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quinta-feira, 7 de julho de 2022

Veja 10 dicas para o seu negócio prosperar e ter mais sustentabilidade no mercado

Sebrae destaca aspectos do empreendimento que devem ter atenção de quem empreende

 

Para se manterem competitivos no mercado, os empreendedores enfrentam muitos desafios, principalmente nos primeiros cinco anos do negócio, considerado o período de maior taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas. Além de uma missão e propósito bem definidos para persistirem, os donos de pequenos negócios devem ficar atentos aos diversos aspectos do empreendimento, que envolvem desde o aprimoramento da gestão até o aperfeiçoamento do comportamento de um empreendedor de sucesso. 

O gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional, Enio Pinto, ressalta que quando o propósito da empresa está em sintonia com o propósito pessoal do empreendedor fica mais fácil encarar as dificuldades do dia a dia da empresa e se manter mais motivado. “Quando isso acontece, é possível enxergar com mais clareza como o seu negócio faz a diferença na vida das pessoas e como, de fato, resolve o problema do seu cliente”, frisou. 

Para ajudar os donos de pequenos negócios, o especialista elaborou 10 dicas para fazer o seu empreendimento prosperar e ter mais sustentabilidade no mercado. Confira abaixo:

 

1. Empreenda em algo que você se identifica

Antes de começar um negócio, o empreendedor deve identificar as suas preferências e afinidades, bem como avaliar o que o mobiliza e dá satisfação pessoal. Então, primeiramente faça uma lista do que você tem afinidade e é competente, considerando-se acima da média da maioria das pessoas, e depois faça uma lista das demandas da sua comunidade. O cruzamento dessas duas listas será a sua vocação empresarial. A possibilidade de sucesso é muito maior quando você é capaz de identificar inicialmente todos esses pontos.

 

2. Tenha foco absoluto no cliente
A razão de existir de um empreendimento é o cliente. Você pode ter um recurso para investir ou até mesmo um imóvel próprio disponível, mas se não houver clientes para o seu negócio, dificilmente ele vai prosperar. Então, foque em conhecer o seu cliente. Por exemplo: você tem um restaurante e descobre que seu cliente gosta de comer feijoada na sexta-feira. Logo, esse prato deve fazer parte do seu cardápio neste dia da semana.

 

3. Entregue o que tem valor para o seu cliente

Todo cliente paga um preço pelo seu produto, mas quer receber um valor em troca. Valor é igual a um benefício concreto mais uma experiência incrível. No exemplo da dica anterior, além de oferecer a feijoada em seu restaurante, também é preciso oferecer um local seguro para o estacionamento, um garçom bem treinado, um ambiente agradável com música ao vivo, facilidade para pagamento da conta, seja por dinheiro, cartão ou PIX, por exemplo. Ou seja, neste caso, veja como é oferecido mais do que uma simples refeição. Não esqueça que o foco não tem que ser em você, empreendedor, mas no que o seu cliente quer. Não tenha receio de pedir feedbacks para o seu cliente para se certificar de que ele está pagando um preço, mas de fato recebendo um valor.

 

4. Delegue para focar

A maioria dos pequenos empreendimentos tem times enxutos, mas, a partir do momento em que você cresce e consegue ter alguns colaboradores, é necessário ter muito foco. Nesse caso, o dono do pequeno deve saber delegar o que é mais operacional para outras pessoas do seu time. Atente-se para o fato de que delegar não é se omitir. Não é porque você vai delegar a gestão financeira para um terceiro que você abrirá mão de acompanhar os números do fluxo de caixa, entre outras questões das finanças. Na verdade, ao delegar você terá mais tempo para pensar e focar no que é essencial, mas sem perder de vista o que foi delegado.

 

5. Inove de forma permanente

Todo empreendimento tem seu mercado concorrente que atua no mesmo segmento que você e quer resolver o mesmo problema que você. Por isso é importante buscar um diferencial e trazer ineditismo para o seu empreendimento. Quando se fala em inovação pode ser em relação ao produto, à embalagem, à forma de entrega, à forma de pagamento, ao pós-venda, entre outros pontos. Inovação não é algo apenas ligado à tecnologia e há diferentes maneiras de inovar.

 

6. Controle a gestão e as finanças

Você já deve ter ouvido falar que não se pode gerenciar aquilo que não se consegue medir ou controlar, por isso é fundamental que haja controles gerenciais para toda a sua atividade, como controle de contas a pagar e contas a receber, controle de estoque, controle de fluxo de caixa. Para que você faça uma gestão mais profissional do seu negócio, é fundamental manter controles atualizados que serão a base de uma tomada de decisão mais consistente e profissional.

 

7. Construa parcerias fortes

É possível buscar parceiros no mesmo segmento de atuação e com diferente localização com o objetivo de socializar custos, como comprar embalagens e ter mais poder de barganha com o fornecedor, por exemplo. Também é possível procurar um parceiro de outra área para montar um combo de produtos e serviços complementares que possam agregar valor à sua entrega, por meio de oferta de descontos, gerando fluxos de demandas mútuas entre os parceiros. Lembre-se de que juntos somos mais fortes.

 

8. Tenha presença digital relevante

Nenhum negócio tem hoje a prerrogativa de nascer sem presença digital. É importante estar nos grandes marketplaces, ou ter seu próprio site de e-commerce ou ainda ter canais digitais à disposição para realizar o atendimento e interagir com o seu cliente. A presença digital tornou-se fundamental para os pequenos negócios seja qual for o tipo de empreendimento ou área de atuação. Se você ainda não domina o mercado digital, procure o Sebrae para participar do UP Digital, de forma gratuita. Conheça mais aqui.

 

9. Busque sempre o engajamento de sua equipe

De nada vai adiantar seguir todas as outras dicas se o seu time não está engajado, o que pode comprometer a experiência do seu cliente. Quanto mais seu negócio vai crescendo, fica mais difícil acompanhar todas as vendas e os pontos de contato com o seu cliente. Logo, o seu time torna-se a cara do seu negócio.

