Estudo da datatech revela que mais da metade dos brasileiros foi vítima de golpes, e 54,2% perderam dinheiro. Cartões de crédito, boletos falsos e fraudes via Pix são os métodos mais usados por criminosos
Dados do Indicador de Tentativas de
Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, revelam que, em
2024, o número de golpes evitados contra bancos e cartões de crédito cresceram
10,4% em relação ao ano anterior, representando 53,4% das fraudes registradas
no período. Caso fossem concretizadas, o prejuízo estimado chegaria a R$ 51,6
bilhões.
Além disso, segundo outra pesquisa
realizada pela Serasa Experian com consumidores, 50,7% dos brasileiros foram
vítimas de fraudes no último ano, um salto de 9 pontos percentuais em relação a
2023. Desse total, 54,2% das vítimas afirmaram ter perdido dinheiro.
Entre os tipos de fraudes mais recorrentes relatadas pelos respondentes, o uso indevido de cartões de crédito liderou o ranking (47,9%), seguido por golpes financeiros como boletos falsos e fraudes via Pix (32,8%), phishing (21,6%) e invasão de contas bancárias ou redes sociais (19,1%).
Confiança no setor impactada pela incidência das fraudes
Ainda
segundo a pesquisa, essas ocorrências demonstraram impactar a confiança dos
consumidores nos métodos de pagamento online. O uso do pix para realizar
transações caiu de 69% em 2023 para 60% em 2024 e a perspectiva de segurança
sobre a modalidade foi de 32% para 22% no mesmo período. Por outro lado, o
cartão de crédito ganhou espaço, com 84% dos pagamentos serem realizados por
meio dele (ante 79% em 2023) e considerado confiável para 60% dos respondentes
(46% no ano anterior). Veja, no gráfico a seguir, a relação de uso e confiança
nos métodos de pagamento:
Em relação à capacidade de proteção
das instituições, apenas 49% dos entrevistados consideram as empresas de cartão
de crédito como eficazes na proteção contra fraudes – um aumento em relação aos
41% de 2023, mas ainda abaixo do ideal. Agências governamentais (37%) e
marketplaces de comércio eletrônico (33%) também figuram entre os segmentos que
os brasileiros consideram mais seguros, enquanto provedores de pagamento
tiveram queda na credibilidade, de 27% para 23%.
Sete em cada 10 consumidores (76%)
ouvidos pela pesquisa declararam, ainda, que é provável ou muito provável
pagarem mais caro por uma marca em que ofereça segurança on-line – em 2023 esse
indicador era de 62%. O diretor de autenticação e prevenção à fraude da Serasa
Experian, Caio Rocha, alerta que “esse crescimento reflete a crescente
preocupação com a integridade dos dados e o impacto do risco reputacional,
especialmente para os bancos, que precisam reforçar a confiança dos clientes ao
oferecer soluções seguras e robustas contra fraudes”.
Proteção em camadas como solução contra fraudes
Para
conter esse avanço, tecnologias mais seguras de autenticação são essenciais. O
levantamento aponta que a biometria física é o método mais reconhecido pelos
consumidores para proteção contra fraudes, passando de 59% em 2023 para 67% em
2024. Outros métodos, como códigos PIN enviados para celulares (de 45% para
48%) e perguntas de segurança (de 36% para 40%), também são utilizados, mas
enfrentam limitações contra golpes sofisticados. Veja as modalidades de
autenticação mais conhecidas no gráfico a seguir:
Caio Rocha
explica que a relação entre golpes financeiros e autenticação digital é direta:
os criminosos exploram falhas humanas por meio da engenharia social para
roubarem dados e se passarem pelos consumidores, acessando contas bancárias,
realizando transações indevidas e aplicando golpes cada vez mais
sofisticados. Quanto mais forte for o processo de autenticação, menores
são as chances de sucesso dos criminosos.
“Quanto mais
robusto for o processo de autenticação, menores são as chances de sucesso dos
criminosos. Com o avanço de golpes sofisticados, como deepfakes e fraudes
impulsionadas por inteligência artificial, é importante considerar a adoção de
tecnologias que sejam aprimoradas constantemente, além de uma estratégia de
prevenção à fraude em camadas, combinando diferentes tecnologias para reforçar
a segurança e fortalecer a confiança nos serviços digitais”, conclui.
Metodologia
da Pesquisa
O estudo da
Serasa Experian apresenta os resultados da 2ª Onda com Consumidores Finais,
dando continuidade ao estudo iniciado em 2023. O levantamento foi realizado com
o objetivo de entender as experiências online dos consumidores e como os
serviços de autenticação e prevenção à fraude são percebidos e valorizados. A
pesquisa buscou mapear essas experiências, medir a percepção sobre provedores
de serviços de autenticação e prevenção à fraude, incluindo a Serasa Experian,
avaliar a incidência de fraudes na amostra, analisar perdas financeiras e compreender
os impactos dessas fraudes na preocupação com a segurança digital. Também foi
analisado quais métodos antifraude os consumidores conhecem e quais transmitem
maior sensação de segurança.
Os dados foram coletados em dois períodos distintos: de 07 a 22 de novembro de 2023 (804 entrevistas) e de 04 a 18 de novembro de 2024 (877 entrevistas), todas realizadas com pessoas físicas (PF). A margem de erro para os resultados é de 3,4% em 2024 e 3,5% em 2023, com intervalo de confiança de 95%.
A amostra representa um perfil demográfico predominantemente formado por pessoas da classe B, com idade média de 41 anos e residentes em capitais. Entre os respondentes, 54% são do gênero feminino e 47% do masculino. A idade média passou de 39 anos em 2023 para 41 anos em 2024. Em termos regionais, a maior concentração está no Sudeste, com 45% dos respondentes em 2024, enquanto o Centro-Oeste registrou crescimento na participação, passando de 7% para 10%.
Experian
experianplc.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário