Pesquisar no Blog

sábado, 2 de maio de 2020

Jovens lideram as compras online durante a quarentena


Millennials e Centennials saem na dianteira como as gerações que aumentaram suas compras online em decorrência do Covid-19, entre a população geral há cautela no consumo de bens e aumento no consumo de mídia pelo mundo
 

Centennials e Millennials, jovens adultos entre 18 e 34 anos, têm uma expectativa maior quanto a participação mais proativa das marcas na sociedade, em comparação com outras faixas etárias, indica a sétima edição do Kantar Thermometer. Segundo o estudo online, realizado em mais de 50 mercados pelo mundo, 48% dos Centennials e dos Millennials esperam que as marcas sejam exemplos e guias de mudança e 39% que elas usem seu conhecimento para explicar e informar sobre o atual cenário.
 

O que os consumidores esperam das marcas?
Fonte: Kantar COVID-19 Barometer

Os hábitos de consumo de mídia das gerações mais jovens também se acentuaram com o distanciamento social. TV e canais digitais têm atenção dividida e amplificada entre eles, como fonte de entretenimento e informação. Millennials e Centennials declaram ter aumentado o consumo de quase todos os meios, o que significa um aumento maior em relação ao das outras faixas etárias.

 
Mídias sociais - Com seus "desafios" que geram engajamento em massa, o TikTok se tornou uma forma de entretenimento rápido e de socialização digital em tempos de isolamento social para a geração mais jovem, mas o uso do YouTube e Instagram continua crescendo devido ao aumento das lives - transmissões ao vivo que incluem exercícios, receitas de culinária e, claro, os shows de música.

Como a situação atual do coronavírus impactou no seu uso das redes sociais?
 

 
Entre a população geral, cautela no consumo - Em tempos de isolamento social e quarentena, os consumidores têm realizado menos visitas aos pontos de venda, resultando em compras maiores por viagem.
 
Fonte: Kantar | Semana 12 de dezembro a 6 abril | Raw Data Index

As compras online continuam ganhando destaque. Na América Latina, o e-commerce cresceu 3,3 vezes nas quatro semanas após o isolamento social (semana de 6 de abril, em comparação com a semana de 9 de março). Entre os latino-americanos, 78% declararam que devem continuar a utilizar o e-commerce no futuro. No Brasil, esse índice chega a 82%.


Um olhar para mídia -
A pandemia de Covid-19 se espalhou pelo mundo e, conforme as medidas de isolamento social são adotadas pelos países, o consumo de mídia aumenta. A audiência de TV, por exemplo, segue crescendo no mundo inteiro, em relação ao mesmo período do ano passado. No Brasil, o aumento chega a 19%.

Aumento de tempo de consumo de TV em relação ao mesmo período de 2019
 

Kantar - Media Division TV Audience Measurement ATS

Assistir TV é um comportamento social e, em um momento em que as pessoas estão socialmente distantes, o comportamento de assistir televisão com outras pessoas da mesma residência cresceu. O aumento na audiência de indivíduos acompanhados cresceu 36% no Brasil, na comparação entre o período de 2 a 8 de março e 13 a 19 de abril.

Ao olharmos para o rádio neste período de isolamento, vemos que o meio exerce diversas funções, com um papel diferente para cada faixa etária. Entre os mais jovens, o rádio nesse momento é para ouvir música; já os jovens adultos estão ouvindo por que têm mais tempo livre e para se informar sobre Covid-19; enquanto os mais velhos escutam para se informar de acontecimentos gerais. 


Digital: Atividade Publicitária

Na publicidade online, as categorias relacionadas a atividades fora de casa foram impactadas negativamente, enquanto lojas de departamento aumentaram sua presença.
 

A sétima edição do Kantar Thermometer já está disponível no site http://br.kantar.com/covid-19/, que traz atualizações frequentes sobre os impactos do novo coronavírus.


Educar: papel dos pais ou da escola?