 

10. Recicle e atualize os seus conhecimentos

A dinâmica da economia e da gestão de uma empresa tem se tornado cada vez mais acelerada. Todo dia, temos lançamentos no mercado que de alguma maneira podem afetar a cadeia produtiva do seu segmento. Por isso é preciso se manter permanentemente atualizado. O processo de capacitação de quem empreende e quer ter uma atuação profissional é dinâmica e permanente. Você precisa se atualizar sobre a operação e gestão do seu negócio, mas também em termos atitudinais, considerando evoluir em comportamentos empreendedores, desenvolvendo constantemente o seu perfil.


Bancos podem aumentar segurança e inteligência de negócios com adoção de infraestrutura de nuvem híbrida

Diante do crescimento das ameaças às suas operações, especialmente cibernéticas, as instituições veem na migração de sistemas de segurança para nuvem híbrida uma boa opção para garantir a proteção de seus bens e dados, otimizar o uso de recursos e reduzir custos

 

Para bancos de grande porte com filiais locais em várias partes do País ou ao redor do mundo, gerenciar sistemas de segurança vem se tornando cada vez mais uma preocupação urgente. Um dos principais desafios é que as ameaças, especialmente cibernéticas, estão em constante evolução e faltam recursos de TI, pois os orçamentos estão cada vez menores. Para resolver esse problema, um grande número de instituições financeiras está buscando migrar, principalmente seus vídeos de segurança, para uma infraestrutura de nuvem híbrida.  

“Isto vem ocorrendo porque a infraestrutura de segurança na nuvem híbrida ajuda os grandes bancos na melhor gestão dos sistemas, reduz custos e traz mais inteligência aos negócios, que consistem na administração de bilhões de reais em investimentos, rendas e economias, bem como no gerenciamento de muitas informações privadas”, afirma Jose Rodrigues da Silva Neto, Gerente de Vendas das Verticais Bancos e Varejo da Genetec. Segundo ele, é uma medida fundamental diante da evolução dos riscos cibernéticas e do aumento dos custos de TI, gerado pela diversidade de tecnologias que utilizam e por ainda terem processos isolados, que precisam ser integrados para melhorar o monitoramento e controle das operações.  

Devido a antiga cultura de produzir seus próprios sistemas de tecnologia da informação, muitos bancos brasileiros ainda usam ferramentas de cibersegurança desatualizados, que foram projetados para atender as necessidades específicas de departamentos distintos. Alguns deles possuem até 1.000 aplicativos diferentes em suas redes. “Esse legado dificulta a proteção dos bancos contra ameaças cibernéticas e aumenta os custos de TI. Por isto, migrar para a nuvem híbrida pode contribuir de forma efetiva para melhorar a eficiência e a interoperabilidade da estrutura de rede da companhia, ajudando a utilizar as análises de dados para aperfeiçoar as operações”, explica Neto. 
 

Indústria bancária é a mais afetada pelo aumento das ameaças cibernéticas  

Considerando-se a economia como um todo, os bancos são até 300 vezes mais propensos a sofrer ciberataques do que os demais setores. Em 2020, eles foram vítimas de mais de 3.400 ataques bem-sucedidos, especialmente ramsowares. De acordo com a IBM e o Instituto Ponemon, a média de custos das violações de dados dos departamentos financeiros em 2021 foi de U 5,72 milhões. NO primeiro semestre de 2021, os bancos em todo o mundo presenciaram um aumento assustador de 1.318% nos ataques se comparados com as ocorrências em 2020. Só os ransomwares representaram um custo de U 20 bilhões neste período.  

É esperado que esse número suba para U 265 bilhões até 2031 e é importante lembrar que, embora levem a perda imediata de renda, os ataques também geram perdas futuras. Isto porque seu impacto negativo coloca em dúvida a reputação do banco em relação à confiança dos clientes, ao seu valor para os acionistas e ao potencial de ganhos futuros. Porém, reduzir esses riscos também pode ter um alto custo. Estima-se que os gastos com o treinamento em segurança cibernética atingirão em torno de U 10 bilhões até 2027. E, para acompanhar as ameaças e riscos em constante mudanças, os bancos precisam implementar soluções inovadoras que ajudem a proteger dados e planejar as necessidades futuras. 

Por isso, neste momento em que os bancos estão tornando-se digitais, é esperado que os departamentos de segurança trabalhem de forma mais inteligente, com orçamentos reduzidos. “A redução de custos se tornou uma das principais prioridades dos bancos, desde que começaram a modernizar seus sistemas. Mas uma das dificuldades predominantes enfrentadas pelas áreas de segurança e TI é que seus sistemas são ineficientes e possuem altos custos para serem mantidos”, comenta Neto. 

Normalmente os bancos gastam aproximadamente 75% de seu orçamento de TI para manutenção do sistema legado e as equipes de TI perdem tempo e dinheiro mantendo e atualizando soluções paralelas. Porém, é importante considerar que mesmo que a atualização para um sistema moderno reduza custos de manutenção, sem uma estratégia segura, os bancos ainda correm risco de introduzir novas vulnerabilidades. “Adotar novas tecnologias pode ajudar a melhorar as operações e aumentar a eficiência pode reduzir os custos de TI, mas apenas se as redes não os colocarem em riscos. Com isso em mente, é essencial buscar soluções que possam ser integradas com os sistemas de segurança”, aconselha o executivo da Genetec.
 

Novas perspectivas abertas pela análise de dados de segurança 

Para manterem-se à frente da concorrência, as instituições financeiras precisam usar os dados obtidos para fazer investigações, obter insights sobre clientes e melhorar as operações das agências. Novamente, as ferramentas de segurança da informação e os diferentes silos de TI podem criar desafios desnecessários e caros. Primeiro, porque eles dificultam o acesso ou a extração dos dados necessários dos sistemas, e depois porque podem deixar em evidência problemas logísticos. Quando um incidente ocorre em uma filial, o grupo de segurança precisa pesquisar horas de vídeos de várias câmeras para identificar e coletar as imagens necessárias.  

