços e Criar Site
Smart e Site Simples
07 – Superar Medos e a Ansiedade para trabalhar de
forma mais leve, efetiva e feliz no seu Home Office
08 – Editar sua Página de Vendas
09 – Preparar propostas e contratos
10 – Gerenciar seu Home Office, onde e quando o
sucesso ocorre
11 – Colocar o seu Funil de Vendas para trabalhar
por você
12 – Criar produtos e serviços no Supercheckout e
receber de forma automática
13 – Desenvolver Competências do Empreendedor de
verdade
14 – Criar seu Site em 30 Minutos
15 – Ter Hábitos de Sucesso trabalhando em Home
Office
16 – Estruturar as estratégias de vendas nas redes
sociais
17 – Fortalecer-se, despertando seu poder interior
18 – Destravar e começar a gravar vídeos de alta
conversão
19 – Segmentar seu público e criar anúncio no
Facebook e no Google
20 – Produzir dinheiro, conquistando seus primeiros
clientes.
Conclusão:
Depende apenas de você para ter resultados diferentes da maioria.
Basta só encarar a Profissão Assistente Virtual
como Empreendedorismo e criar recursos para estruturar seu negócio com esses 10
passos e nunca mais depender de um emprego formal para ter sua renda todos os
meses.
Aqui você vai poder trabalhar de casa, que têm
muito mais vantagens e benefícios do que você imagina.
Então pare de procrastinar e aprenda a ter
disciplina, ser organizada e produtiva para ter sucesso na sua nova profissão.
Vamos juntas! Nós acreditamos em você!
Vemos você do lado de cá!
Karen
Piasentim e Priscila Spina - mentoras e fundadoras da Agência PAV – Profissão Assistente Virtual