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terça-feira, 11 de março de 2025

Especialista apresenta sete lições de gestão no setor de restaurantes

Segundo Daniel Lucco, CEO da La Braciera, é possível transformar crises em oportunidades com planejamento estratégico 

 

Sazonalidade, aumento de custos, mudanças no comportamento do consumidor e crises econômicas. O setor gastronômico está acostumado a enfrentar desafios, mas a maneira como os gestores reagem a eles pode determinar o sucesso ou o fracasso do negócio. 

Dados do Sebrae indicam que, no comércio, categoria que engloba restaurantes, 30,2% dos estabelecimentos fecham em até cinco anos de atividade, e nem mesmo grandes redes estão imunes a crises. Madero e Outback, por exemplo, já passaram por dificuldades financeiras e tiveram que rever suas estratégias para se manterem competitivas. Em um mercado volátil, transformar obstáculos em oportunidades exige inovação, adaptação e uma equipe engajada.

Segundo Daniel Lucco, CEO da La Braciera, que acaba de entrar no Guia das Melhores Redes de Pizzarias do Mundo pelo 50 Top Pizza e também já foi premiada como a Melhor de São Paulo pelo Melhores da Gastronomia 2024, a resiliência é um dos pilares de qualquer restaurante. “A chave do sucesso é ter processos bem definidos, um produto consistente e, principalmente, entender que a gestão precisa evoluir constantemente. No nosso caso, crescemos mesmo enfrentando desafios porque soubemos nos adaptar sem perder a essência da marca”, afirma.

Lucco explica que algumas lições são fundamentais e precisam ser colocadas em prática de forma contínua. “Períodos de crise existem, mas vence quem está bem preparado. A pandemia de covid-19, por exemplo, colocou à prova a resiliência e a capacidade de gestão de muitos estabelecimentos. Muitos não conseguiram se adaptar, mas quem conseguiu agir rapidamente e investir em delivery, por exemplo, conseguiu seguir ”, exemplifica. 

Confira sete lições fundamentais de gestão para restaurantes superarem adversidades e crescerem de forma sustentável, segundo Daniel Lucco:

  1. Inovação frequente no cardápio - Adaptar o cardápio às preferências do público sem perder a identidade da marca pode ser um diferencial, especialmente considerando a sazonalidade. 
  2. Flexibilidade operacional - Mudanças no mercado exigem ajustes rápidos. Implementar delivery eficiente, criar promoções estratégicas ou adaptar horários de funcionamento pode ajudar a manter o fluxo de clientes e a rentabilidade.
  3. Comunicação transparente com a equipe - A base de um restaurante sólido é uma equipe bem alinhada. Manter os colaboradores informados sobre desafios e estratégias fortalece o engajamento e melhora o serviço prestado.
  4. Gestão financeira rigorosa - Monitorar fluxo de caixa e controlar despesas são práticas importantes. Criar reservas financeiras para períodos de baixa demanda e revisar custos operacionais garantem maior estabilidade ao negócio.
  5. Investimento em marketing digital - Estar presente online é fundamental para atrair novos clientes. “Na La Braciera utilizamos estratégias de marketing de influência para divulgar nossa experiência gastronômica, consolidando a marca no digital e ampliando o público”, conta Lucco.
  6. Qualidade consistente do produto - Clientes retornam pela qualidade. Garantir a excelência dos pratos, desde a escolha dos ingredientes até o preparo, fideliza consumidores e fortalece a reputação do restaurante.
  7. Planejamento estratégico e visão de longo prazo - Antecipar tendências e preparar-se para diferentes cenários permite uma resposta mais rápida às adversidades. “Investir em tecnologia, treinamento da equipe e expansão planejada são estratégias que precisam ser consideradas o tempo todo para que garantam um crescimento sustentável”, finaliza o CEO da La Braciera. 

 

 

 

Daniel Lucco - CEO da La Braciera, é apaixonado pelo ramo de alimentação e viu de perto sua família gerenciando uma pizzaria que atualmente tem mais de 40 anos de tradição. Daniel é formado em Administração pela PUC-SP e em 2015 foi um dos fundadores da Lucco Fit, empresa de alimentação ultracongelada que foi adquirida em 2019 pela Sapore, multinacional brasileira de restaurantes corporativos. Atuou como executivo da companhia durante 2 anos e foi co-fundador da La Braciera - Pizza Napoletana. Para mais informações, visite o Linkedin.

 

La Braciera

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