O termo “educação” está amplamente relacionado à família, ao estado e à sociedade, cada um com diferentes funções e objetivos: educar para a vida, para as necessidades do mercado ou para a criação de uma consciência social, científica, cultural e histórica. Contudo, o papel da escola e o dos pais ou responsáveis parecem estar cada vez menos definidos. 

É dentro dos colégios que as crianças têm um espaço de desenvolvimento e aprendizagem, conforme um currículo pré-estabelecido, mas moldável, em que o conhecimento produzido historicamente pela humanidade é passado de professor para aluno, em forma de ciência. As instituições de ensino devem priorizar, ainda, a socialização e a prática de atividades cognitivas para o desenvolvimento pessoal da criança.

Já a família sempre foi encarada como instituição base. É o ambiente inicial de socialização, transmissão de valores, significados e crenças. Um conjunto de vínculos importante na construção individual e social do ser humano. Os pais ou responsáveis devem prover mais do que o sustento material e a proteção do bem-estar. Eles são peças fundamentais na promoção do afeto, na formação do caráter e da personalidade da criança, compartilhando aspectos morais para a construção de um cidadão. Contudo, as mudanças percebidas, principalmente na última década, mostram casos de terceirização da responsabilidade - quando a família entrega todo o papel da educação para a escola. 

Falta de tempo, excesso de permissividade ou simples ausência de interesse. Esses são alguns dos fatores que fazem com que pais e responsáveis sejam passivos no processo educacional. As escolas já perceberam a tendência e vêm trabalhando com os professores o olhar voltado às necessidades trazidas pelos alunos, que vão além da academia. A transferência de responsabilidade também se dá pela falta de habilidade para lidar com as emoções das crianças. Às vezes, os pais não sabem como cumpir essa importante tarefa e a entregam nas mãos do professor. Contudo, as escolas não podem assumir este papel, da mesma forma que não devem se ausentar dessa importante tarefa. A solução para esse dilema é que a escola trabalhe como parceira, para manter um equilíbrio e ajudar as famílias a encarar a responsabilidade na formação da criança.

Autor do livro “A criança terceirizada”, o pediatra José Martins Filho afirma que a ausência  dos pais abre espaço para que algumas crianças sejam educadas pela mídia televisiva e pela internet, o que não é recomendado. Entre as consequências apontadas pelo autor, a curto e longo prazos estão crianças sem vínculo parental e com baixa autoestima. A criança terceirizada também costuma ter a agenda cheia, viver entre escola, creche ou cursos, sem tempo livre para brincar, o que anula a fantasia da infância. Outras consequências apontadas pelo pediatra são a falta de limites, problemas de comportamento e o desenvolvimento de crianças mimadas, que não sabem ouvir um “não” e querem que todas as suas vontades sejam satisfeitas imediatamente. 

A definição do papel dos pais e da escola é o passo inicial para definir o que cada uma das esferas têm a trazer para a criança. Educação pedagógica e familiar são complementares e mescladas e devem ser abertas para sugestões, mas mantendo sua autonomia. É por meio do apoio, da responsabilidade e da experiência que se assegura uma formação com habilidades sociais, comportamentais e intelectuais bem desenvolvidas, para o crescimento de um cidadão. 






 Fabiula Gonçalves Galina - gestora do Ensino Fundamental II do Colégio Positivo Júnior.


Antecipação da restituição de IR: uma alternativa financeira para a crise do Covid-19


