Especialista em Segurança Pública orienta como as
pessoas podem evitar golpes e fraudes
Durante o Carnaval, o aumento da circulação de
pessoas nas ruas também eleva o número de casos de perda e furto de documentos.
Além do transtorno imediato, essa situação pode representar um risco maior: o
uso indevido das informações pessoais para fraudes e golpes financeiros. Por
isso, é importante agir rapidamente para minimizar danos e garantir a
segurança.
A primeira medida recomendada é registrar o extravio
o quanto antes. “A vítima deve realizar o Registro de Extravio de Documento,
também denominado de RED, por meio do serviço on-line da Polícia Civil. É bem
prático, mas requer atenção para o preenchimento dos dados corretos”, explica a
Especialista em Segurança Pública e professora do curso de Direito da UNINASSAU
Rio de Janeiro, Marcelle Lopes.
Além do boletim de ocorrência, é fundamental
notificar bancos e instituições financeiras caso cartões de crédito ou débito
tenham sido extraviados. “O aviso imediato permite que o banco providencie o
bloqueio, resguardando as finanças da vítima”, alerta a advogada.
Outra medida essencial para evitar prejuízos é
cadastrar um alerta de perda de documentos em órgãos de proteção ao crédito.
“Isso ajuda a prevenir fraudes, pois, se alguém tentar solicitar crédito ou
qualquer produto financeiro com aqueles dados, o alerta será acionado”, explica
Marcelle.
Mesmo após registrar o extravio, a vítima deve
monitorar regularmente o CPF em aplicativos de proteção ao crédito para
identificar movimentações suspeitas. Caso perceba alguma tentativa de fraude, é
importante procurar a polícia e, se necessário, acionar um profissional para
medidas legais. “Se houver qualquer indício de que os documentos foram
utilizados indevidamente, como a abertura de contas em bancos ou compras feitas
no nome da vítima, é fundamental agir rapidamente para evitar maiores
prejuízos”, orienta a docente.
Determinados grupos são mais vulneráveis ao impacto
desse acontecimento, especialmente idosos, os quais costumam ter mais dificuldades
para resolver a situação rapidamente, e pessoas que utilizam os documentos para
atividades profissionais, como motoristas de aplicativo. Além disso, em casos
de fraudes, as vítimas podem buscar orientação jurídica para contestar
eventuais cobranças indevidas e não ter seu nome negativado injustamente.
Assim, seguindo essas orientações e agindo rapidamente, é possível reduzir
riscos e garantir mais segurança financeira diante de imprevistos.
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