“Esse processo pode ser ainda mais difícil e demorado quando as investigações requerem a correção de dados de diferentes sistemas, incluindo vídeos e controles de acesso, ou a análise de dados de várias outras filiais. Afinal, com sistemas diferentes, extrair vídeos para investigações da o dobro de trabalhos e aumenta a probabilidade de ocorrência de erros humanos”, acredita Neto. Por isto, com o objetivo de cortar gastos, os bancos estão buscando por ferramentas que automatizam e agilizam os processos para que a equipe de segurança possa trabalhar e encerrar suas observações rapidamente.  

Assim como o ágil encerramento de investigações é benéfico para as operações, os mesmos dados de segurança obtidos podem ser usados para ajudar os clientes. Isto se deve ao fato de que, como parte de suas novas ofertas, os bancos estão procurando melhorias para a experiência do cliente, o que só é possível com o fácil acesso aos dados para entender melhor as necessidades de cada cliente e fornecer serviços com eficácia. “Isto é muito difícil em um contexto com vários sistemas legados, o que torna clara a necessidade de evoluir para soluções mais modernas e sofisticadas”, constata o executivo da Genetec. 

Outro fator que evidencia esta necessidade de modernização é que os bancos hoje entendem que, com o aumento das ameaças e sua maior complexidade, é preciso recorrer a ferramentas de propósito único para solucionar problemas específicos de curto prazo. “Infelizmente, o resultado geralmente é uma coleção de sistemas que não foram projetados para trabalharem juntos. Para enfrentar seus desafios atuais e futuros, é preciso que os bancos pensem sobre a base de seu sistema físico de segurança ao invés de implementar soluções de curto prazo”, diz Neto.  

É indicado também levar em consideração a capacidade do campo de evolução da empresa para atender às futuras necessidades operacionais de segurança, especificamente porque deve ajudar a colocar um fim nos silos e não os replicar. “A simples integração de novas ferramentas não exclui a abordagem dos armazenamentos para os trabalhos, pois as equipes de segurança ainda precisam alternar entre vários campos que não foram projetados com essas funcionalidades em mente. Isso exigirá que os bancos adotem um modelo híbrido que envolva a unificação de sistemas e a migração para nuvem”, analisa o Gerente de Vendas Vertical Bancos e Varejo da Genetec.  

De acordo com Neto, com uma plataforma unificada, as instituições financeiras podem garantir um nível de segurança cibernética consistente em todas as filiais, promover melhorias nas operações gerenciando a segurança física e aumentar a eficiência diminuindo os custos de atualização e manutenção das ferramentas integradas. Assim, ao implementar na nuvem usando soluções com análises integradas, os bancos podem melhorar a proteção de dados contra erros de hardware e roubo, além de conseguir insights para manter suas filiais funcionando sem problemas. 
 

Adoção da infraestrutura de nuvem híbrida unificada  

A infraestrutura da rede é considerada a espinha dorsal de qualquer sistema de segurança e ajuda a proteger contra as ameaças externas. Sem um planejamento cuidadoso, o esforço de modernizar um serviço de rede pode expor os bancos a novos riscos. Quando estiverem prontos para migrar para o sistema de segurança unificado é essencial desenvolver um plano abrangente.  

“A simples adição de novos dispositivos a um sistema de segurança pode tornar os bancos mais vulneráveis aos ataques cibernéticos. Por essa razão, eles precisam de soluções desenvolvidas com segurança e proteção de privacidade de ponta a ponta. Além disso, eles também devem procurar recursos que possam ser implementados na nuvem”, detalha Neto. Quando feito com uma plataforma unificada, esta migração facilita o acesso, a proteção e o gerenciamento de segurança de dados, o que ajuda a reduzir os custos de armazenamento físico nas filiais de pequeno porte e aumenta a eficiência e a inteligência.  

Segundo o executivo da Genetec, uma violação de segurança decorrente de um dispositivo protegido de forma inadequada ou abuso de acesso privilegiado pode custar milhões de dólares e afetar diretamente a reputação. Por esta razão, os bancos precisam de soluções que oferecem monitoramento centralizado para um maior e mais otimizado controle sobre a gestão de sistemas de segurança física em toda a organização.  

Com uma plataforma unificada que inclui controle de acesso, vigilância por vídeo, reconhecimento automático de placas, detecção de intrusão e análises em uma única interface intuitiva, os bancos podem ver todos os equipamentos que possuem e obtêm visibilidade completa sobre filiais remotas, sem interromper as operações. Além disso, a equipe de segurança pode receber alarmes juntamente com vídeos ao vivo e validar rapidamente se um incidente requer respostas, sem precisar alternar entre vários sistemas.  

“Os bancos podem oferecer respostas consistentes, rápidas e eficazes a ameaças usando procedimentos operacionais padrão (SOPs) para orientar as equipes durante incidentes em tempo real. Uma plataforma de segurança unificada com ferramentas de automação integrada também possibilita manter o controle de vulnerabilidade do sistema, automatizando a manutenção e o monitoramento da integridade”, relata Neto. Essas ferramentas trabalham silenciosamente em segundo plano para monitorar o status e a integridade de cada componente individual em um sistema, enviar alertas sobre novas atualizações de produtos e permitir que as mesmas sejam baixadas e instaladas automaticamente no horário ou quando permitirem. 
 

Nuvem híbrida pode ajudar a melhorar a inteligência 

Para os bancos, a inteligência orientada por dados é algo crucial para melhorar as investigações e a experiência do cliente. Trabalhar com uma infraestrutura de nuvem híbrida e soluções baseadas em análises integradas facilita o acesso e a correlação dos dados de diversos sistemas. Isso significa maior segurança e maior percepção, pois uma plataforma unificada associa automaticamente vídeos e outros fluxos de dados, incluindo controle de acesso, reduzindo o tempo necessário para encontrar e estabelecer informações e eliminando erros humanos. 

