Segundo Daniel
Lucco, CEO da La Braciera, é possível transformar crises em oportunidades com
planejamento estratégico
Sazonalidade, aumento de custos, mudanças no
comportamento do consumidor e crises econômicas. O setor gastronômico está
acostumado a enfrentar desafios, mas a maneira como os gestores reagem a eles
pode determinar o sucesso ou o fracasso do negócio.
Dados do Sebrae indicam que, no comércio, categoria
que engloba restaurantes, 30,2% dos estabelecimentos fecham em até cinco anos
de atividade, e nem mesmo grandes redes estão imunes a crises. Madero e
Outback, por exemplo, já passaram por dificuldades financeiras e tiveram que
rever suas estratégias para se manterem competitivas. Em um mercado volátil,
transformar obstáculos em oportunidades exige inovação, adaptação e uma equipe
engajada.
Segundo Daniel Lucco, CEO da La Braciera, que acaba de entrar no Guia
das Melhores Redes de Pizzarias do Mundo pelo 50 Top Pizza e também já foi
premiada como a Melhor de São Paulo pelo Melhores da Gastronomia 2024, a
resiliência é um dos pilares de qualquer restaurante. “A chave do sucesso é ter
processos bem definidos, um produto consistente e, principalmente, entender que
a gestão precisa evoluir constantemente. No nosso caso, crescemos mesmo
enfrentando desafios porque soubemos nos adaptar sem perder a essência da
marca”, afirma.
Lucco explica que algumas lições são fundamentais e
precisam ser colocadas em prática de forma contínua. “Períodos de crise
existem, mas vence quem está bem preparado. A pandemia de covid-19, por
exemplo, colocou à prova a resiliência e a capacidade de gestão de muitos
estabelecimentos. Muitos não conseguiram se adaptar, mas quem conseguiu agir
rapidamente e investir em delivery, por exemplo, conseguiu seguir ”,
exemplifica.
Confira sete lições fundamentais de gestão para
restaurantes superarem adversidades e crescerem de forma sustentável, segundo
Daniel Lucco:
- Inovação
frequente no cardápio - Adaptar o cardápio às preferências do público
sem perder a identidade da marca pode ser um diferencial, especialmente
considerando a sazonalidade.
- Flexibilidade
operacional -
Mudanças no mercado exigem ajustes rápidos. Implementar delivery
eficiente, criar promoções estratégicas ou adaptar horários de
funcionamento pode ajudar a manter o fluxo de clientes e a rentabilidade.
- Comunicação
transparente com a equipe - A base de um restaurante sólido é uma
equipe bem alinhada. Manter os colaboradores informados sobre desafios e
estratégias fortalece o engajamento e melhora o serviço prestado.
- Gestão
financeira rigorosa - Monitorar fluxo de caixa e controlar
despesas são práticas importantes. Criar reservas financeiras para
períodos de baixa demanda e revisar custos operacionais garantem maior
estabilidade ao negócio.
- Investimento
em marketing digital - Estar presente online é fundamental para
atrair novos clientes. “Na La Braciera utilizamos estratégias de marketing
de influência para divulgar nossa experiência gastronômica, consolidando a
marca no digital e ampliando o público”, conta Lucco.
- Qualidade
consistente do produto - Clientes retornam pela qualidade. Garantir
a excelência dos pratos, desde a escolha dos ingredientes até o preparo,
fideliza consumidores e fortalece a reputação do restaurante.
- Planejamento
estratégico e visão de longo prazo - Antecipar tendências e preparar-se para
diferentes cenários permite uma resposta mais rápida às adversidades.
“Investir em tecnologia, treinamento da equipe e expansão planejada são
estratégias que precisam ser consideradas o tempo todo para que garantam
um crescimento sustentável”, finaliza o CEO da La Braciera.
Daniel Lucco - CEO da La Braciera, é apaixonado pelo ramo
de alimentação e viu de perto sua família gerenciando uma pizzaria que
atualmente tem mais de 40 anos de tradição. Daniel é formado em Administração
pela PUC-SP e em 2015 foi um dos fundadores da Lucco Fit, empresa de
alimentação ultracongelada que foi adquirida em 2019 pela Sapore, multinacional
brasileira de restaurantes corporativos. Atuou como executivo da companhia
durante 2 anos e foi co-fundador da La Braciera - Pizza Napoletana. Para mais
informações, visite o Linkedin.
La Braciera
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