O governo adiou o período de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física em função do novo coronavírus (Covid-19), contudo, para muitos contribuintes brasileiros pode ser interessante utilizar a antecipação dos valores de restituição devida pelo governo aos contribuintes que algumas instituições financeiras oferecem. Mas diante a uma necessidade financeira, será que realmente é correto e vale a pena antecipar?
"A realidade está muito diferente, sempre preguei que utilizar essa linha de crédito demonstrava falta de educação financeira, mas vivemos tempos de guerra contra o Covid-19 e seus impactos financeiros, assim, esse dinheiro se mostra uma ótima alternativa para quem está com redução ou sem renda. Mas, lembrando que a situação não está fácil, sendo necessário pensar nos hábitos financeiros e buscar economia imediatamente", alerta o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN), Reinaldo Domingos.
Lembrando que a antecipação é um serviço que faz com que o contribuinte não necessite esperar pelos lotes para receberem os valores devidos da restituição. E que esse empréstimo tem como garantia esse valor devido pela Receita Federal. Outro ponto importante é que mesmo com a crise e o adiamento do prazo de entrega do Imposto de Renda o governo não alterou o calendário de restituição.
Contudo, para pedir a antecipação aos bancos, os contribuintes devem ter a certeza de que tudo está correto na declaração entregue ao governo. Caso apresente problemas, ela pode cair na malha fina da Receita Federal e o contribuinte terá que arcar com o empréstimo do próprio bolso. Por isso, é sempre recomendável muito cuidado ou mesmo o apoio de especialistas contabilistas.
"Cair na malha fina é mais fácil do que parece, principalmente com a ampliação de cruzamentos de informações feita pela Receita Federal. Às vezes, a pessoa faz tudo corretamente, como manda o manual, e, assim mesmo, vai parar na malha fina. Isso acontece, por exemplo, quando a fonte pagadora fornece à Receita uma informação diferente da qual liberou para o colaborador", explica o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos.
O diretor da Confirp explica que para que possa ter segurança ao fazer essa antecipação, o recomendado é que o contribuinte prepare e entregue a restituição o quanto antes. "O próprio sistema de entrega do Imposto de Renda demonstra ao contribuinte inconformidades, assim, o quanto antes reparar, maior a chance de ajustar inconsistências".
Também é importante ter o valor exato que terá de restituição para realizar a antecipação de forma segura. Mas mesmo já tendo entregado e sabendo que não terá problema com a malha fina o contribuinte tem que tomar alguns cuidados antes de antecipar esses valores.
"Aconselho que o contribuinte faça uma pesquisa nos bancos. A disputa pelos clientes é tão grande que as taxas de juros cobradas nesses empréstimos flutuam muito entre as instituições financeiras. A primeira pesquisa pode ser pela Internet, para, depois, sentar com o gerente do banco e negociar melhorias na proposta que eles oferecem", explica Reinaldo Domingos.
O presidente da ABEFIN explica que é interessante que essa renda extra seja utilizada de forma inteligente. "O momento é de extrema dificuldade e todo dinheiro extra recebido deve ser tratado com muito respeito, criando uma reserva estratégica pois o período de dificuldade será muito grande para a população", finaliza Domingos.



sexta-feira, 1 de maio de 2020

Mãos e rosto precisam de cuidado mesmo dentro de casa


Álcool gel provoca de ressecamento a dermatite. Especialistas falam sobre a importância de cuidar das mãos e do rosto mesmo dentro de casa
Não é por que estamos em isolamento social para conter a proliferação da Covid-19, o novo coronavírus, que precisamos deixar de lado alguns cuidados e protocolos de beleza e saúde que são essenciais para o dia a dia. O fato de estarmos em casa não significa que não é necessário passar protetor solar, por exemplo. Mesmo embaixo de sombra, luzes brancas podem danificar a pele. Então, nada de começar o home office sem antes dar atenção à pele do rosto!
As mãos também precisam de atenção, principalmente neste contexto de saúde em que estamos inseridos. Isso por que, lavamos as mãos com frequência e utilizamos álcool gel para higieniza-las e esses produtos removem a capa de gordura da pele, provocando ressecamento. Cutículas, unhas e mãos precisam de hidratação após cada lavagem.
Confira as dicas completas das especialistas Regina Gante e Fernanda Capucci, docentes do curso de Estética da Universidade Anhembi Morumbi em um vídeo exclusivo.

Universidade Anhembi Morumbi

Posts mais acessados