Ou seja, além de simplificar as investigações facilitando gerenciamento, revisão de vídeos e compartilhamento de arquivos com as autoridades, uma resposta de monitoramento de evidências também reduz os valores das cópias para DVDs. Por esse motivo, é possível pesquisar e relacionar feeds de vídeos e outros dados de todas as filiais e instalações corporativas para simplificar o processo de comprovação quando vários locais estão envolvidos. “Outra vantagem da migração é conseguir insights para aprimorar a experiência do cliente, sabendo, por exemplo, quantas pessoas estão visitando um local a qualquer momento para determinar o tempo de espera em filas e como o tráfego de pedestres está em diferentes ambientes, o que permite a adoção de estratégias organizacionais para reduzir a espera e facilitar o fluxo das pessoas pelas agências”, explica Neto. 
  

Trilha Carreira: perfil nexialista como diferencial no mercado de trabalho

Diante de um cenário de incerteza que pode afetar o mercado de trabalho e interromper a carreira de forma inesperada, profissionais de vários setores estão tendo que se adaptar a essa nova realidade. Segundo o CEO da consultoria Trilha Carreira, Bruno Martins, um perfil que vem se destacando no ambiente corporativo é o nexialista. Trata-se do funcionário capaz de realizar atividades diferentes da profissão atual e ter conhecimento sobre muitos mercados e vertentes que não sejam do escopo principal de atuação.

O termo nexialista refere-se a profissionais que não têm domínio sobre uma área específica, mas conseguem encontrar nexos, pontos em comum entre assuntos e temas distintos. Ou seja, são aqueles que podem não ter todas as respostas para tudo, mas eles sabem onde encontrá-las e assim fazem.

De acordo com Martins, as empresas tendem a procurar cada vez mais profissionais com as características nexialistas e, por isso, é um perfil que está se destacando no mercado de trabalho e vem sendo associado ao modelo de profissional do futuro.

“Até pouco tempo atrás, existiam apenas dois tipos de profissionais no mercado, os generalistas e os especialistas. Os primeiros são aqueles que sabem um pouco sobre vários assuntos. Por outro lado, os especialistas sabem muito sobre um determinado tema. No entanto, com o aumento da competitividade do mercado, as organizações estão em busca de outro perfil, os nexialistas”, explica.

 Segundo ele, o termo nexialismo está sendo amplamente discutido no mercado profissional atualmente. 

“A competição acirrada fez crescer a importância de profissionais classificados como nexialistas e isso vem sendo encarado como um diferencial. Descobrir e seguir esses aspectos de perfil são fundamentais para impulsionar a carreira e se destacar. O ideal é que o funcionário não fique estagnado e se adeque ao perfil de profissionais do futuro para ter sucesso”, finaliza.

 

FecomercioSP sugere mudanças em PEC que reduz sistema tributário a três impostos sobre consumo, renda e propriedade

Em ofício ao autor da proposta, Entidade pede a inclusão de dispositivos para garantir mais segurança jurídica e evitar aumento da carga tributária

 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) enviou sugestões para aprimorar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 7/2020, que pretende extinguir praticamente todos os tributos federais, estaduais e municipais (inclusive as contribuições sociais), para instituir três impostos: do consumo, da renda e da propriedade, cuja competência seria compartilhada por União, Estados e municípios. A Entidade encaminhou ofício ao autor da proposta, o deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL/SP), solicitando que sejam incluídos, na PEC, dispositivos para aumentar a segurança jurídica, bem como evitar o aumento da alíquota.  

No documento, a Federação argumenta que ao distribuir a competência entre União, Estados e municípios, amplia-se a complexidade, pois cada um poderá editar a própria legislação. Desta forma, na avaliação do Conselho Superior de Direito (CSD) e do Conselho de Assuntos Tributários (CAT), ambos da FecomercioSP, o ideal seria existir a previsão constitucional de que os impostos serão regulados por lei complementar e de que cada ente terá competência apenas para definir alíquotas e questões relativas à cobrança e à fiscalização dos tributos. 

Além disso, sugere a inclusão de um limite à fixação de alíquota para os impostos, em cada nível federativo, a fim de garantir que não haja aumento da carga tributária em relação à atual, tanto em nível global como regional. A tabela abaixo apresenta a distribuição da carga tributária em comparação com o Produto Interno Bruto (PIB) e a carga total por ente federativo. Com base nestes dados, a Entidade pontua ser necessário instituir uma trava de arrecadação em 32% do PIB, seguindo a distribuição entre Estados e municípios apresentada.  


No ofício, dentre outros apontamentos, a FecomercioSP também solicita ajustes quanto à cobrança do imposto sobre consumo de bens e serviços, garantindo que este seja realizado pelos Estados, com repasse dos porcentuais cabíveis à União e aos municípios. Na avaliação da Entidade, também é necessário incluir dispositivos que garantam a restituição dos créditos de ICMS, PIS e Cofins (atualmente, tributos não cumulativos) aos contribuintes, bem como garantir o tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas, mesmo com a simplificação da sistemática para as de médio e grande portes.  

Segundo a FecomercioSP, é importante manter as terminologias atuais – como “mercadoria” –, uma vez que a nomenclatura vigente demandou anos de discussão da Suprema Corte até que fosse fixado o entendimento acerca de sua abrangência, o que garante mais segurança jurídica na sua aplicação. Além disso, outro ponto de atenção é o estabelecimento de um porcentual mínimo de destinação à Previdência Social, já que a PEC propõe a extinção das contribuições destinadas à Seguridade Social, que, segundo a proposta, passará a ser financiada pelos novos impostos, cabendo a lei complementar definir o porcentual mínimo. 

A Federação ressalta ainda que tamanha alteração do sistema demandaria um período de transição – que, para os órgãos de estudo da Entidade, deveria ser de pelo menos dois anos. Por fim, a FecomercioSP destaca que sempre foi favorável à realização de uma Reforma Tributária que vise a simplificação, desburocratização e modernização do ambiente de negócios. Entretanto, é preciso considerar a conjuntura econômica atual, na qual uma alteração substancial da legislação poderia aumentar ainda mais a já elevada carga tributária paga pelo empresariado e pela sociedade.

