Trabalhadores brasileiros possuem altas taxas de afastamento por transtornos mentais e o autocuidado priorizado pode mudar o cenário
Considerando as pressões do mercado de trabalho,
manter o equilíbrio emocional tornou-se uma habilidade essencial para
profissionais de todos os setores. Essa competência, muitas vezes
negligenciada, tem impacto direto na saúde mental e no desempenho profissional.
O autoconhecimento e o autocontrole ajudam o colaborador a lidar com exigências
e prazos apertados, mas também promovem um ambiente mais harmonioso e
produtivo.
Estudos recentes demonstram que a inteligência
emocional pode ser um fator determinante para evitar o estresse crônico e o
esgotamento mental, conhecidos como Síndrome de Burnout, condição que já afeta
milhões de trabalhadores globalmente. Ao mesmo tempo, promover um ambiente
corporativo saudável é fundamental.
Segundo dados da Previdência Social, cerca de 30%
dos afastamentos do trabalho no Brasil são causados por transtornos mentais,
como depressão e ansiedade. Profissionais que desenvolvem habilidades para
gerir suas emoções, em geral, conseguem evitar doenças e construir relações
saudáveis. Se o ambiente não é tóxico, ao dominar técnicas de controle
emocional, o profissional se torna mais resiliente, menos propenso a reações impulsivas
e mais focado em soluções.
De acordo com Bia Nóbrega, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional com quase 30
anos de experiência e embaixadora da orienteme, plataforma que oferece soluções integradas para
promover a saúde, bem-estar e produtividade, a inteligência emocional é a
habilidade de entender as próprias emoções e trabalhá-las de forma a construir
relações mais harmônicas. “Essa prática é fundamental para enfrentar o estresse
diário e alcançar um sucesso genuíno, que respeita nossos limites e nos
aproxima de uma vida equilibrada," comenta.
Práticas que auxiliam a saúde
mental
Além da inteligência emocional, práticas que
promovem o autoconhecimento são extremamente eficazes no desenvolvimento do
equilíbrio emocional. Nesse sentido, terapias e atividades de mindfulness
(atenção plena) são ferramentas amplamente utilizadas para melhorar a gestão
das emoções. As práticas auxiliam o indivíduo a focar no momento presente,
evitando que pensamentos negativos e estressores externos interfiram na
produtividade. “A prática de mindfulness, por exemplo, ajuda os profissionais a
observarem suas próprias emoções e reações, desenvolvendo a capacidade de agir
de forma mais controlada e menos reativa”, pontua.
Outro ponto importante para alcançar o equilíbrio
emocional é incentivar a empatia no ambiente de trabalho. Ela envolve a
capacidade de se colocar no lugar do outro considerando seu contexto e
compreender as reais necessidades e dificuldades a partir de outro ponto de
vista, sem julgamentos. Profissionais empáticos tendem a lidar melhor com
conflitos e a construir relações mais saudáveis e colaborativas.
“Em um ambiente empático, tanto gestores quanto
equipes se sentem mais à vontade para compartilhar suas preocupações e
desafios, contribuindo para um clima organizacional positivo”, completa a
especialista. O autocuidado também é um aspecto indispensável do equilíbrio
emocional. Manter uma rotina de cuidados físicos, como prática regular de
exercícios e uma alimentação balanceada, pode refletir diretamente no
bem-estar, já que essas práticas liberam substâncias como endorfina e
serotonina, promovendo relaxamento.
As empresas têm, também, um papel essencial na promoção da saúde mental e dos seus colaboradores. Investir em programas, oferecer treinamentos em inteligência emocional e proporcionar pausas e ambientes de descompressão são algumas das iniciativas que promovem uma cultura de cuidado e respeito às necessidades emocionais dos funcionários. Empresas que valorizam a saúde mental de suas equipes conseguem observar, na prática, uma série de benefícios, como a redução do turnover, a diminuição do absenteísmo e o aumento da produtividade.
Bia Nóbrega -com mais de 25 anos de experiência como Executiva de Gente & Cultura e reconhecida como LinkedIn Top Leadership Voice, é uma especialista dedicada ao Desenvolvimento Humano e Organizacional. Sua trajetória profissional é marcada por liderar equipes em variados setores e empresas de diferentes tamanhos, além de conduzir projetos internacionais e enfrentar desafios complexos. A partir de 2019, Bia expandiu seu campo de atuação para incluir Experiência do Cliente, Excelência e Governança, utilizando Metodologias Ágeis para promover um crescimento sustentável. Atuando também como palestrante, mentora, conselheira, embaixadora de soluções inovadoras, escritora e professora, Bia tem impactado inúmeras empresas e indivíduos, fornecendo orientações valiosas em temas como Liderança, Governança e Desenvolvimento Pessoal, sempre enfatizando o potencial ilimitado do ser humano.
https://www.linkedin.com/in/beatrizcaranobrega
www.bianobrega.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário