Especialista traz dicas para
empreendedores que desejam alavancar as vendas e estreitar o relacionamento com
os consumidores
Como se destacar em meio à alta competitividade no varejo de moda? Encontrar novas e diferentes estratégias é o primeiro passo para impulsionar as companhias, de acordo com a especialista Daniela Torres, sócia e CEO da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para e-commerce.
Nesse cenário, o comércio eletrônico tem mostrado seu poder para expandir as operações: para se ter uma ideia, o setor faturou R$ 204,3 bilhões em 2024, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), destacando sua relevância no mercado.
Mas vender pela internet não basta como estratégia; é essencial estar atento às tendências e padrões de consumo, além das ferramentas tecnológicas mais usadas para alcançar os consumidores. “Entender o público-alvo e avaliar as nuances no comportamento é o que faz as empresas crescerem e, com o tempo, as exigências dos usuários ficam mais altas. É preciso acompanhar o ritmo”, explica.
Por isso, a especialista separou algumas dicas que podem ajudar os
empresários no varejo de moda. Confira:
Foque na experiência do consumidor
Uma pesquisa da Octadesk em parceria com a Opinion Box mostrou que 65% das pessoas já desistiram de realizar uma compra devido a uma experiência ruim. Então, vale oferecer uma jornada de qualidade e criar conexões verdadeiras com o comprador.
“Não é de hoje que as más experiências de compra podem acabar com
o relacionamento da marca com o cliente. Para os ambientes online, segurança e
confiabilidade na plataforma se tornam essenciais. Já para setores do varejo
físico, o atendimento e personalização são os pontos focais”, explica.
Invista em marketplaces
De acordo com Daniela, utilizar plataformas diversas para
divulgação de produtos é outra estratégia que segue funcionando. “Com uma boa
gestão de marketplace, a empresa pode atingir outros pontos de vendas, até
então não imagináveis sem o uso dos ambientes virtuais. É possível maximizar as
vendas com ferramentas para integração de logística e formas de pagamentos
variadas, que melhor se adéquem ao negócio”, explica.
Pense mais em sustentabilidade
Com o aumento da conscientização em relação ao consumo, a executiva acredita que produtos sustentáveis podem ser um ponto relevante de investimento para as empresas, já que um estudo realizado pela Koin mostrou que 87% dos consumidores se interessam mais por adquirir roupas de marcas sustentáveis.
“Traçar estratégias que minimizem as sequelas no meio ambiente é
interessante para as marcas. Implementar ações, políticas ou produtos que
fomentem o viés sustentável permite fazer desse fator um elemento de branding
para a empresa”, complementa Daniela.
Ações para além do tradicional
Para ir além de anúncios e promoções na internet, há outras
tendências que podem ser aplicadas pelas empresas. Uma delas é o social
commerce, que acompanha o ‘boom’ das redes sociais; nesse caso, as lojas podem
oferecer o recurso de compra diretamente em postagens e transmissões ao vivo,
lançar coleções exclusivas em lives ou fechar parcerias com
influenciadores para promover produtos, criando novas oportunidades de vendas.
Outra aposta que pode ser repensada pelas marcas é investir em
ações de live marketing — experiências “ao vivo” para aproximar
consumidores e empresas —, que movimentaram R$ 100 bilhões em investimento no
ano passado, de acordo com o Anuário Brasileiro de Live Marketing 2024-2025, da
Promoview.
“Criar proximidade com os consumidores através da confiabilidade e
de experiências inovadoras pode ser a solução para alavancar as vendas de
maneira estratégica. Saber identificar onde está seu consumidor em potencial e
buscar alcançá-lo com uma ação que faça real sentido para ele”, finaliza.
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