 

FecomercioSP

Dia do Chocolate: ingrediente está na lista de compras de mais de 80% dos brasileiros


Pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), realizada em parceria com o Instituto Kantar, revela que houve um aumento considerável na compra e consumo de chocolates, com crescimento de 1,5% nos últimos anos. Hoje, o chocolate já atinge 82,6% das casas brasileiras. 

O ingrediente apresenta inúmeros benefícios nutritivos, gastronômicos e até mesmo emocionais.  Além de ser saboroso, também é versátil e está presente em inúmeras receitas. Para comemorar o Dia do Chocolate, celebrado em 7 de julho, o NH Curitiba The Five disponibilizou a receita de uma das sobremesas carro-chefe do Grão Coffee Bar e Five Lounge. E, claro, com muito chocolate e sabor para inovar o cardápio e celebrar a data em grande estilo. 

  

Chocolate três texturas

 

Divulgação

Ingredientes:

 

Para o Biscoito de Micro-ondas 

  • Gema de ovos pasteurizado 0,32 kg
  • Clara de Ovo Pasteurizada  0,5 lt
  • Azeite de Girassol  0,12 lt
  • Açúcar  0,32 kg
  • Cacau em pó 0,04 kg
  • Cobertura de Chocolate 70%  0,12 kg
  • Farinha de Trigo   0,08 kg
  • Sal Maldon  0,002

 

Para o Mousse de Chocolate

  • Gema de ovo pasteurizado 0,15 kg
  • Açúcar 0,1kg
  • Cobertura de Chocolate 1 kg
  • Nata 2 lt
  • Leite 0,4 lt

 

Para o Brownie:

  • Gema de Ovo pasteurizado 0,38 kg
  • Clara de Ovo Pasteurizado 0,72 kg
  • Manteiga 0,32 kg
  • Açúcar 0,2 kg
  • Cobertura de Chocolate 70%  0,72 kg
  • Nozes  0,3 kg

 

Modo de Preparo:

 

Para o Biscoito de Micro-ondas

  1. Prepare a base do biscoito derretendo o chocolate e misturando em uma vasilha os restantes dos ingredientes.
  2. Em seguida, coloque a mistura em discos individuais (formas de biscoitos) e aqueça no micro-ondas de três em três discos, com a máxima potência, durante 40 segundos.

 

Para o Mousse de Chocolate

  1. Faça um creme inglês misturando a gema de ovo com o açúcar e o leite.
  2. Cozinhe até alcançar 80ºC de temperatura.
  3. Em seguida, derreta o chocolate e misture a crema inglesa. 
  4. Deixe esfriar e misture com a nata.

 

Para o Brownie

  1. Coloque a manteiga em uma batedeira e mexa por seis minutos. Retire e misture o chocolate derretido.
  2. Bata as gemas de ovo com o açúcar, e depois, as claras de ovos.
  3. Misture a manteiga com o chocolate, as claras de ovos e as gemas, e acrescente aos poucos a farinha e as nozes. 
  4. Cozinhe em um molde de 2 cm de massa a 180ºC, durante 20 minutos.

 

Sugestão de apresentação: 

Coloque dois dados de brownie no fundo do prato e cubra com mousse de chocolate. Depois, apoie o biscoito. Finalize com sal maldon. 

 

 

NH Curitiba The Five

Endereço: Rua Nunes Machado, 68 - Batel | Curitiba - PR 

Telefone: +55 41 3434-9400

Instagram: @nhhotelsbrasil e @fivelounge

Site: www.nh-hoteles.pt/

 

O que torna uma NFT desejável?

Da comunidade à raridade, três fatores podem influenciar a popularidade de um NFT entre os colecionadores

 

Os NFTs estão crescendo em popularidade ao redor do mundo, e entender a cultura que os cerca é fundamental para compreender por que alguns projetos se tornam mais populares do que outros. Mas o que são as NFTs?! NFT significa 'token não fungível'. São ativos únicos e insubstituíveis que vivem no blockchain. Ativos no jogo, arte digital e projetos relacionados à colecionáveis são os mais proeminentes. 

Segundo Jeff Zeller, Diretor Sênior de Parcerias e Negócios de NFT da Crypto.com, ao avaliar um NFT, o primeiro fator a ser observado é a capacidade de coleta. “Isso é algo que as pessoas acham interessante e podem apreciar? A colecionabilidade pode ser definida pela raridade, estilo e arte”.

Zeller explica que a raridade determina a escassez, e isso pode aumentar o interesse. “Ao olhar para coleções como EtherRocks, existem apenas 100 rochas e são um dos projetos NFT mais antigos até hoje. Alguns dos NFTs, dentro de uma coleção, também podem ser mais raros do que outros”.

Outro ponto importante, é que estamos na era do estilo de pixel. Ao olhar para alguns dos projetos NFT mais antigos no Ethereum, como ‘CryptoPunks’ ou ‘EtherRocks’, a arte pode parecer mais velha em comparação com outros projetos. Então,  a gente se pergunta: por que alguns estão vendendo por milhões? A resposta é simples: o valor aumentou exponencialmente nestes projetos mais antigos, porque são NFTs Ethereum legados. “Isso torna esses tipos de projetos raros, únicos em estilo e simbólicos dos primeiros dias do NFT. Muitos consideram os NFTs o início de um novo movimento artístico, esperando que as primeiras peças possam ser inestimáveis no futuro”, explica ele. 


Comunidade

A maioria dos NFTs oferecem acesso a uma comunidade, eventos e lançamentos aéreos. Por exemplo, cada titular de 'Loaded Lions' recebeu um airdrop de sua segunda coleção: 'Cyber Cubs'.  Para muitos, esses benefícios adicionais são a principal motivação para comprar um NFT. Sendo assim, saber que a equipe tem planos para fazer esses eventos ou benefícios exclusivos é uma ótima maneira de ter uma noção da seriedade da equipe por trás de um projeto NFT. 

“Mergulhar em uma comunidade antes de comprar é uma ótima maneira de determinar a popularidade de um projeto. Celebridades como Eminem, Post Malone e Snoop Dogg compraram um Bored Ape e, como resultado, podem impulsionar a demanda por um projeto NFT”, adianta Zeller.


 Mercado

Os NFTs movimentaram, de janeiro a abril de 2022, cerca de R $144 bilhões (US $30 bilhões), segundo uma pesquisa da Chainalysis. Apesar da quantia ser alta e estar próxima de superar a marca total de 2021, ano em que os tokens movimentaram R $192 bilhões (US $40 bilhões), o volume de transações é bem menor.

Um levantamento do NonFungible mostra que a média diária de negociações caiu mais de 90%. O resultado foi observado com base na média diária de janeiro até maio, que tem sido de quase 20 mil – bem menos do que no ano passado. Essa redução também é observada no número de carteiras ativas. No início de maio, havia cerca de 14 mil, um recuo de 88%. Mas será que é o fim das NFTs? É claro que não.

Para os especialistas, toda tecnologia tem um momento de explosão e depois dá uma esfriada até chegar num ponto de equilíbrio. Ele acredita que essa tecnologia está entrando em uma fase de maturidade e estabilização do mercado. 

Com um mercado que aponta para a estabilidade, antes de explorar as NFTs acompanhe esses três pontos:  quão colecionável é - determinado pela arte, estilo e raridade; oferece benefícios e utilidades extras descritos em um roteiro; e o projeto é apoiado por uma comunidade ativa? Com essas respostas, você pode investir e aproveitar essa tecnologia que veio para ficar!  

 

Crypto.com NFT - plataforma cuidadosamente selecionada para coletar e negociar tokens não fungíveis por criadores, celebridades e marcas dos mundos da arte, design, entretenimento, esportes e moda - incluindo a equipe de Fórmula 1 Aston Martin, BossLogic, Boy George, Lega Serie A, Lionel Richie, Mr. Brainwash, Snoop Dogg e o Ultimate Fighting Championship (UFC), entre outros artistas e clientes de alto nível.

 

Passo a passo para financiar um imóvel residencial

Especialista explica o que é necessário fazer para aproveitar as facilidades anunciadas pela Caixa recentemente 

 

Durante os dois anos de pandemia, com a baixa dos juros, muitos brasileiros decidiram investir na casa própria. De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), em 2021 o financiamento imobiliário cresceu 46%. E para impulsionar ainda mais esse mercado, a Caixa Econômica Federal anunciou recentemente um pacote de facilidades para o financiamento de construção e compra de imóveis.  

Para quem é da área, a iniciativa da Caixa deve ser um estímulo para os brasileiros que querem comprar a casa própria. Paulo Kucher, vice-presidente comercial da Construtora Lyx, diz que o posicionamento do banco federal cria uma série de facilidades para os possíveis compradores e aquece o mercado imobiliário como um todo.

Dados de financiamento habitacional divulgados pela Caixa em abril mostraram um recorde de contratações no primeiro trimestre deste ano, com cerca de R$ 34,4 bilhões em contratações empréstimo imobiliário. “O financiamento é um recurso que ajuda milhares de brasileiros a comprarem a casa própria, já que funciona como uma espécie de parcelamento da aquisição”, esclarece Kucher.

Mas para quem nunca financiou um imóvel, o caminho parece um pouco burocrático e obscuro. Por isso, o especialista explica o passo a passo para facilitar a aprovação do crédito.

 

Passo a passo

  1. O primeiro passo é verificar o seu score de crédito pelo CPF, que basicamente é verificar se o nome que vai receber o financiamento está “limpo”; 
  1. O comprador deverá abrir uma conta no banco em que deseja fazer o financiamento, considerando as taxas de juros e as vantagens oferecidas por cada estabelecimento; 
  1. Depois da conta aberta, é necessário um certo tempo de movimentação da conta bancária e é importante ter um bom relacionamento com a instituição financeira; 
  1. Para conseguir o financiamento são necessários vários documentos. É importante verificar junto à instituição financeira essa lista de documentos e as informações necessárias para a solicitação e proposta de financiamento. 
  1. Toda instituição financeira conta com um simulador de crédito em seu site. O objetivo dessa ferramenta é permitir que o interessado no crédito tenha noção dos valores envolvidos, desde o quanto é necessário para entrada e uma estimativa do valor da parcela do imóvel financiado;

Kucher acrescenta que qualquer um pode fazer uso desses simuladores disponíveis, pois eles contribuem no planejamento financeiro do futuro comprador. No caso dos imóveis que se enquadram no programa Casa Verde e Amarela, é necessário comprovar renda familiar para se enquadrar nas faixas oferecidas pelo programa, sendo:

Faixa 1,5 - R$ 2.000 mil subsídio de até R$47.500,00;

Faixa 2 – com renda de até R$4.00,00 o subsídio de até R$29.000,00;

Faixa 3 – rendas de até R$7.000,00.

A renda pode ser somada a de mais um familiar de primeiro grau. Além disso, a entrada do imóvel pode ser abatida do fundo de garantia (FGTS) ou parcelada durante o período de obra.

  

Lyx Engenharia

 

Pensando em abrir um consultório odontológico? Saiba mais sobre a obrigatoriedade do Alvará de Vigilância Sanitária

Consultórios odontológicos são locais de risco e devem cumprir todas as normas e princípios de biossegurança 

 

Os consultórios odontológicos compõem a lista de ambientes que devem seguir rigorosos critérios de segurança e higiene estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

De acordo com a lei, consultórios odontológicos são locais de risco (área crítica), por isso, devem cumprir todas as normas e princípios de biossegurança. A obtenção do alvará de funcionamento está condicionada à observação desses protocolos e a abertura do serviço de Odontologia condiciona-se ao licenciamento sanitário.

Todo consultório odontológico ou clínica é obrigado a solicitar a licença de funcionamento perante a Vigilância Sanitária, essa licença tem validade de um ano. O profissional que não cumprir as exigências pode receber um auto de infração e ser penalizado, conforme a lei federal nº 6.437, de 20/8/1977, e a lei estadual 16.140, de 2/10/2007.

De acordo com a Anvisa, a Licença Sanitária é o documento que autoriza o funcionamento ou a operação de atividade específica. Ela é emitida pela autoridade sanitária local, estadual ou municipal e se trata, portanto, do primeiro passo para que o cirurgião-dentista abra seu consultório. No entanto, é importante lembrar que, de acordo com as legislações, em decorrência do regime federativo, por consequência da autonomia dos diferentes entes (União, Estados, Municípios e o Distrito Federal), as vigilâncias sanitárias locais podem possuir normativas próprias. Assim, é indispensável que o profissional consulte a autoridade sanitária do município onde deseja montar o consultório.

Os serviços de saúde podem estar sujeitos, também, às normativas e fiscalizações prévias da defesa civil e do corpo de bombeiros. É necessário, ainda, observar a legislação municipal, referente à Lei de Zoneamento, Licença de Funcionamento, Lei de Acessibilidade, Gerenciamento e Coleta de Resíduos Sólidos, Taxa de Lixo, CADAN - Cadastro de Anúncio Municipal, Poluição Ambiental e Visual, entre outros. 


Confira as normas estabelecidas pela ANVISA

As normas para a prestação de serviços odontológicos compreendem as seguintes Resoluções da Diretoria Colegiada (RDCs):  

RDC 173/2017 – Proíbe em todo o território nacional a fabricação, importação e comercialização do mercúrio e do pó para liga de amálgama;

RDC 222/2018 – Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde. 

RDC 63/2011 – Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Saúde. 

RDC 509/2021 (antiga RDC) 02/2010 – Gerenciamento de tecnologias em saúde em estabelecimentos de saúde. 

RDC 330/2019 - Estabelece os requisitos sanitários para o funcionamento de serviços de radiologia diagnóstica ou intervencionista; regulamenta o controle das exposições médicas, ocupacionais e do público, no uso de tecnologias radiológicas diagnósticas ou intervencionistas. 

IN 94/2021 (antiga 56/2019) - Requisitos sanitários para a garantia da qualidade e da segurança em sistemas de radiologia odontológica extraoral. 

IN 95/2021 (antiga 57/2019) - Requisitos sanitários para a garantia da qualidade e da segurança em sistemas de radiologia odontológica intraoral. 

Requisitos de espaço físico: 

RDC 50/2002 – Regulamento Técnico destinado ao planejamento, programação, elaboração, avaliação e aprovação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. 

RDC n. 51, de 6 de outubro de 2011 - requisitos mínimos para a análise, avaliação e aprovação dos projetos físicos de estabelecimentos de saúde no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. 

Responsabilidade técnica e fiscalização - O responsável técnico deverá ser um cirurgião-dentista com inscrição no conselho regional de sua jurisdição. Cabe ao responsável técnico, atribuição prevista no Código de Ética Odontológica, e exigida por órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e os Centros de Vigilância Sanitária, a missão de fiscalizar técnica e eticamente a empresa pela qual é responsável, seja ela pública ou privada, devendo orientá-la sobre as normas impostas pela Vigilância Sanitária.

Protocolos de Biossegurança – Ele adota medidas preventivas de controle de riscos contra a contaminação por agentes microscópicos, germes, vírus e bactérias, e é fundamental que seja cumprido conforme a legislação vigente.

Manuseio, guarda e controle pós-esterilização dos instrumentais - O monitoramento da esterilização dos instrumentais odontológicos, feito em processo de autoclave ou estufa, deve ser realizado por meio dos métodos disponíveis e certificados. É fundamental observar a validação do processo de esterilização recorrendo a testes laboratoriais de esterilidade sobre os tipos de embalagem, métodos de esterilização, condições de manuseio e locais de armazenamento.

Higienização - É dever de toda a equipe odontológica zelar pela higienização das mãos, medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação de doenças, do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI). Os estabelecimentos odontológicos devem dispor e exigir seu adequado uso.

Vacinação - Manter em dia as vacinações de toda a equipe de saúde é fundamental para diminuir riscos de transmissão de doenças contagiosas.

Acidentes laboratoriais – É importante estar atento aos protocolos se houver contaminações, como os procedimentos recomendados à exposição de material biológico, imunização contra tétano, medidas de quimioprofilaxia e acompanhamento sorológico para hepatite e HIV.

Vale lembrar que a Agenda Regulatória 2021-2023 da ANVISA inclui o tema "Boas Práticas de Funcionamento em Serviços de Odontologia”, a fim de debater aspectos relacionados ao regulamento mais específico para o setor odontológico tendo em vista a dinâmica oferta de serviços. 

 

Conselho Regional de Odontologia de São Paulo CROSP

 www.crosp.org.br

 

Migração 5G: ELSYS realiza primeira instalação do Cadastro Único em Brasília

Mais de 150 famílias podem ser beneficiadas pelo programa Siga Antenado nos próximos dias 

 

A Elsys, empresa brasileira de tecnologia que há 33 anos fornece soluções no Brasil e no mundo, realizou na última semana a primeira instalação gratuita da migração no País com o SATMAX 5, receptor de TV digital full HD via satélite, capaz de sintonizar canais da Banda C (a tradicional antena parabólica) e da Banda Ku (mini parabólica de chapa), iniciando a migração para o 5G. O primeiro beneficiário do Cadastro Único foi Joselito José da Silva, músico de 48 anos, que já recebeu uma parabólica digital do Siga Antenado, programa da EAF responsável pelo processo de migração das bandas no País. Ele mora com a família em Samambaia do Norte, cidade satélite do Distrito Federal, e agora pode usufruir de sua TV com imagem em alta definição e som digital, sem mensalidade e conteúdo 100% livre. 

“Até então, nosso aparelho só captava dois, três canais, e chuviscando toda hora. Não pegava legal”, confessa Joselito. “Agora, tenho 100% do sinal, não existe nem comparação. É mudar da água para o vinho, como pode se dizer. Eu e minha família ficamos muito felizes e satisfeitos com a nova imagem”, comemora o músico.   

A entrada da tecnologia 5G, que trará maior conectividade e velocidade aos aparelhos eletrônicos, requer também a migração do uso da banda C para a banda Ku. Essa mudança é chamada de limpeza da faixa de radiofrequência, pois libera para as operadoras de telefonia a faixa de transmissão a ser utilizada na oferta da quinta geração de dados móveis. 

O sinal da banda C, a parabólica tradicional, permanece funcionando até 31 de dezembro de 2025, quando será oficialmente desligado, por isso é necessária a instalação de novos receptores digitais para a continuidade da utilização da programação gratuita. Cerca de 20 milhões de famílias no país acompanham a TV aberta via antena parabólica. Desse número, estima-se que praticamente metade sejam beneficiários dos programas do Governo Federal. 


Como funciona o processo de troca 

As famílias do Distrito Federal registradas no Cadastro Único já podem entrar em contato com a central de atendimento da Siga Antenado para o agendamento da instalação, pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site www.sigaantenado.com.br.

A seguir, o agendamento é confirmado pela Elsys, que envia um parceiro credenciado à residência do cliente e executa a instalação a depender de dois requisitos obrigatórios: é preciso ter uma antena parabólica Banda C e ela estar em pleno funcionamento.  

Logo após a instalação, o equipamento é habilitado pelo SIGE Mobile e o técnico demonstra ao cliente a listagem de canais e todas as funcionalidades do receptor. O SIGE Mobile é um aplicativo desenvolvido pela Elsys que permite a habilitação do receptor em poucos cliques, tornando o processo mais ágil e produtivo.

“Nossa expertise demonstra que a Elsys está mais do que preparada para ser protagonista desta revolução. Acabamos de realizar a primeira instalação e, para os próximos dias, já temos solicitações de mais de 150 famílias que poderão ser beneficiadas pelo programa. Conectar pessoas para transformar vidas. Este é o nosso propósito e é assim que seguiremos, possibilitando aos brasileiros a continuidade do usufruto da TV aberta, com mais qualidade de imagem e som”, destaca Clodoaldo Teixeira, Head de Operações da Elsys.

 

 ELSYS

elsys.com.br

 

Inteligência artificial imitando vozes: quais os perigos desta tecnologia?

 

A linha entre a realidade e a ficção está cada vez mais tênue. Caminhando a passos velozes, os avanços da inteligência artificial trazem consigo benefícios enormes para uma maior otimização, segurança de dados e, até mesmo, divertimento por meio de sistemas cada vez mais interativos. Mas, quando utilizadas para fins desvirtuosos, podem trazer perigos graves em um efeito cascata para toda a sociedade.

Em um recente anúncio feito pela Amazon, atualizações da Alexa permitiriam que este robô imite vozes de qualquer pessoa, por meio de algoritmos capazes de identificar as entonações e registros únicos de cada pessoa, após ouvir gravações curtas de áudio. Em um primeiro momento, se torna curioso e atrativo ter uma inteligência que consiga replicar vozes de entes queridos que já nos deixaram, amigos com quem temos afinidade ou, ainda, famosos e políticos que idolatramos. Mas, em uma análise mais profunda, existem perigos enormes em se apropriar de tais características em quaisquer sistemas acessíveis à população.

Toda tecnologia traz consigo os dois lados da moeda. Se tratando especificamente da inteligência artificial, cerca de US$ 93,5 bilhões foram investidos para fins privados em 2021 – estimulando uma imensa geração de emprego neste segmento e em áreas correlacionadas e, assim, o desenvolvimento de produtos e serviços robustos que tragam facilidades para o dia a dia da população. Dados e perspectivas inegavelmente positivos, mas, também, mascarados por riscos que muitos deixam de considerar.

Em uma era polarizada de constantes conflitos de opiniões divergentes, contar com uma ferramenta que simule vozes de qualquer pessoa, é a oportunidade perfeita para manipulações de interesses pessoais e profissionais. Como exemplo mais sutil, um adolescente pode utilizar este recurso para reproduzir a voz de seus pais ou responsáveis para adquirir algo de seu interesse. Ou, pensando em cenários mais graves, um defensor político nato pode criar falas e discursos polêmicos de candidatos contrários a seu partido para danificar sua imagem, gerar entraves e, ainda, a possibilidade de desentendimentos sérios.

A disseminação destas fake news, definitivamente, teriam um poder avassalador que, dificilmente, conseguiriam ser contidas. Afinal, em meio a um mar extenso de conectividade através de inúmeras redes sociais e canais de comunicação, se torna cada vez mais complexo distinguir as informações verídicas daquelas manipuladas.

São poucos os que hoje, buscam compreender a fonte de cada notícia lida, a confiabilidade de quem a escreveu e, muito menos, conferir aquele dado em mais de um canal como forma de assegurar sua veracidade. Opiniões incompletas, superficiais e equivocadas vêm se tornando cada vez mais presentes, deixando para trás um senso crítico fundamental para a distinção desses opostos e, como critério de exclusão das tentativas de distorções.

Qualquer sobrevalorização para informações compartilhadas em redes sociais, influenciadores ou conhecidos, ao invés de fontes verídicas e profissionais qualificados, apenas abrirá portas para cada vez mais conflitos e desentendimentos baseados em dados manipulados e divulgados para fins egocêntricos. Em ferramentas capazes de simular vozes de qualquer ser humano, estes cenários podem se tornar ainda mais frequentes – especialmente, em vista de eventos políticos extremamente importantes, como a chegada das eleições.

Ainda não temos perspectivas do lançamento do recurso da Amazon para o público, mas, pouco nos distancia desta realidade. Para que possamos desfrutar ao máximo das vantagens desta tecnologia, é essencial aprimorarmos um senso crítico mais refinado, analisando com maior cuidado toda informação recebida e evitando disseminá-la antes de sua confirmação. Afinal, a única arma que temos contra tais tentativas distorções é a nossa capacidade de reflexão acerca do que ouvimos.

 

 

Alexandre Pierro - engenheiro mecânico, físico nuclear e sócio-fundador da PALAS, consultoria pioneira na ISO 56002 na América Latina.

 

PALAS

www.gestaopalas.com.br

 

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